EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
CAPA-JARDEL-RV

Explorando o encanto e a versatilidade musical: Uma jornada pelos bastidores e sucessos do Red Velvet

Red Velvet (Hangul: 레드벨벳; rr: Ledeu Belbet) é um grupo de KPOP lançado pela SM Entertainment que teve sua estreia em agosto de 2014. Inicialmente o grupo debutou com quatro membros, sendo elas: Irene, Joy, Seulgi e Wendy, somente alguns meses depois que Yeri foi adicionada ao grupo, em março de 2015. O grupo trouxe um conceito dual: o “red” e o “velvet” que tem influência no estilo de música que lança. O “red” traz um conceito mais divertido, pop, atual, enquanto o “velvet” tem mais influências do r&b e uma sonoridade mais madura.

Seu single de estreia ‘Happiness’ foi bem recebido na coreia alcançando a posição #8 no MelOn, elas ganharam o prêmio de Rookie of the Year no Golden Disk Awards e no Seoul Music Awards. Em outubro de 2014 o grupo lançou Be Natural, que é uma regravação da música de mesmo nome do grupo S.E.S, o primeiro grupo feminino da SM Entertainment.

Foto promocional de ‘Happiness’

2015

O ano de 2015 foi de grande sucesso para o Red Velvet, agora com cinco membros, elas fizeram seu primeiro comeback com o mini-album Ice Cream Cake. O mini álbum teve dois singles onde cada um mostraria a dualidade proposta pelo grupo, Ice Cream Cake é uma música mais divertida e energética representando o lado Red e Automatic traz as influências do R&b e um lado mais maduro do grupo. O mini-album foi um sucesso e logo se tornou o álbum mais vendido de um grupo feminino da Coreia na Hanteo no primeiro semestre de 2015.

Ainda no mesmo ano, o grupo lançou seu primeiro full álbum em setembro, intitulado The Red, sendo bastante aclamado pela crítica, considerado pela Billboard “Um álbum de estreia sólido e impressionante”. O álbum foi número um na Billboard World Albuns Chart e na tabela Gaon Album Chart e ainda apareceu na lista de “10 melhores álbum de K-POP de 2015” também pela Billboard. O álbum apresenta apenas o conceito Red do grupo, o carro chefe do álbum é Dumb Dumb, uma música contagiante que combina vários gêneros musicais. Dumb Dumb consolidou Red Velvet como um dos grupos femininos mais populares do K-pop, até hoje essa música é referência e citada como uma das mais icônicas do grupo. O ano ainda não havia terminado para as meninas e em 18 de dezembro elas lançaram uma música de Natal intitulada “Wish Tree” que fez parte de um projeto de Natal da SM Entertainment, chamado Winter Garden, que também teve a participação da solista BoA e do grupo f(x).

2016

O grupo seguiu com atividade frequente e logo no início de 2016, em março, lançaram seu segundo mini-album intitulado The Velvet, que como indica o nome, mostra o outro lado do grupo. O single ‘One Of These Nights‘, carro chefe do álbum, é uma balada com elementos de R&b. Existe uma teoria criada pelos fãs que a música e o MV são uma homenagem para as famílias vítimas do Naufrágio de Sewol, que ocorreu em 2014 e nele haviam 476 passageiros, em sua maioria estudantes, resultando em 304 mortes. A música teve um desempenho estável nos charts coreanos atingindo a décima posição no Gaon Digital Chart.

Alguns meses depois, em setembro, o grupo lança seu terceiro mini-álbum intitulado Russian Roulette, e que mais uma vez foi um enorme sucesso, a música foi segundo lugar na Gaon Digital Charts e no World Digital Songs da Billboard e ganhou o prémio de melhor MV no MelOn Music Awards. Uma curiosidade é que em 2017, Russian Roulette chegou a ser o single mais vendido do grupo.

