EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Produtoras visuais no K-pop e seus estilos particulares.

Coletamos dados de alguns clipes produzidos pelas coletivas em questão e compilamos os detalhes mais particulares de seu estilo de edição.

Esse artigo tem como objetivo mostrar um pouco do trabalho de cada produtora visual responsável pelos clipes de K-pop. Coletamos dados de alguns clipes produzidos pelas coletivas em questão e compilamos os detalhes mais particulares de seu estilo de edição. Deixando claro que dentro de uma equipe existem diversos diretores, figurinistas, editores, responsáveis por 2d/3d, etc.
Etui Collective – A coletiva brinca usando formas geométricas bem definidas em associação com cores pasteis contrastantes. Contudo, há também clipes com cores escuras e o uso do preto lavado (acinzentado) quando a canção exerce maior carga dramática no ouvinte.

Red Velvet – Sappy Sappy; Chungha – Gotta Go; VIXX – Shangri-la; SHINee – Tell Me What To Do

No entanto, mesmo com mudanças de diretores e de equipe de arte de clipe para clipe, ETUI mostra um trabalho baseado nas três cores primárias.

MXM – Ya Ya Ya; CIX – Revival; NCT 127 – Regular

Zanybros – Procuram sempre trazer emoção pra coreografia e/ou movimentação dos artistas, por isso sempre vêmos variação entre ângulos simétricos e não simétricos, uso de flashes, zoom pós gravação, movimentação da câmera etc.

Dreamcatcher – Piri; SF9 – Enough; Rocket Punch – Bim Bam Bum; Golden Child – Wannabe

Em Twit da Hwasa vêmos todos esses elementos: A câmera não é estática, para deixar o espectador com sensação de estar presente na cena. Há zoom e assimetridade, além de flashes de iluminação.
Além disso, a empresa costuma fazer uso de plantas falsas e iluminação neon em clipes com orçamento menor.

DIA – Woowa; 100% – Heart; Weki Meki – Tiki Taka; GWSN – Bazooka

Rigend Film – A palavra que define o trabalho da companhia é: deslumbrante. Com detalhes caprichados e cinematografia digna de um filme de cinema, Rigend Film é a produtora responsável por alguns dos clipes que visivelmente não tem medo de abusar no orçamento.

SEVENTEEN – Fear; Lay – Honey; Iz*one – Concept Trailer : When IZ your BLOOMing moment?; Chungha – Stay Tonight

Os clipes são feitos para serem impressionantes. A atmosfera de cada canção é combinada perfeitamente com a estética emotiva que a companhia transmite. É presente a constante mudança de cenários, todos distintos um do outro, muito embora muitos sejam parte de um mesmo local.

Seventeen – Fallin’ Flower

Outro ponto que chama atenção é a montagem dos quadros em produção pós-filmagem. Em questão de segundos somos apresentados a diversos jogos de cores e ornamentação diferentes, mas que se complementam de maneira brilhante.

Iz*one – Fiesta

HIGHQUALITYFISH – Tipicamente trabalham com artistas grandes, como Shinhwa e idols da SM e JYP. O estilo é baseado em cores e seus contrastes em relação ás mudanças de cenas dentro do clipe.

Stray Kids – Miroh; Monsta X – Follow; Cravity – Break All The Rules; Taemin – Move

A produtora também trabalha com CGI de tirar o fôlego que normalmente é introduzido de acordo com a necessidade na história e estética geral do produto.

JUS2 – Focus; Monsta X – Follow; 1team – Make This; Stray Kids – Miroh

Destaque aos objetos 3D voadores que causam um efeito quase psicodélico aos olhos dos fãs.
(Quero abrir esse parênteses pra culpar eles pela quantidade exagerada de objetos 3D voando e explodindo na nossa cara em todo MV. Muito grata.)

Cravity – Break All The Rules; 1team – Make This

VIKINGS LEAGUE – Talvez a produtora mais “kpop” entre os clipes de kpop. Facilmente atrelados aos detalhes dos cenários, sempre são chamados para trabalhar novamente com os artistas, contribuindo assim na criação da identidade visual dos grupos.

MONSTA X_ THE CONNECT : D; Monsta X – Dramarama; Monsta X – Alligator; Monsta X – Shoot Out

Ainda em relação aos cenários, trabalham com ambientações construídas do zero de forma similar ao Etui Collective, contudo, utilizando cores mais vibrantes e priorizando as linhas retas, geralmente verticais.

