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YG: Uma administração preguiçosa e controversa.

Se você se tornou um fã de um artista da YG Ent nos últimos 4 anos, e dedica seu tempo exclusivamente a esse artista em particular, muito provavelmente mantém o pensamento de que o seu grupo é o injustiçado da empresa. Esse artigo não tem como foco em provar que não há injustiças acontecendo com grupo A, ou solista B; queremos focar na verdade em como a YG sempre foi uma empresa que falhou com os fãs.
Em 2014, quando a NPOMV começou, a piada da YG ser uma empresa mentirosa já era mais do que verdade, desde não realização de compromissos, como descaso com grupos que claramente tinham potencial para ganhar muito mais sucesso do que de fato ganharam.

As mentiras e não cumprimento de obrigações
  • Welcome To My Country

Iniciamos esse tópico com o concurso que a YG realizou chamado Welcome To My Country, dedicado a descobrir onde estava a maior fanbase do 2NE1. O Brasil venceu esse concurso, mas jamais recebemos o prêmio pela vitória. Muitos sonharam com um show do girlgroup no Brasil, ou no mínimo um vídeo de conteúdo especial. No entanto, só ganhamos um banner e um vídeo de 27 segundos.

Blackjacks~!
Blackjacks do Brasil tiveram a maior quantidade de likes no evento “WELCOME TO MY COUNTRY”!
Fiquem atentos para o presente especial do 2NE1 pro Brasil.

  • O debut do BLACKPINK

Antes mesmo da estreia do BLACKPINK foi dada a notícia de que haviam oito músicas finalizadas para o girlgroup, e que todas elas teriam um MV para o seu debut album, que inicialmente seriam lançadas separadamente.

A indústria musical hoje em dia foca em faixas, então quando um álbum é lançado é comum que só a faixa título receba atenção. As músicas que o BLACKPINK completou até então são de incrível qualidade, então serão separadas e lançadas separadamente.

Acontece que isso nunca aconteceu. O girlgroup até seguiu com o projeto, lançando Whistle e Boombayah; seguidas por Stay e Playing With Fire. No entanto, o projeto simplesmente desandou e foram quase oito meses até o lançamento de As If It’s Your Last e mais 11 meses para o lançamento de DDU-DU DDU-DU, faixa título do Square Up que não incluiu as músicas anteriores como prometido.

  • MixNine

MixNine foi um reality feito pela YG Ent com foco em debutar um grupo temporário com trainees e idols de outras empresas. No fim seriam escolhidos 9 mulheres e 9 homens, e seria decidido entre o público qual dos dois grupos iria estrear. O grupo vencedor foi o de homens, composto por Lee Byounggon (CIX), Choi Hyunsuk (Treasure), Hyojin (ONF),  Byeongkwan e Donghun (A.C.E), Laun (ex ONF), Woo Jinyoung (D1CE), Lee Rubin (ex 1TEAM) e Song Hangyeom (Omega X).
Acontece que a YG Ent simplesmente não quis debutar o grupo após a final. A empresa chegou a pedir desculpas, explicando que acreditavam que o programa não fez sucesso como deveria, além do fato de que o contrato estava previsto para 4 meses. No entanto, Yang Hyunsuk, na época CEO da empresa, disse que esse tempo não era necessário para treinar, promover e preparar músicas, então sugeriu que o contrato fosse da seguinte forma: metade do ano promoveria como grupo, a outra metade promoveriam em suas empresas originais. No entanto, as empresas dos idols acharam a sugestão muito impositiva. É importante lembrar que esse não era o contrato original, e que se estava no papel os planos para 4 meses, por que a empresa não se preparou antes ou modificou o contrato durante o programa? Por que se tornou um problema somente após a final?
A empresa de Woo Jinyoung processou a YG Ent, mas em 2019 aceitaram as ‘desculpas sinceras’ da YG.