2017

O grupo já havia se consolidado como um dos grandes nomes da terceira geração do K-pop e não paravam de trabalhar. Após o sucesso de Russian Roulette, o Red Vevet volta em fevereiro de 2017 com seu quarto mini-álbum ‘Rookie’ (uma das melhores titles da história!!!!!!). Inicialmente a música foi criticada por ser confusa e não convencional, porém, caiu no gosto do público, sendo considerada “estranha no começo, mas viciante depois”. A música também foi um sucesso e liderou as paradas semanais. O álbum também traz a música ‘Last Love’ um solo da Wendy. Ainda no primeiro semestre de 2017 as meninas lançaram o single ‘Would U’, como parte do projeto SM Station 2.

Podemos dizer que 2017 foi um ano em que as meninas mal descansaram, após um começo de ano bastante agitado, elas continuaram no ritmo frenético de lançamentos. Em julho foi lançado seu primeiro mini-album de verão ‘The Red Summer’ com o single Red Flavor, que novamente foi mais um sucesso para o grupo, sendo o terceiro número #1 seguido nos charts de álbuns mais vendidos, além disso, Red Flavor foi #1 no Gaon Digital Chart sendo altamente elogiada por ser um “atraente hino do verão”.

Mas o Red Velvet não ficou apenas nos lançamentos musicais em 2017, nesse ano elas tiveram seu primeiro programa de variedades, o Level Up Project!. O programa acompanha as meninas pela Tailândia durante a sua passagem pelo país. A primeira temporada contém 23 episódios cada um com 15 minutos de duração.

Imagem promocional para o Level Up Project!

E também realizaram seu primeiro show solo intitulado ‘Red Room’ onde inicialmente seriam apenas duas noites, porém devido a demanda, foi adicionada uma terceira noite.

Pôster oficial do show solo Red Room

Elas também fizeram seu primeiro showcase no Japão, o ‘Red Velvet Premium Showcase F’U’N Room Reveluv-Baby Party’ onde a procura de ingressos chegou a ser quase vinte vezes maior do que a capacidade do local onde iria acontecer o evento. O grupo apresentou pela primeira vez a versão japonesa de seus dois grandes sucessso “Dumb Dumb” e “Red Flavor”. Também foi anunciado que o show solo ‘Red Room’ iria acontecer também no Japão em 2018.

Showcase ‘Red Velvet Premium Showcase F’U’N Room Reveluv-Baby Party’

Red Velvet descansa esse final de ano? DESCANSO NÃO! e para fechar o ano com chave de OURO, em novembro de 2017 o grupo lança seu segundo álbum de estúdio intitulado ‘Perfect Velvet’ com o single ‘Peek-a-Boo’. Tanto o álbum quanto o single principal foram mais uma vez de grande sucesso para o grupo, elas já eram consideradas um top girl group na Coreia tendo exelência e sucesso em todos os seus lançementos. O álbum Perfect Velvet traz músicas mais maduras com uma mistura de pop e r&b que são características do grupo, a faixa Kingdom Come é muito querida pelos fãs e uma das bsides do grupo com mais streams no spotify.

2018

Aproveitando o sucesso do álbum lançado no final de 2017, o ano de 2018 já começou com atividade para o grupo com o relançamento do álbum ‘Perfect Velvet’. Intitulado ‘The Perfect Red Velvet’ o álbum traz cinco novas músicas entre elas o single ‘Bad Boy’ que estreou direito em 2 no Gaon Digital Charts. A música fez muito sucesso dentro e fora da Coreia, sendo considerada pela Billboard a melhor música de K-pop lançada em 2018.

O ano foi chegou de surpresas e apresentações para o grupo, em março tiveram as apresentações da ‘Red Room’ no Japão e em maio o grupo foi selecionado junto de outros artistas sul-coreanos para se apresentar na Coreia do Norte, elas foram o primeiro grupo feminino a se apresentar no país desde o Baby V.O.X em 2003. Joy não pode estar presente, pois estava no período de gravação do K-drama ‘Tempted‘ e ela era parte do cast principal.

O grupo também teve seu primeiro fan meeting internacional, em Chicago nos Estado Unidos. Com um público de quatro mil pessoas as meninas esbanjaram simpatia e provomeram seu último lançamento.

