Choi Yena (solista e ex-integrante do IZ*ONE), ficou marcada pelo conceito colorido e positivo com seus primeiros trabalhos como uma solista em “SMILEY”, e SMARTPHONE”, lançados em 2022, mas em janeiro desse ano “LOVE WAR” apresentou uma completa mudança de direção artística na sua identidade visual e composição.
“LOVE WAR” é uma faixa melancólica com elementos de R&B, que retrata a trajetória de em relacionamento que esfriou e está beirando o seu fim, a atmosfera melancólica que YENA e BE’O interpretam, é de duas pessoas que se culpam pelo fim de seu relacionamento. Até, que YENA decide acabar com a guerra do amor e deixar seu amante ir embora, apesar dos sentimentos persistentes, pois ela acredita ser melhor encerrar o relacionamento, já que os dois amantes não conseguem encerrar sua “guerra”.
A música é produzida por Milena (밀레나), plan8 e ARCHIVE (한성준) (Han Seong Jun), e também escrita por Milena com contribuições adicionais de YENA, BE’O (que também participa da faixa), view e 72. O instrumental de “LOVE WAR” é simples, mas com um toque funky, um contraste gritante em relação às faixas anteriores de YENA, que eram barulhentas e explosivas.
O MV de “LOVE WAR” começa com YENA apresentando ferimentos em seu rosto. Segundos depois, ela está caminhando por uma rua movimentada quando é atingida por um carro, explicando os ferimentos do início. Deitada no chão, em seu estado ferido, YENA olha para a câmera e começa a cantar. A cena, é referencia a abertura do filme, “Closer” lançado em 2004 e estrelado pela Natalie Portman.
O romance é sobre casais enfrentando suas frustrações dentro de relacionamentos superficiais. E ainda, YENA recria uma das cenas mais memoráveis do filme, que é sobre a exposição de fotografias onde a protagonista encontra sua imagem em um momento delicado registrado em preto e branco para todos.
Seu relacionamento tumultuado é mostrado em várias cenas. Em uma cena, ela aparece rasgando o que parece ser um álbum de recordações com seu amante; em outra, ela corta calmamente um prato em uma mesa de jantar antes que a ação se torne mais agressiva. Todas as memórias desse amor, trazem profundos sentimentos de raiva e desgosto ao olhar da nossa protagonista, e as poucas lembranças de amor entre eles, também são referencias cinematográficas. “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” é referenciado em cenas sobre o casal, antes que tudo que era lindo, torna-se um uma guerra fria e silenciosa.
Apesar do tema de “LOVE WAR”, não há imagens perturbadoras no vídeo musical. Mesmo assim, ele é intenso e acelerado, partindo de uma frieza ao explosivo final. A música é um diferencial entre os lançamentos atuais, YENA trouxe um lado diferente da moda Y2K com esse lançamento mais sombrio e sofisticado, a gente pode considerar o nosso hino dos corações partidos nesse dia dos namorados.