Zhoumi – What’s Your Number; Apink – Dumhdurum; Nature – OOPSIE (My Bad); WJSN – As You Wish

Alguns temas repetidos em seus clipes: Arco Íris.

Apink – Dumhdurum; Chungha – Why Don’t You Know

Cenas solo de dança na água.

Nu’est – Bet Bet; Monsta X – Alligator; Apink – Dumhdurum

SEGAJI VIDEO – Trabalham prioritariamente com comerciais, mas os MVs produzidos por eles geralmente casam com a vibe do Hip Hop e do R&B que a Coreia gosta de consumir.

Chen – Shall We?; TVXQ – Hot Sauce; Baekhyun – UNVillage; Bibi – Nabi

Os diretores se dão ao trabalho cuidadoso de criar uma vibe para o ambiente. Dão foco em detalhes com planos mais abertos para simbolizar vazio ou solidão, enquanto cenas focadas em objetos ajudam a construir o sentimento do personagem dentro da cena.
Studio Naive – Normalmente trabalham com artistas da JYP, com certas exceções de tempos em tempos. A paleta de cores, por mais vibrante ou escura que seja, sempre carrega o preto azulado e/ou lavado.

Up10tion – Candyland; April – The Blue Bird; Pristin – We Like; GOT7 – One and Only You

Em comparação, seus clipes com atmosfera mais dançante e vibrante refletem na escolha de cores, normalmente muito ousadas e chamativas. Por outro lado, os clipes com canções mais dramáticas tem paleta de cor igualmente dramática, baseada em cores terrosas e pouco saturadas.

ITZY – Icy; KARD – Ride On The Wind; DAY6 – When You Love Somebody; Victon – Time Of Sorrow

O CGI também é presente em alguns dos trabalhos, principalmente nos da JYP. É um estilo que beira o realismo, mas deixando claro que é imaginativo e dando asas pra liberdade criativa da interpretação de quem assista.

TWICE – Yes Or Yes; GOT7 – Lullaby

Lumpens – Antigamente e até 2016 usavam um estilo similar ao Studio Naive no tocando ao uso do azul e do preto lavado. No entanto, nesse caso, as cores eram quase acinzentadas e o azul ou verde eram ressaltados nas tonalidades, não necessariamente os tornando mais vibrantes, mas sim presentes no clipe.

INFINITE – Last Romeo; Nicole – Mama; BTS – I Need U; VIXX – Love Equation

A produtora começou a introduzir em seus clipes efeitos de computação gráfica que são visíveis em trabalhos mais recentes, começando justamente a partir de 2016. Os visuais brincam muito com as cores e perspectiva.

Hyuna – Lip & Hip; IU – twnty three; Sunmi – Gashina; BTS – Idol

Por fim chamo também a atenção para a execução muito bem feita de efeitos práticos, principalmente com o uso de água, e para os magníficos planos abertos que nos dão dimensão do sentimento transmitido pela música.

BTS V – Singularity; Lee Hyori – Seoul; Sunmi – Heroin; BTS – Fake Love

August Frogs – Nesse caso são muito usados os elementos de fantasia, que criam um universo próprio dentro do clipe.

GWSN – Red Sun; Elris – Jackpot

Por trabalhar com muitos artistas de K Hip Hop suas produções dos clipes de Kpop tem aspectos similares aos trabalhos do KHH. Um dos elementos mais comuns é o uso de luzes neon ou coloridas no geral para criar contraste.

Gugudan – Not That Type; Taeyeon – Rain; ToppDogg – The Beat; Seventeen Hiphop Team – Check In

Purple Straw Film – Para finalizar a lista, a PSF trabalha com diversos estilos distintos, no entanto, damos destaque aos trabalhos excelentes com canções que remetem ao século passado. Cada década é representada com uma estética coerente e agradável aos dias atuais.

Você encontrou uma favorita no meio disso tudo? Comenta ou marca a gente pra que possamos saber!

Compartilhe esse post

Veja mais

Free Online Sports Betting Free online sports betting allows users to engage in wagering on sporting events without risking their own money.​ Typically offered as

Best Betting Promos Discover the top sportsbook bonuses and promo codes available in July 2024 from leading online betting platforms. Maximize your winnings with generous

Bookies Sign Up Offers Bookies sign up offers are bonuses and promotions offered by online sportsbooks to attract new customers.​ These offers can provide significant

Sports Betting Best Promos⁚ A Comprehensive Guide This comprehensive guide explores the best sports betting promotions, providing insights into welcome bonuses, free bets, risk-free bets,