EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
jpop

Que tal conhecer um pouco mais sobre o J-POP?

Qual foi o primeiro grupo de J-POP? E como esse conceito musical tão único é estruturado? Que tal conhecer e entender um pouco mais sobre essas questões interessantes que cercam o J-POP!

 Olá, leitores da NPOMV! No post de hoje, que tal conhecermos um pouco sobre o J-POP? O -JPOP é responsável por promover toda uma indústria cultural e criar uma estética única que foi se aperfeiçoando através dos anos, as nuances da música popular do Japão geram autenticidade e inovação.

Inicialmente o termo “idol” começou a ser usado no Japão nos anos setenta, contudo a origem desse fenômeno se deu no começo da década de trinta. Considerada a primeira idol, Masuko Ashita foi recrutada em 1933 com 13 anos, para atuar no famoso teatro Moulin Rouge em Tokyo.

 Durante a Segunda Guerra Mundial, antes mesmo de sua estreia como cantora em 1946, Masuko chamou atenção do público pelo seu sorriso e aparência fofa. Em 1943 o governo Imperial Japonês liberou o recrutamento de estudantes universitários para a guerra, e como muitos deles eram fãs de Masuko eles iam vê-la antes de se juntar ao exército. A atriz apertava suas mãos, agradecia pelo serviço prestado e desejava boa sorte. Masuko chegou mais tarde a fazer apresentações musicais aos soldados, com intuito de apaziguá-los durante esse tempo turbulento e chegou a se apresentar mesmo com ataques aéreos.

Foi nessa época que o conceito japonês para idol começou a ser construído. Para os japoneses ser idol é vender sonhos e consolar aqueles que precisam.

Masuko Ashita

Conceito

  Seguindo a definição apresentada, muitos grupos procuram valorizar primordialmente o conceito e o carisma das integrantes, além disso os fãs gostam de ver os artistas melhorarem em cada performance, acompanhando de perto seu desenvolvimento profissional. Desse modo, a carreira de uma idol japonesa começa muito cedo e geralmente é duradoura.

  O gênero é conhecido por ter grupos que têm uma estrutura singular, os mais famosos são:

AKB48 

  AKB48 é um grupo feminino formado em 2005, sua sigla AKB significa Akihabara, local onde seu teatro se localiza em Tokyo. O grupo também tem grupos irmãos que adotam a mesma estrutura: 5 no Japão, 1 na Indonésia, 2 na Tailândia, 1 na China, 1 em Taiwan e 1 na Filipinas. O grupo é dividido em times de acordo com as suas iniciais: Time A, Time K, Time B, Time 4 e Time 8.

A estrutura do grupo funciona da seguinte forma: o grupo anuncia audições para formar uma nova geração. As meninas que passaram na audição se tornam Kenkyuuseis, o equivalente a trainees, que com o tempo podem ser promovidas e colocadas em um time, o que significa que serão membros oficiais do grupo. Enquanto essa hora não chega, as garotas performam no teatro e substituem membros oficiais em apresentações.

 Quando o contrato acabar ou quando sentirem que sua hora chegou, as meninas podem se graduar, ou seja, podem sair do grupo.

AKB48

Johnny’s & Associates 

  Johnny’s não é um grupo em si, mas uma agência fundada em 1962 por Johnny Kitagawa. Os trainees da empresa são chamados de Johnny’s Jr e como as principais audições são realizadas na região de Kanto e Kansai os trainees são divididos em Kansai Jr e Kanto Jr.

 Há também Nagoya Jr, contudo a última audição foi em 2012 e como eles não recebem muita exposição da mídia, fica difícil saber concretamente a situação de entrada e saída de trainees. A sua principal função é servir como dançarinos de apoio quando artistas da empresa se apresentam nos arredores da prefeitura de Aichi, e podem ser transferidos para a unidade de Kansai e Kanto.

 Todos os trainees são incluídos quando a questão é ser dançarino de palco, antigamente essa era sua única oportunidade de aparecer em público, além de algumas aparições em programas de TV próprios da empresa e o show da agência no fim do ano. Contudo, em anos recentes trainees mais famosos conseguem fazer shows solos, tours nacionais, aparecer em comerciais e atuar em séries e filmes.