promoções desajustadas, hiatus e afins
  • Hiatus interminável do WINNER

WINNER estreou em 2014 após venceram o reality WIN: Who Is Next. O grupo lançou o S/S 2014 em agosto, e com apenas 6 dias já garantiam sua first win. Contudo, apesar do sucesso digital de se admirar, principalmente para um boygroup estreante, o grupo só lançou um novo projeto musical em 31 de janeiro de 2016: Praticamente 18 meses de intervalo. E mesmo com Baby Baby e Sentimental tendo adquirido bastante atenção, o grupo foi novamente deixado no esquecimento. O projeto EXIT: E, que lançou as faixas de 2016, foi jogado de lado; ele deveria ter funcionado como o projeto MADE, do BIGBANG, portanto teriamos sua versão X, I e T. Isso nunca aconteceu.
O grupo só retornou em abril de 2017, 14 meses depois, com o lançamento de Really Really e Fool, que repaginou a música do grupo e foi um sucesso estrondoso. Somente a partir desse ponto que a empresa tem dado lançamentos ‘regulares’ ao grupo.

  • A demora do comeback solo de Kang Seungyoon

Seungyoon, maknae e líder do WINNER, estreou solo em 2013. O público foi provocado em relação a um comeback por anos e anos, mas o projeto só foi lançado em 2021, 7 anos depois.

  • Os hiatus de Lee Hi

Apesar da cantora ter dado entrevista explicando que a YG não foca em vários artistas de uma vez só, Lee Hi teve dois hiatus incrivelmente longos: um de 3 e outro de 2 anos.

  • O solo de Lee Suhyun

Antes de se alistar, Chanhyuk, do AKMU, deixou pronto um álbum de estreia para a irmã. No entanto, Suhyun só debutou solo após o irmão sair do exército e com um single álbum.

  • Os hiatus do iKON e a promoção confusa

iKON estreou em 2015, mas o primeiro comeback do grupo só veio acontecer em 2017. Isso irritou muito o fandom coreano, já que durante esse intervalo de tempo, iKON estava em território japonês fazendo turnês e shows. Portanto, na época do lançamento de Bling Bling e B-day, o grupo teve uma espécie de ‘boicote’ do fandom coreano, que não realizou streams das faixas.
O próximo comeback foi com Love Scenario, que foi um sucesso estrondoso, mas ainda assim a YG falhava em promover iKON apropriadamente e aparições em variety shows até hoje são escassas. De Love Scenario até I’m Ok, iKON teve 4 mini álbuns, trabalhando sem descanso e sendo vistos exaustos em aeroportos com frequência. O intervalo de lançamento de I’m Ok, de 2019, para Dive, de 2020, foi de mais de um ano.
Claro, não podemos esquecer sobre Bobby lançando seu comeback solo após muitos meses e precisando parar as promoções para promover com o iKON, em um intervalo de pouco mais de um mês entre os lançamentos. O artista mal teve tempo de se promover solo e já estava em uma atividade em grupo. Isso prova que o problema da YG não é quantidade de canções, o que será abordado em seguida. Os hiatus acontecem por uma má administração, senão, as datas não teriam colidido.
Precisamos falar também sobre a perda de peso de Donghyuk por volta de 2016. Após meses de dieta, ele estava bem mais magro e isso deixou o fandom preocupado.

Fãs começaram a se perguntar onde estavam os staff e responsáveis por manter a saúde de Donghyuk. Isso mostrou um grande descaso com o grupo, e o estopim foi em 2017, quando foi descoberto que staffs como maquiadores e figurinistas do grupo lhes xingavam nas redes sociais e até mesmo pessoalmente.

Prints: iKON Brasil


Prints: iKON Brasil

 

A pouca quantidade de músicas

Sabemos que a YG propaga a ideia de que preferem produzir poucas músicas, mas de muita qualidade. No entanto, é de deixar os cabelos em pé em pensar como a empresa segue essa mentalidade e segue com planos de estrear mais e mais projetos. Em 8 anos de carreira, 2ne1 só teve 2 EPs e 2 álbums coreanos, somatizando entre 30-40 músicas. Outros grupos da mesma geração passam esse número facilmente em menos tempo.
Isso também aconteceu com o BLACKPINK, inclusive nos projetos solos das integrantes, que até o momento só realizaram trabalhos com uma ou duas músicas.
O assunto seria facilmente resolvido se YG permitisse que seus artistas tivessem total liberdade criativa, pois, como citado no tópico do solo de Suhyun, ela tinha as músicas prontas. Então, o que aconteceu? O Treasure é visto várias vezes no TreasureMap compondo, escrevendo e produzindo. Onde essas músicas vão parar?

