Wonder Girls foi o primeiro grupo feminino da JYP Entertainment e também a grande aposta da empresa que estava passando por uma necessidade de mudança. O impacto delas foi imediato, a cada lançamento um novo viral nacional até chegar as paradas internacionais, sendo o primeiro ato coreano a atingir tal nível.
O ano é 2006 e a JYP Entertainment precisa de uma mudança especial para que a sua relevância como uma das maiores empresas de entretenimento, e foi anunciado para próximo ano um grande passo, a estreia do primeiro grupo feminino da empresa. O solista Rain, prestes a rescindir seu contrato com a JYP Entertainment, e um boy group “GOD” que era um dos nomes mais famosos estava entrando em hiato, era hora de apresentar o novo nome da empresa, e chegada. A expectativa era alta, e o primeiro lançamento do grupo “Irony” uma alcançou o seu objetivo de trazer os olhares para elas, com a sonoridade nostálgica baseada em Hip-Hop e R&B dos anos 90.
Wonder Girls continuaram a promover ao longo de 2007, mesmo com uma mudança na formação das integrantes, ocorreu a saída da Hyuna e a inclusão da Yubin, elas continuaram as promoções e receberam a explosão de popularidade com o lançamento de “Tell Me” o primeiro viral do grupo com milhões de acessos em todas as plataformas musicais, incluindo o YouTube que estava em crescimento. Foi o viral que impulsionou a fama do Wonder Girls para outro patamar. O viral da canção é frequentemente lembrando pela parte “omona” atribuída à Sohee, que recentemente voltou a viralizar após o NewJeans performar a música no SBS Gayo Daejeon, e a integrante Haerin chamar atenção pela sua versão do “omana”.
Em 2008, o grupo lançou mais duas de suas músicas “So Hot” e “Nobody“, que também se tornaram lançamentos virais. Em particular, “Nobody” foi o maior sucesso do ano, obtendo o 1º no Music Bank da KBS por quatro semanas consecutivas, era a sensação com a coreografia viciante da música. Além disso, a música mostrou ainda mais a capacidade do grupo de lidar com outros conceitos retrô, e recriando de uma forma que nenhum outro grupo tinha criado. Em vez de usar batidas e visuais inspirados nos anos 90 como antes, “Nobody” foi inspirado no estilo de grupos femininos norte americanos populares dos anos 60, como The Supremes e The Ronettes. Além de dominar as paradas, tomou as premiações de fim de ano com um “Daesang” de artista do ano em Seoul Music Awards e o prêmio de “Melhor Vídeo Musical” no Mnet KM Music Festival Awards.
O JYP, CEO da gravadora queria dar o próximo passo para o sucesso, já estavam fortes na Coreia do Sul, e iniciou os preparativos para que o grupo exportasse seu sucesso para o mercado ocidental, começando com eventos nos Estados Unidos. No entanto, os esforços internacionais do grupo realmente ganharam força em março de 2009, o grupo anunciou seus planos de lançar uma carreira com singles em inglês “Nobody” e “Tell Me” nos Estados Unidos, e também um álbum todo língua inglesa. Em junho do mesmo ano, a JYP anunciou que o grupo acompanharia os Jonas Brothers na sua turnê mundial.
Estar em turnê com a banda americana, em um total de 45 datas de shows no total ajudou a reforçar a popularidade do grupo nos Estados Unidos, tanto que “Nobody” música entrou na Billboard Hot 100 na posição 76º, e assim foi o primeiro single de K-POP a aparecer na parada. A faixa está completando 15 anos e a sua história continua marcante para a indústria do K-POP ao aparecer na parada da Billboard. Embora muitos grupos atuais consigam números chamativos nos Estados Unidos, em 2008/2009 não havia outro nome além do Wonder Girls em todo o mercado. As músicas sul-coreanas começaram tornaram-se mais populares no ocidente, três anos depois com artistas como o PSY e o smash hit “Gangnam Style” em 2012, e continuou crescendo cada vez com a chegada de CL, BTS e BLACKPINK, TWICE, STRAY KIDS e o mais recente NewJeans, com entradas nas paradas da Billboard, ocupando lugares diferentes, que o gênero ainda não ocupava.