 Como no Kpop o tempo de treino é extenso e alguns chegam a treinar por mais de 10 anos antes de debutar e existem boatos de que Lee Sooman, fundador da SM, se inspirou nesse sistema. Entre os grupos de destaque da empresa estão o King & prince que estreou em 2018 e os veteranos do grupo Arashi que debutou em 1999

king and prince
Arashi

Namoro 

O tópico do namoro sempre foi um assunto delicado no JPOP, no geral a maioria dos grupos não incentiva que relacionamentos românticos sejam revelados ao publico

    Novamente, esse tópico difere dependendo do grupo, mas no geral a maioria adota a postura do ‘não namoro’, mas há exceções. 

  • Furukawa Mirin

  Tem 36 anos e em 2019 anunciou em uma live que casaria com o mangaká Asou Shuuichi e que permaneceria no grupo.            

   Em 2021 anunciou o nascimento de seu primogênito, e ainda performou grávida. Ela tirou licença maternidade do grupo, mas já voltou a ativa. 

Furukawa Mirin
  • Reni Takagi

 Tem 28 anos e é membro do Momoiro Clover Z, em novembro do ano passado ela anunciou seu casamento com o jogador de tênis Shingo Usami, e que continuaria no grupo.

Reni Takagi e seu noivo

JPOP + KPOP: Um paralelo entre os duas indústrias

  Em anos recentes é possível perceber como a indústria musical coreana tem investido no mercado japonês e como alguns grupos japoneses tem uma ligação importante com o mercado coreano, como por exemplo os grupos INI, NIZIU e XG.  Todos esses grupos estabelecem uma relação com o mercado coreano, no entanto a forma como isso se dá é diferente. 

 O grupo masculino INI se formou na segunda temporada do reality show ‘Produce 101 Japan’, versão japonesa do reality show coreano ‘Produce 101’, já o grupo feminino NIZIU foi formado pelo reality show ‘Nizi Project’ organizado pela JYP Entertainment. Os dois são ativos principalmente no Japão mas fazem aparições em eventos e shows na Coreia, o NIZIU no entanto, por ser de uma empresa coreana possui uma conexão com o mercado de lá mais solidificada e vão lançar seu primeiro álbum coreano esse ano . O XG se difere desses dois, pois mesmo tendo base no Japão e com todas as integrantes sendo japonesas, ele se promove principalmente na Coreia, suas músicas são em inglês e ele se denomina como um grupo global, ou seja, diferente da maioria dos grupos de JPOP ele busca fama global, usando a língua mais falada do mundo e o cenário do KPOP, para atingir seu objetivo.

INI
NIZIU
XG

Para entender um pouco mais dessas nuances é válido também citar outro programa de sobrevivência da emissora MNET, Produce 48, que juntou integrantes do grupo japonês AKB48 e trainnes japonesas para em conjunto escolher 12 meninas para formar um grupo. Durante o programa é possível notar o quanto o estilo de apresentação das meninas japonesas difere das trainees coreanos, elas se apresentam olhando para a plateia e não somente para as câmeras, além disso sempre afirmam a importância de passar que estão se divertindo no palco ao invés de uma postura mais metódica. Entretanto, isso não significa que elas não tenham habilidades específicas, ao decorrer do programa as japonesas conseguiram rapidamente se adaptar aos conceitos pedidos e sempre eram muito carismáticas com o publico e estabeleceram uma relação de amizade com as outras integrantes coreanas e apesar da barreira da linguagem elas conseguiram se comunicar através de suas apresentações.

Diversidade de gêneros 

  Há grupos que apostam em gêneros musicais que normalmente não se vê no cenário idol, como o trio Perfume e a dupla BABYMETAL.

  • PERFUME

O grupo debutou em 2001 ainda com a sonoridade tradicional de músicas pop, mas com o tempo o trio começou a migrar para o electropop, gênero pelo qual elas são mundialmente conhecidas. 

perfume
  • BABYMETAL

 O grupo debutou em 2011 como pioneiro do Kawaii Metal, gênero que mistura elementos do J-POP e do heavy metal.

baby metal

Atualmente, o JPOP é uma indústria que continua em ascensão e merece ser reconhecido e escutado tendo em vista a qualidade e a diversidade dessa indústria.

*artigo feito com a colaboração da May

Compartilhe esse post

Veja mais