No geral, caos
  • Falta de atividades em variety shows

No Knowing Brothers, Jennie explicou que ela pediu pessoalmente para a empresa das mais promoções para elas. Seunghoon, do WINNER, também teve que pedir para a YG lhe dar atividades solo.

  • Grosseria

O MixNine foi, em poucas palavras, um show de horrores da parte do Sr. Yang. Ele chamou Sori de ‘velha’ demais para a carreira, disse que Ashley do Ladie’s Code não deveria ter estreado, chamou o KNK de ‘grupo sem nada especial’ e teve a coragem de sugerir que os rapazes trocassem o nome para esse.
Yang Hyunsuk já disse que a JYP faz girlgroups melhores que sua empresa, o que não deve ser nada agradável de ouvir sendo membro de um desses girlgroups.

  • Críticas a aparência

Yang Hyunsuk criticou a aparência de Lee Suhyun, do AKMU, sugerindo que ela fizesse cirurgia plástica no nariz. Ele também falou na frente do 2NE1, após o grupo ensaiar por horas e horas, que elas eram feias; anos depois disse que a diferença do BLACKPINK para o 2NE1 era que o BLACKPINK eram bonitas.

  • Teasers e posters

A YG lança certos teasers somente no Vlive, o que ocasiona pirataria desses vídeos no Youtube e isso atrapalha e muito as metas de views dos fãs. Além disso, é visto uma clara diferença de figurino e caracterização para membros mais populares. No geral, todos os fandoms reclamam de atrasos em publicações de teasers e posters de aniversário ou metas de views, por vezes a reclamação se estende a arte dos projetos, que parece preguiçosa e mal pensada.
O último poster de views no Instagram do WINNER data em dezembro de 2018. Desde então Really Really atingiu 150 milhões de views (160, mas o banner é lançado aos 150), Island atingiu 40 milhões, etc.

  • YG Treasure Box

Yang tinha nas mãos um grupo de trainees conhecidos como Silver Boys, dois deles vencedores do MixNine. Mesmo assim, a empresa cria um novo reality. Não somente Choi Hyunsuk e Lee Byounggon (BX), mas Junkyu também foi um participante do MixNine e foi submetido a mais um show de horrores criado pela YG. Até hoje é um pensamento que eu não consigo engolir, particularmente. Vimos trainees sendo eliminados antes mesmo do programa começar por sua aparência, assim como vimos Lee Midam ter seu psicológico destruído pelo reality show.

  • Treasure

Quando o grupo final do YGTB foi feito, haviam 7 + 6 membros. No entanto, a demora para a estreia foi longa e tortuosa, sem lives, sem fotos, sem perspectiva de um futuro debut. Tudo foi um caos. Começando a partir do ponto em que a estreia era prevista para 7 membros, mas YG resolveu estrear um segundo grupo, o Magnum, com mais 6 integrantes, formando assim o Treasure13. No entanto, Ha Yoonbin desistiu do debut quando viu que o futuro musical a sua frente não combinava com o que ele gostaria, e ai entra mais um problema: o vai-não-vai em relação a produção dos integrantes ser inclusa ou não nos álbuns.
Não é preciso nem mencionar sobre a coreografia de MMM, com traços de sensualidade enquanto a maioria dos membros do grupo era menor de idade.

  • Hate, rumores e notícias maliciosas

Fandoms da própria empresa nutrem relações ariscas desde o começo dos tempos, mas a YG é, de longe, uma das empresas que mais demora a agir. Seja para anunciar que tomarão medidas de proteção contra sasaengs, contra comentários de ódio ou até mesmo respondendo a rumores publicados pela mídia. A empresa parece querer fingir que nada está acontecendo, e mesmo com hashtags e caminhões de LED sendo levados a rua do prédio da empresa, eles continuam mantendo seu posicionamento de cegueira.

