Jung Wooyoung é o vocalista e ‘sexy’ performer do ATEEZ, também reconhecido pelo cargo de dançarino principal. No entanto, poucos conhecem sua sua jornada como artista e dançarino e como é repleta de maturidade, arte e auto cuidado. O idol iniciou seus passos quando performou a canção ‘If You Love Me’, de NS Yoon G e do Jay Park em uma viagem escolar, e desde então passou a nutrir a ambição de ocupar palcos maiores e mais importantes. Wooyoung se aperfeiçoou em dança ainda no ensino médio e se tornou Dance Major na Hanlim.
Quando ouvi meus amigos gritando meu nome, eu não tinha vivido tanto, mas estava por volta dos meus 14-15 anos. Foi minha memória mais impactante. Então pensei que deveria virar um idol.
A paixão pela música não parou na dança, pois logo Wooyoung também se impressionou com o trabalho do grupo BTS. Isso lhe levou a buscar uma carreira como idol e logo se viu como trainee de uma das maiores empresas de Kpop na atualidade: a HYBE, anteriormente conhecida apenas como BigHit.
Wooyoung era um dos trainees que sobreviviam as audições de fim de ano, sempre junto de Yeonjun, atualmente do TXT. Entretanto, apesar de estar em constante evolução, Wooyoung tinha um forte medo do palco e das câmeras. Isso, somatizado a outros fatores, fez com que não se sentisse satisfeito e feliz com seu trabalho, e então resolveu tentar mais uma vez: desta, acompanhando os passos de seu atual melhor amigo e colega de grupo, Kang Yeosang.
Wooyoung entrou na KQ Entertainment e então passou a desenvolver suas habilidades novamente. Em pouco tempo os trainees da KQ participaram do reality show MixNine, produzido pela YG Entertainment. Wooyoung foi um dos trainees que passou para participar como competidor do reality, mas embora não tenha vencido, isso não o impediu de prosseguir em sua jornada.
Novamente Wooyoung foi colocado a prova, dessa vez com a viagem para os Estados Unidos. Os trainees da KQ, ou KQ Fellaz, foram para os EUA com a intenção de treinar e aperfeiçoar a dança. Esse foi um momento de virada para o ATEEZ como um todo, pois puderam estudar em um dos estúdios de dança mais prestigiados de Los Angeles, o Millennium. Wooyoung e Yunho foram selecionados para participar de uma das coreografias do time.
A partir do debut do ATEEZ, Wooyoung já era reconhecido como dançarino principal do grupo ao lado de Yunho. No entanto, foi somente após alguns comebacks que Wooyoung finalmente conseguiu se livrar do medo de palco que surgiu na empresa anterior. Segundo o próprio idol, essa sensação só se dissipou a partir dos elogios e apoio constante ambos dos staff e dos membros do ATEEZ. [nesse momento, San o elogia e diz que hoje em dia ele é ótimo].
Wooyoung sempre se mostrou ser uma pessoa madura, apesar de sua persona brincalhona e carente. Ele contou sobre sua jornada com a dança:
Em algum momento aleatório eu pensei para mim mesmo, ‘por que estou dançando assim?’. Eu me tornei um idol pois amo dançar, então pensei que não deveria dançar daquela forma. Então eu percebi onde estava falhando e trabalhei para melhorar esses pontos.
Wooyoung relata que melhorou sua dança ao perceber a forma limpa como Hoshi do Seventeen dança, e que seus modelos na dança são Jimin do BTS e Gikwang do HIGHLIGHT. Assim como ele diz que Jimin é seu modelo, o artista afirma que sua fonte de força e motivação é quando juniores dizem que Wooyoung é sua inspiração.
Em 2020 os fãs perceberam que Wooyoung tinha uma tatuagem na altura de suas costelas, na lateral do corpo. O tema foi um mistério por um longo tempo, até o momento em que o dancer abriu uma live para dançar e abrir o coração para os fãs. Ele explicou que a tatuagem é uma frase em espanhol, sin prisa pero sin pausa. Wooyoung já havia falado sobre a frase no Ateez’s Room Of Concern, e em poucas palavras elabora como sente que está fazendo seu melhor. Já não mais se comparando com os outros, Wooyoung passou a buscar evolução própria no vocal e na dança, dando os devidos créditos a si mesmo quando atingia um novo objetivo.
Na live mencionada anteriormente ele destrincha o significado da tatuagem, sem pressa, mas sem pausa; significando que ele sabe que seu crescimento individual como artista não será imediato, mas que ele não deve parar de buscar evolução. Sua paixão pela dança só cresceu desde então. Sua maior preocupação é com a naturalidade, a precisão e o carisma.
Em 2021 Wooyoung foi o primeiro membro do ATEEZ a ganhar uma performance solo, estrelando o quadro Artist Of The Month no Studio Choom para o mês de junho. Ele foi também o primeiro artista masculino da quarta geração a aparecer no quadro. KQ não é uma das grandiosas empresas de Kpop, no entanto, parece ter encontrado pedras preciosas e as selecionado a dedo para formar o ATEEZ. Wooyoung já somatiza mais de 6 milhões de visualizações em seu cover de ‘BAD’, cantada por Christopher.
Na ocasião Wooyoung foi amplamente elogiado pelos dançarinos que acompanham o ATEEZ em performances e turnês: desde suas posições precisas até suas expressões faciais enquanto performando.
O vídeo em questão é um largo passo na carreira do artista, Wooyoung ocupou um espaço de estrelato merecido e que impulsionou seu nome dentro e fora do fandom. Sua paixão pela dança é louvável e perceptível desde o pre-debut, quando coreografou parte do refrão de Pirate King, a faixa título de estreia do grupo. Desde então Wooyoung já tomou iniciativa e participou da composição de outras coreografias do ATEEZ, em faixas autorais ou colaborações, como é o caso de ‘Hanryang’.
Wooyoung também é engajado em filmagem e direção. O artista já demonstrou seu interesse por vlogs a partir da série O.S.O.S no Youtube (Our Side Of The Story). Ele até fez uma versão própria de um teaser para ‘DREAMERS’, single japonês do ATEEZ.
[#우영] WY가 만들어본 드리머스 티저#ATEEZ #에이티즈 pic.twitter.com/XHTUJjXEcV
— ATEEZ(에이티즈) (@ATEEZofficial) August 7, 2021
De um trainee insatisfeito e com medo das câmeras para um idol e artista experiente, capaz de coreografar e confiante nos palcos; Wooyoung tem provado que empenho, maturidade e paixão são capazes de moldar seu caminho.