O gênero K-Pop começou a ter forma no mercado dos Estados Unidos, e esse crescimento teve um impulso do YouTube, a plataforma deu visibilidade para o ocidente, atraindo cada vez mais fãs e curiosos ao estilo criando uma nova “Hallyu” a onda coreana. Só nesse curto período de três anos, músicas do BIGBANG, 2NE1, BOA, Girls’ Generation, Super Junior, e outros ganharam fama internacional, todos navegando no sucesso e entusiasmo que “Nobody” pode ter influenciado diretamente ou não.
O feito inédito do Wonder Girls, não foi algo não foi algo tão bem recebido pelo público doméstico, sentiu-se de lado pelas artistas, já que toda a dedicação da empresa foi colocada em exportar, e parando de promover no próprio país, sem mesmo realizar um show em casa. O grupo acabou adiando os planos para a sua própria turnê norte-americana, que era esperado um alto investimento, apenas participando de eventos e shows com os grupos de colegas de empresa. O grupo anunciou o lançamento de seu mais novo álbum, “2 Different Tears”, que inclui os hits do grupo em três línguas diferentes: coreano, chinês e inglês. Ainda em 2010, o Wonder Girls enfrentou outra uma mudança de formação, com a Sunmi colocando sua carreira musical em pausa para seguir os seus estudos, e a entrada da Lim, os planos do grupo de lançar um álbum em inglês acabaram descartados após a mudança.
Em 2011, o grupo continuou sua jornada no mercado internacional, mas não antes do lançamento de mais um álbum, que incluí o single “Be my Baby”, que também viralizou na Coréia do Sul, mostrando que o impacto doméstico do grupo ainda era muito forte e mesmo assim, no seguinte o single com o rapper Akon “Like Money” saiu e se manteve em posições relevantes, e também “The DJ Is Mine”. A recepção positiva, fez que a JYP Entertainment declarasse que o álbum em inglês ainda estava em produção e continuava sem data. O grupo teve a sua estreia no Japão nesse período de tempo, outro lançamento coreano de verão “Like This”, se mantando relevantes em três mercados diferentes. Depois de bons anos extremamente agitados e de muito reconhecimento, o Wonder Girls tirou uma pausa para descansar, mas o resultado foi um hiato de 3 anos.
Mesmo com a pausa do grupo e as mudanças significativas na formação, esses três anos não foram totalmente sem atividades das integrantes. Em agosto de 2013, a Sunmi voltou para a música com o primeiro solo “24 Hours”, seguido pelo lançamento de seu primeiro mini álbum, “Full Moon”. O sucesso já era esperado, e a recepção e carinho bem recebidos ajudaram a tornar Sunmi uma artista solo de grande sucesso até os dias atuais.
Yeeun também estreou como artista solo durante esse período, com o pseudônimo de HA:TFELT, o seu álbum solo “Me?” lançado em 2014 e o single “Ain’t Nobody”, uma música pungente e comovente que destacou Yeeun como uma solista versátil.
Em junho de 2015, após um hiato de três anos para o grupo, a JYP Entertainment anunciou que o Wonder Girls finalmente retornaria e com a Sunmi à formação atual do grupo. Em vez de retornar como um grupo o Wonder Girls corajosamente adotaram uma nova uma estética, agora era uma banda feminina. Cada uma tocando um instrumento diferente: Yubin na bateria, Lim na guitarra, Sunmi no baixo e Yeeun no teclado. O grupo retornou com o lançamento do álbum “REBOOT” incluindo o single “I Feel You”, mantendo o estilo retrô, Wonder Girls obteve mais sucesso explosivo nacional e internacional.
Em 2016, aconteceu os últimos lançamentos do grupo começando por “Why so Lonely”, e em poucos meses foi anunciado o fim do grupo pela JYP Entertainment, já que somente 2 das integrantes renovaram os seus contratos e assim não havia a possibilidade de continuarem juntas. Em 10 de fevereiro, o grupo lançou o single, “Draw Me”, no aniversário de seu 10º aniversário e como expressão final de amor e despedida aos fãs do grupo.
Embora o sucesso extraordinário criado pelo grupo com o hit internacional “Nobody” sem dúvida elas tiveram um impacto na direção que o K-POP seguiu nos anos seguintes. Realizando um sonho impossível de muitos grupos até aquele momento, que agora é possível para vários, a parada de singles do Hot 100 virou uma meta palpável. A presença do K-POP nos Estados Unidos e ocidente cresceu tanto, que agora não é uma questão de quem será o próximo a entrar e ficar paradas, mas sim quantos grupos vão estar dominando as paradas esse ano?