Red Velvet com os fãs em Chicago

Aproveitando todo sucesso que o grupo já havia conquistado no Japão, elas finalmente tiveram seu debut no país com o EP ‘#Cookie Jar’ que contém três músicas ineditas e também a versão japonesa de ‘Dumb Dumb’, ‘Russian Roulette’ e ‘Red Flavor’. O EP estreou na terceira posição do Oricon Weekly Chart e vendeu mais de 26 mil cópias.

Após o período de promoções no Japão, o grupo volta a Coreia com um novo show chamado ‘Redmare’ realizado em 4 e 5 agosto, onde apresentou novas músicas que foram lançadas no dia 6 do mesmo mês no segundo mini-album de verão intitulado ‘Summer Magic’ o álbum contem seis faixas inéditas e a versão inglês de Bad Boy. O single ‘Power Up’ ficou marcado como o primeiro Perfect All Kill (PAK) do grupo, e o MV foi o único de K-pop a ser incluido na lista dos 50 melhores videoclipes de 2018.

Novamente próximo do ano acabar, em 30 de novembro de 2018 o grupo lançou seu quinto mini-álbum ‘RBB (Really Bad Boy)’, tendo single principal com o mesmo nome. O álbum possui cinco faixas inéditas e a sexta sendo uma versão em inglês de RBB. Inicialmente os fãs esperavam uma ‘Bad Boy 2.0’ mas se surpreenderam com um conceito bem diferente. O MV traz referências a clássicos do terror. É uma música chiclete e bastante divertida.

2019

Seguindo seu ritmo de trabalho frenético, o ano já começou com lançamentos japoneses. ‘Sappy’ foi lançada em 6 de janeiro e ‘SAYONARA’ em 20 de fevereiro, ambos os singles fazem parte do segundo EP japonês do grupo também chamado ‘Sappy’. O EP também conta com a versão japonesa de ‘Peak-A-Boo’, ‘Rookie’ e ‘Power Up’. Estreou em quarto lugar na Oricon Album Charts e teve mais de 14 mil cópias vendidas na primeira semana.

O grupo embarcou para uma série de shows nos Estados Unidos apresentando o show ‘Redmare’ e fizeram parte de um remix da música ‘Close To Me’ da cantora Ellie Goulding e o DJ Diplo.

O primeiro semestre de 2019 foi cheio e pelo visto o segundo também iria ser, em julho o grupo lança o EP ‘The Rave Festival: Day 1’ um projeto que seria dividido em três partes. A primeira começou com o lançamento do single ‘Zimzalabim’. O album chegou ao topo dos charts e vendeu mais de 185 mil cópias. ‘Zimzalabim’ é sem dúvidas uma música que apenas o Red Velvet conseguiria lançar, tudo remete ao grupo e a excentricidade é realmente singular, a música foi considerada viciante pelos coreanos.

Não demorou muito tempo até elas lançarem o segundo dia do festival, ‘The Rave Festival: Day 2’ chegou ao mundo no dia 20 de agosto trazendo o single ‘Umpah Umpah’ uma deliciosa música de verão que ganhou o prêmio de música no ano no Asia Artist Award. O albúm também foi um sucesso de vendas e garantiu o primeiro lugar nos charts da Gaon.

A parte final desse festival chegou dois dias antes do Natal, em 23 de Dezembro foi lançado o ‘The Rave Festival: Finale’ tendo como single a música ‘Psycho’ que foi a segunda música do grupo a conseguir um Perfect All-Kill (PAK). O álbum contem todas as música do Day 1 e 2 e quatro músicas novas. O grupo promoveu sua trilogia Rave Festival nos shows ‘La Rouge’ durante o final de 2019 e início de 2020, após as três primeiras datas dos shows no Japão, os demais tiveram que ser adiados devido a pandemia da COVID-19.

Pôster do show ‘La Rouge’

Um fato triste que aconteceu no final de 2019 foi o acidente da Wendy, durante os ensaios para o especial de Natal da emissora SBS, ela sofreu um grave acidente e precisou ficar afastada de todas as atividades do grupo por tempo indeterminado. Segundo relatos, ela caiu de uma plataforma o que lhe causou vários ferimentos por todo o corpo.

