EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

‘Treasure Effect’: A trajetória da nova geração da YG.

Como já se tornou lugar comum na indústria do k-pop, empresas de médio ou grande porte tendem a traçar uma estratégia de peculiaridade para seus trabalhos, independente de seu eixo de alcance dentro da fanbase. Entre as BIG3 não poderia ser diferente: cada artista, mesmo portando suas características próprias, sempre possuem a grande missão de carregar o legado de sua agência seguindo o padrão estético ou comportamental dos carros-chefes antigos. 

A YG Entertainement, sempre alavancada pela forte atitude de seus artistas nos palcos e uma identidade visual que supera suas próprias marcas, investiu em uma proposta um tanto diferente para seu mais novo ato: Treasure

Conhecida pelo visual mais ousado, o foco da YG sempre foram os atos performáticos e o envolvimento direto com o público. Ao novo grupo masculino foi designada a missão de suceder seus seniores Winner e iKON, assim como estes vieram posteriores ao BIGBANG — Um dos maiores atos da indústria de todos os tempos. 

O boygroup foi selecionado através do reality show ‘YG Treasure Box’, de 2018. Sua primeira tiragem seria de 5 a 7 membros, contando com 29 participantes e 4 equipes no total. O programa de sobrevivência reapresentou alguns rostos já conhecidos dos fãs da empresa — você pode saber mais sobre eles clicando aqui — assim como trainees desconhecidos e até mesmo convidados. Após a transmissão da grande final, a caixa de tesouros da YG deu origem ao grupo ‘Treasure13’, sendo esse um projeto grande e ambicioso que contava com duas unidades chamadas ‘Treasure‘ e ‘Magnum‘, com 13 membros no total. 

O projeto se iniciou com as units ‘Treasure’ e ‘Magnum’ e nem tão mais tarde fundiram-se ambas em ‘Treasure13’. 

O grupo teve suas redes sociais abertas e começou a promover através do twitter e instagram no primeiro semestre de 2019, aparecendo diversas vezes na mídia como promessa da nova geração e sucessores de Winner e iKON. Um dos líderes do grupo Choi Hyunsuk chegou a fazer uma participação especial na música ‘1,2’ para o álbum de retorno da solista Lee Hi, intitulado ’24°’; para a faixa, o rapper escreveu seu próprio verso. Ouça a participação dos dois clicando aqui.

Treasure13 tinha  sua estreia prometida para o segundo semestre de 2019 , no entanto a empresa se envolveu com diversas polêmicas e uma agenda de lançamentos estagnada, causando o adiamento do debut por várias vezes. Diante da ansiedade e expectativa causada por um dos grupos mais esperados de todo o k-pop, os fãs expressaram sua insatisfação através da internet, cobrando um posicionamento da empresa. 

Ainda em 2019, foi emitida nota da agência dizendo que os membros do novo grupo não participariam da composição e produção de suas músicas, o que desmotivou os fãs, que esperavam que os integrantes pudessem mostrar suas habilidades completamente. Depois de muita pressão de seu fandom Treasure maker, foi acatado pelos executivos da YG que os membros poderiam compor sua própria música.

Após alguns meses sem muitas notícias, finalmente em janeiro de 2020, a empresa anunciou que Treasure havia passado por uma grande reformulação e, sua estreia seria feita em breve, com um membro a menos —  Já que Ha Yoonbin teria deixado o grupo por diferenças criativas, atualmente ele produz música independente. — E os garotos teriam seu primeiro reality show de variedades, denominado ‘ Treasure MAP’, que foi transmitido pelo Youtube oficial do grupo entre janeiro e julho de 2020, tendo 28 episódios no total.

Em seu primeiro show de variedades, os membros do Treasure encarnam youtubers profissionais e oferecem diversos fomatos de vídeo, incluindo games, vlogs, ensaios etc.

 

Na contagem regressiva para o debut, Bang Yedam — vocalista principal e face do grupo — foi presenteado com uma música solo, como recompensa por seus 6 anos de espera no caminho para se tornar um idol de sucesso. Composta por Yoon (Winner) e Chanhyuk (AKMU), ‘Wayo‘ atraiu diveros fãs, além de apetecer o público geral com seu clima melancólico, abrindo espaço para ‘BOY‘, o aguardado primeiro single do grupo que representará a YG na quarta geração do k-pop.

https://www.youtube.com/watch?v=JSAfPh1A25E

TREASURE fez sua grande estreia em agosto de 2020, servindo energia e personalidade. A faixa ‘BOY’ é um trap-pop energético e carismático que exibe a clara intenção do grupo em se tornar líder da indústria em um futuro próximo. 

Declarando a marca registrada do TREASURE, BOY possui uma energia incomparável, além de ser um apelo ao grande público e portar o boy crush característico da YG, com destaque aos rappers e aos visuais utópicos e divertidos. A faixa principal contrasta com a mais suave ‘Come to me‘ que beira o synthpop e possui uma estrutura mais marcante no refrão, nesta última o destaque cai sobre os vocalistas do grupo.

Para o primeiro comeback de sua carreira, o grupo debutante investiu no conceito escolar em ‘I love you’. Ambiciosa e experimental, a música título é tão energética quanto a anterior, mas possui novos elementos da identidade que se busca construir, com a coreografia um tanto criativa e um vídeo musical deslumbrante, cada um dos 12 membros conquistam seu espaço dentro da equipe. Repetindo a fórmula do álbum de primeiro capítulo, os integrantes também compuseram a letra deste segundo trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=_hFarg-Obuc

Em ‘I love you’, Treasure mostra suas habilidades de atuação em um conceito escolar adocicado. A música de fórmula contida se desdobra em um pré-refrão impecável e um refrão surpreendente. 

Com um encanto e vigor acentuados, o mais novo tesouro da YG Entertaiment entrega performances que ninguém diria estar sendo feita por um grupo de dois meses de idade. Vale lembrar que os 12 meninos passaram por treinos intensivos em sua fase de inatividade, não bastando um início cheio de empecilhos. Diante de todas as dificuldades, o Treasure surgiu lapidado para a indústria e para seus fãs que os esperaram durante anos; e eles prometem capturar mais corações durante sua longa trajetória. Essa é apenas a linha de partida.

 

 

 

Compartilhe esse post

Veja mais

Free Online Sports Betting Free online sports betting allows users to engage in wagering on sporting events without risking their own money.​ Typically offered as

Best Betting Promos Discover the top sportsbook bonuses and promo codes available in July 2024 from leading online betting platforms. Maximize your winnings with generous

Bookies Sign Up Offers Bookies sign up offers are bonuses and promotions offered by online sportsbooks to attract new customers.​ These offers can provide significant

Sports Betting Best Promos⁚ A Comprehensive Guide This comprehensive guide explores the best sports betting promotions, providing insights into welcome bonuses, free bets, risk-free bets,