O boygroup da 4ª geração voltou com o novo mini álbum “The star chapter: Sanctuary” e a title “Over the moon”. O álbum conta com 5 faixas além da principal, todas com suas singularidades, e um conceito único. O TXT retorna novamente fazendo algo novo mas nostálgico, trazendo um conceito nunca usado por eles, mas com elementos dos seus outros lançamentos. Venha saber mais sobre o último comeback do TXT!
Divulgação do comeback
O álbum foi anunciado em 6 de outubro com a apresentação da animação da logo do comeback. Quem acompanha o grupo sabe que desde o debut os comebacks são anunciados com essas animações de logo, que se completam ao longo dos lançamentos. O vídeo abaixo mostra essa evolução das logos.
Uma semana depois o grupo lançou o concept teaser do comeback, um vídeo estilo reels que possui uma animação com algumas frases que diz: “Na noite que a estrela abriu seus olhos eu te conheci, quem veio do longo futuro previsto.” Fãs conectaram este vídeo com uma b-side do primeiro álbum do grupo. “Nap of star” do álbum de debut “The dream chapter: Star” teve um clipe com uma estrela parecida com a do concept teaser, além de que o nome “Cochilo da estrela” faz ligação com a frase “Na noite que a estrela abriu seus olhos” como se a estrela que estava cochilando tivesse acordado. Abaixo veja o concept teaser.
Do dia 16 ao dia 22 concept photos do grupo foram lançados pelo site do TXT e suas redes sociais. Foram 4 tipos de fotos, que fariam parte das 4 versões de álbum físicos, Angel, Knight, Savior e Lover. O primeiro conceito é aquele que normalmente o grupo lança com apenas fotos individuais, como visto abaixo. Enquanto os outros três tiveram fotos individuais, em trios ou duplas e em grupo.
Dias 25 e 26 são lançados a tracklist e o álbum preview, apresentando as 6 músicas do mini álbum. Elas são “Heaven”, a title “Over the moon”, “Danger”, “Resist (Not gonna run away)”, Forty one winks” e “Higher than heaven”. Todos os 5 integrantes do grupo foram creditados em faixas do álbum: Yeonjun participou da composição de Heaven e Danger; Soobin contribuiu com Heaven; Beomgyu fez Danger e Resist (Not gonna run away); Taehyun em Heaven, Danger, Resist (Not gonna run away) e Higher than heaven; e o maknae Huening Kai participou em Resist (Not gonna run away).
Por fim tivemos 6 track previews e dois MV teasers. Com o lançamento oficial do MV e do álbum às 6 horas da manhã no horário de Brasília.
Opiniões e comentários
O fandom MOA se sente bem alimentado (pelo menos eu me sinto!) com esse comeback. O grupo pôde apresentar novas faces e participar da produção de suas próprias músicas, algo que percebemos que os meninos gostam de fazer. Os fãs também gostaram da continuidade do conceito do grupo de quebrar padrões de gênero e não se importarem com comentários sobre “querem ser um girlgroup.” Por outro lado, principalmente após o lançamento do último concept photo, Lover, vários membros da comunidade Kpop questionaram o concept, dizendo que eles “nunca seriam mulheres” e comparando com conceitos girl crush. Porém, independente das opiniões contrárias, não podemos negar que construções sociais de gênero existem e podem ser questionadas. Encaixar um gênero em um lugar que ele não poderia sair é resumir ser mulher, ser homem, ou qualquer ouro gênero, a comportamentos, roupas e preferências, o que sabemos que vai muito além disso. O primeiro MV teaser do grupo gerou comparações engraçadas com a música “Alibi” da Sevdaliza com Yseult e Pabllo Vittar, pois a forma com Soobin canta no teaser soou parecida com a voz da Pabllo na música. Comparem o teaser de “Over the moon” e um edit feito dele no TikTok com a música “Alibi”:
MOAs também demonstraram preocupação acerca do tratamento diferenciado com alguns membros do grupo. Há uma questão sobre as linhas dos membros Soobin e Beomgyu que sempre são muito poucas, tendo o Beomgyu nem mesmo participado na gravação de linhas de “Happily ever after” do penúltimo álbum. Além disso, com o lançamento do 2° MV teaser o fandom começou a brincar dizendo coisas como “avisa que a era GGUM já acabou” ou “esses dançarinos de fundo viu”. Isso aconteceu pois o membro Yeonjun acabou recebendo destaque devido aos figurinos escolhido, como vemos no print abaixo tirado do teaser.
Mesmo com todas as preocupações o TXT retornou com um ótimo trabalho novamente, mostrando que participam cada vez mais da produção de suas músicas e gostam do que fazem, com uma ótima presença de palco, dança e vocais. Assistam o MV de “Over the moon” e dêem uma chance para o novo álbum do boygroup!