O livro Viúva de Ferro foi publicado em 2021 por Xian Jay Zhao é um livro de Sci-fi inspirado na mitologia, história e cultura chinesa. O livro tem uma premissa muito instigante e refrescante, apesar do tom mais sombrio que se equilibra perfeitamente com momentos cômicos. A história de Viúva de Ferro é essencialmente sobre a organização social patriarcal e machista de um mundo distópico e de uma garota que apesar de estar inserida num contexto altamente submisso nunca deixa controlarem seus pensamentos.
É a volta da ascensão feminina distópica, a novidade principal é que nesse livro são tratados assuntos muito importantes que foram apagados da ficção adolescente por muito tempo como questões de gênero, bissexualidade e patriarcalismo. Além disso, outro fator que eleva o livro é a mitologia chinesa , em Viúva de Ferro mergulhamos profundamente em uma China Imperial e graças aos elementos de Sci-fi também temos uma interação com a tecnologia o que torna a história relacionável e atual.
O livro conta a história de uma garota chamada Wu Zetian que vive na antiga civilização chinesa nesse universo a humanidade está em guerra com formas alienígenas que tentam invadir e destruir diversas províncias a única forma de lutar contra esses seres é através de robôs, chamados crisálidas, controlados por um homem e uma mulher que entram dentro desses robôs e através de uma conexão mental os controlam.
Porém, o sistema de pilotagem é extremamente desigual e o exército alega que por uma questão biológica as mulheres têm a mente mais fraca que os homens, por isso elas são submetidas a um tratamento diferente e quase sempre morrem ao final de uma batalha, as mulheres são vista como substituíveis, enquanto os pilotos homens conquistam um alto status social, ao contrário da maioria das pilotas que morrem logo após se alistarem, pois a mente do piloto homem consome toda a energia vital da mulher durante a batalha.
As mulheres que se alistam recebem o status de “piloto concubinas” pois além de serem pilotas elas precisam estar sempre próximas de seus pares, para que estejam prontas para agir em caso de ataque, mas também porque estão sujeitas a violência sexual, não há nenhuma cena gráfica de situações assim no livro, mas há insinuações e é algo que todas as pilotas discutem eventualmente, o assunto é tratado com muita sensibilidade e é desenvolvido durante a narrativa.
Como todo bom livro de ficção nossa protagonista subverte as expectativas e ao invés de morrer em seu primeiro combate ela consome a mente de seu parceiro e lidera sua crisálida, a partir desse momento tudo muda. Logo, o exército vê a força que ela tem e começa a querer usá-la como uma arma, mas quanto mais Wu Zetian convive com o poder mais ela se questiona sobre o papel dela e das outras mulheres naquele sistema, ansiando mudar aquilo e arquitetando maneiras de fazer isso.
Além de Wu Zetian, dois personagens se destacam Yizhi, um garoto rico que se apaixona por Zetian e Shimin, que recebeu o título de “Demônio de Ferro” pelo exército ele é um criminoso condenado, entretanto por ser o único que consegue pilotar um tipo específico e poderoso de crisálida é mantido como soldado pelo exército e ele acaba sendo pareado com Wu Zetian pela peculiaridade de ambos. Zetian, Shimin e Yizhi acabam convivendo muito tempo juntos, o trio se torna uma peça importante para o exército, a relação deles se desenvolve de maneira muito natural e carinhosa em meio às situações complexas que vivenciam. O trio tem uma química imensa entre si e transitam por uma linha tênue de sentimentos.
Viúva de Ferro é uma leitura perfeita para quem gosta de produções chinesas, principalmente animes do gênero mecha (são aqueles que tem robôs gigantes na história, como Evangelion, Code Geass, Darling in the Franxx e etc ) é também uma história que fala sobre feminismo e sexualidade de maneira gradual e sem julgamentos nós vamos aprendendo e entendendo junto com Wu Zetian sobre o papel da mulher e sobre os sentimentos românticos dela aos poucos. Por fim, se você só procura boas cenas de ação com robôs se digladiando em um contexto social complexo, esse livro também é para você!