  • Créditos

Não é de hoje que se sabe que a YG não credita propriamente os artistas. Kim Hanbin, ou B.I foi minimizado várias vezes, não sendo creditado em Whistle do BLACKPINK e no I Decide, do iKON. Membros do BLACKPINK também já trabalharam em projetos do grupo e não foram creditadas.

  • O fim do 2ne1

YG simplesmente acabou com um dos grupos mais lendários e lucrativos do Kpop em sua época. Com promoções pobres e uma despedida feita de supetão, 2NE1 encerrou suas atividades quando na verdade poderia estar prosperando até hoje. No aviso da saída de Gong Minzy do grupo, a YG publicou uma carta que dava a entender que a decisão dela foi súbita, o que fez com que o pai da idol viesse a tona para falar que faria uma coletiva de imprensa para expor a verdade caso artigos como aquele continuassem saindo.
Sabemos que em 7 anos, Minzy nunca teve um projeto musical solo e não teve espaço para demonstrar suas habilidades de dança em varietys que abordavam o tópico, sendo assim a membro mais apagada do grupo. E tome mais uma mentira, na carta, YG prometia que 2NE1 retornaria com mais músicas, mas na verdade o grupo retornou apenas com Hello, canção de despedida.

O caso do Swi.t

Tendo seu debut em abril de 2002, o grupo SWi. T (Song Will Tell) era composto por Eunjoo, Naiyoung e Mihyun. Mas suas atividades foram totalmente boicotadas por Yang, “dono” do projeto. Ele, apaixonado por Eunjoo colocou as meninas em uma situação absurda de descaso sobre a carreira das mesmas. Ele tinha se mostrado interesse por ela quando Eunjoo era ainda menor de idade. Ele a viu em uma fita de Lee Jae Jin, ex membro do Sechs Kies, e irmão da mesma. Alguns anos mais tarde, em 1997, Yang Hyun Suk a conheceu e depois recrutou Lee Eun Ju, de 16 anos, como trainee da YG Entertainment.
Quando o relacionamento deles começou oficialmente em 2002, Lee Eun Ju estava com 20-21 anos e Yang Hyun Suk estava 32-33 anos. Em uma entrevista, YG confirmou que elas teriam se saído bem se o mesmo tivesse as apoiado. O motivo de não ter feito? Medo! YG confessou que tinha medo dela ficar popular, então propositalmente deu menos atenção ao grupo, e ainda admitiu que manteve uma paixão secreta por ela por 3 anos.

Ela era meu tipo ideal: pequena e fofa. Ela era a menor em SWi.T e a mais nova. Eu não sabia o que fazer como CEO da empresa e também como homem. Eu não costumo ficar nervoso, mas eu temia que ela não pensasse em mim como um homem.

  • Regras absurdas

Artistas da YG já revelaram que em seus anos de estreia não podiam beber, fumar, namorar, viajar, ir para clubes, fazer tatuagens, plástica ou dirigir. Jisoo revelou que idols homens e mulheres até comem em horários diferentes para não se encontrarem. Mino, do WINNER, disse que trainees tem que pedir autorização para comprar um carro. Algumas regras se aplicam somente para trainees, outras também para idols.
Lisa, por exemplo, não aparece nos vídeos de Sorn do CLC; assim como Rosé não aparece nos vídeos de Ashley ou Hyeri. Isso se dá pois, provavelmente, a YG quer que paguem para que apareçam nos vídeos do youtube das amigas próximas do BLACKPINK. O grupo, no máximo, aparece em fotos no Instagram de suas amigas. Essa regra faz com que fãs se sintam mal ao ver que YG percebe BLACKPINK apenas como um objeto de lucro.

Conclusão

Visto isso, percebemos que YG Entertainment é bagunçada e não se preocupa de fato com o bem estar de seus artistas, sequer tem o cuidado em dar a entender que tem essa preocupação. Por essas e outras, grupos ativos hoje como BLACKPINK, iKON e Treasure constantemente sofrem injustiças e passam por dificuldades que não deveriam. É preciso continuar se manifestando nas redes sociais para exigir um tratamento justo e não permitir que YG persista com seu comportamento ganancioso e prejudicial.
Fontes: (1), (2), (3)

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