“Nugu” é uma palavra frequentemente usada no K-pop para se referir a grupos menos conhecidos do público geral. Ou seja, são aqueles grupos que tem poucas visualizações, streams e vendas, poucas pessoas conhecem ou os acompanham. A palavra também é usada para humilhar certos grupos, ou seja, serve como um insulto, mas neste caso devemos nos ater às coisas boas, já que tornou-se uma palavra com um novo significado entre os fãs.
Esses grupos ganham a vida através de seus fã-clubes, que mesmo os pequenos são fiéis e apoiam seus pequenos eventos, shows e music shows, e por serem empresas de pequeno porte, muitos grupos nugus vêm de empresas que não possuem todos os recursos de uma grande empresa da BIG3 por exemplo, mas portanto, outra característica do grupo nugus, em sua maioria, o baixo orçamento de sua produção, ainda resulta em vídeos lindos e bem feitos custando pouco atualmente, o que é um refresco a quem está acostumado com mega produções de empresas maiores. Com isso, muitas vezes empresas e grupos se reinventam para atingir um público mais amplo, apostando em algo único e marcante ou mesmo se moldando em novas ideias para que, dessa forma, chame um pouco de atenção e compense todo esforço.
Mas com imagens diferentes ou simples “demais”, alguns grupos não conseguem sair da bolha, tornando-se mais afastados do gosto geral, por apostar em coisas bem diferentes das consumidas pela grande mídia. Ou, o que também pode acontecer é que o público não se interesse pela estética e design do grupo, já que a produção é limitada pela falta de recursos. A verdade é que existe um grande preconceito contra esses grupos, já que muitos focam em vitórias e feitos, do que na qualidade dos artistas dentro desses grupos, sempre esperando que alcançam números de grupos grandes e consolidados antes de investir um tempo para conhecer as músicas. É claro, tentam reproduzir a fórmula que está dando certo para outros grupos maiores, e assim aproveitar de alguma forma o sucesso ou onda, como é normal de acontecer em qualquer cenário que visa ganhar notoriedade.
O maior exemplo, é o Fifty Fifty, que com apenas meses de carreira conseguiu criar um dos maiores hits orgânicos do ano, não apenas do k-pop, é um sucesso global. “Cupid” era apenas uma música para o dia dos namorados e também o primeiro comeback do grupo, mas tornou-se um viral no Tik Tok e outras mídias pela versão em inglês (Twin version), por ser algo tão refrescante e natural de ouvir que ninguém consegue se afastar. O sucesso foi tão grande, que as 2 versões da música alcançaram o top viral do Spotify, e agora elas tem mais de 15 milhões de ouvintes mensais, e ainda apareceram no HOT 100 da Billboard em #100, o que sabemos bem é bem difícil de acontecer, e mesmo assim não estão “hitando” na Coreia do Sul.
Existem muitos outros grupos nugus que no momento, estão fazendo o seu nome sem ter estourado da bolha “nugu” de vez, estão colhendo os benefícios e conquistas para todos nós prestarmos atenção, e aqui temos uma playlist com alguns para vocês feita em parceira de nossos amigos queridos nugu promoter, obrigada!