2020

O ano de 2020 foi tranquilo para o grupo em relação a frequência de trabalho, o mundo vivia em um momento de angustia e aflição devido a pandemia então todos os artistas também tiveram que tomar os devidos cuidados. Em Agosto o grupo lançou um cover da música Milky-way da solista BoA, como parte do projeto que celebrou os 20 anos de debut da cantora, essa apresentação também trouxe a volta parcial da Wendy 8 meses após o seu acidente. Perto de terminar o ano, em Outubro, o grupo lançou uma OST para o K-drama ‘Start Up’ chamada ‘Future’. Mesmo sem nenhum comeback oficial o grupo foi o 5º artista de K-pop mais transmitido do spotify em 2020.

2021

No primeiro dia do ano a Wendy voltou oficialmente para o grupo totalmente recuperada dos ferimentos sofridos no final de 2019. Mesmo assim, o Red Velvet ainda demorou um pouco para ter seu comeback, apenas em Agosto que elas voltaram com o sexto mini-album ‘Queendom’ com um single de mesmo nome. O álbum foi bem recebido pela crítica e debutou em 2 no chart da Gaon. Queendom é uma música dançante e divertida.

Em Dezembro o grupo ainda anunciou o lançamento do seu primeiro álbum japonês, chamado ‘Bloom’ tendo ‘Wildside’ como single. Inicialmente o álbum seria lançado em Fevereiro de 2022, mas teve de ser adiado para o mês de Abril.

2022

O ano já começou com a certeza de um álbum japonês, mas os fãs tiveram uma surpresa quando em Março o grupo anunciou comeback com o lançamento o EP ‘The ReVe Festival 2022 – Feel My Rhythm‘ uma sequência da sua trilogia lançada em 2019. O single ‘Feel My Rhythm’ traz um sample de uma música clássica do artista Bach, o que rendeu para a música uma certa elegância e também foi bastante elogiada pela crítica.

O álbum japonês ‘Bloom’ foi lançado em Abril e ficou em quinto no chart da Oricon. O álbum contem 11 faixas, entre elas alguns singles já lançados pelo grupo. ‘Wildside’, o single do álbum, tem elementos de R&b e pop que é o estilo marcante do grupo.

Antes de terminar o ano o grupo ainda se juntou para um segundo lançamento coreano, ‘The ReVe Festival 2022 – Birthday‘ traz cinco novas músicas incluindo o single Birthday, mais uma vez utilizaram sample de uma música clássica dessa vez do norte-americano George Gershwin, porém dessa vez é quase difícil reconhecer. A música causa certa divisão no fandom, há quem ame a há quem odeie, o importante é que as meninas mostraram mais um trabalho coeso e bonito, algo que é padrão Red Velvet.

2023

O ano trouxe apenas um comeback do grupo, porém, foi O COMEBACK. Red Velvet lança seu terceiro álbum ‘Chill Kill’. Cercado por mistério e com um storyline que começa dos teasers até o MV final. Foi lançado em 13 de Novembro e contem 10 faixas. O desempenho do álbum foi ótimo, debutando em segundo lugar no Circle Album Chart.

Chill Kill é uma música Red Velvet, é possível ver a identidade de grupo e todo o conceito que elas propõe desde o começo da carreira. O álbum é extremamente coeso e traz aquele sabor Red Velvet que muita gente estava sentindo falta. Se você ainda não ouviu, vale a pena conferir.

Em 2024 o Red Velvet completa 10 anos desde seu debut e olhando sua história nós conseguimos perceber que elas batalharam muito para chegar onde estão e merecem muito reconhecimento. Sua discografia é facilmente uma das melhores da terceira geração e abrange diversos estilos, mostrando versatilidade e habilidade em transformar até música clássica em algo atual.

Red Velvet é um grupo consolidado e amado por várias pessoas no mundo todo, a gente torce para que elas continuem nos entregando ótimas músicas por muito tempo.

PS: Antes de acabar essa matéria GIGANTE, eu queria te lembrar que não, eu não esqueci de falar dos solos, eu só preferi me prender apenas ao grupo e tentei ser o mais sucinto possível. Quem sabe a gente não explora o solo de cada uma em uma próxima matéria? E vamos torcer que em 2024 venha o solo da Irene.

Compartilhe esse post

Veja mais