EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Parasita: o ganhador do Oscar de melhor filme

Bong Joonho, o mesmo produtor de Okja e O Hospedeiro, dessa vez voltou com Parasita.

Aviso: pode conter spoilers.
Bong Joonho, o mesmo produtor de Okja e O Hospedeiro, dessa vez voltou com Parasita, uma obra de roteiro jamais visto na indústria cinematográfica. O filme conta a história de duas famílias extremamente diferentes: de um lado os Kim, que vivem numa casa no subsolo e embalam caixas de pizza para sobreviver. De outro estão os Park, que possuem o dinheiro como solução para tudo.

Os Kim sempre enfrentaram muitos problemas, mas o que poderia ser considerado ruim para muitos, foi considerado um benefício para eles, como o exterminador de pestes da rua. Num geral, a família acabou aprendendo a lidar com essa vida e se ajustar ao que acontecia. No entanto, Giwoo, o irmão, decide tentar trabalhar como professor de inglês na mansão dos Park. Falsificando um diploma e alterando seu nome para Kevin, ele sucede na vaga. Mas esse foi só início de uma grande história. Não satisfeito, junto com seus pais e irmã, decidem criar um plano para todos trabalharem na casa, não se importando se tivessem que demitir os antigos funcionários.

Apesar do resumo básico, Parasita possui muito mais camadas do que é lido, e é preciso assistir com atenção para entender e pegar diversas ideias soltas pelo cenário.
Desde a diferença que existem entre as casas que ambas vivem até na vizinhança. A família rica vive no alto, numa região urbanizada e limpa em uma grande casa, enquanto a pobre mora num bairro que fica escadaria abaixo, sem estrutura e num tipo de porão úmido e escuro, que sofre uma forte enchente em certo momento.
Sem que os Park percebam, eles começam a por em prática o que planejaram, rapidamente tomando conta da casa. Eles só não esperavam que após o desenlace, a antiga governanta, agora substituída por Chungsook, voltaria. Depois de mostrar que escondia algo na mansão, a história tem seu roteiro completamente alterado.

É claro que a mentira deveria ser descoberta em alguma hora, e assim acontece, com tudo desmoronando e com um desfecho sem moralidade, algo que ninguém espera.
É cômico assistir a classe alta sendo enganada, e você pode considerar Parasita uma comédia por isso, mas, é interessante perceber como as pessoas podem passar por cima de outras num momento de desespero, sem pensar nas consequências. “Você sabe que tipo de plano nunca falha? Nenhum plano. Sabe por quê? Porque a vida não pode ser planejada.” Essa é a frase de Gitaek para seu filho Giwoo ao ser questionado sobre o que fariam com suas mentiras após o incidente daquele dia.
O filme nos dá muito a ser pensado, dando mensagens explícitas mostrando que existem dois lados de tudo e como os ricos não olham para baixo. Um exemplo disso é a chuva que afetou a vida dos Kim mas foi vista com felicidade e gratidão pelos Park.
Confie nas opiniões positivas e confira essa obra fantástica 😉

Compartilhe esse post

Veja mais