EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

#PAPOSÉRIO: Assuntos sensíveis usados pra “clout”

(Se você não sabe o que é clout, segura as rédeas que eu explico assim que for falar sobre. Vamos pra a introdução primeiro.)

Hoje eu queria falar sobre um assunto que eu acho que acabou se tornando comum em fandoms (não só do kpop), e que ta mais do que na hora de ser falado.

Diante de tantos acontecimentos tristes e chocantes no kpop nesses últimos anos, eu acho que é certo dizer que o comportamento dos kpoppers tem mudado muito em alguns quesitos, ainda que não tanto em outros. Tentamos reforçar a importância da saúde mental e do bem-estar, não só dos idols, mas dos fãs também, e isso com mais intensidade.

Agora, neste final de década, nós como um conjunto, com o auxílio da internet, temos mais acesso a conhecimento, e temos uma noção pelo menos básica da importância de tratar bem os outros e tomar cuidado com o que dizemos, porque nossas palavras têm com muita certeza um impacto grande. A era da internet torna muito fácil espalhar informações, e é seguro dizer que quase sempre as informações que difamam são espalhadas mais rápido e afetam com muito mais intensidade. Temos fãs que já nasceram na era da internet, aqueles que nunca presenciaram uma vida sem ela, o que tem seus lados bons e ruins quando paramos pra pensar. Mas, isso já é fugir um pouco do assunto.

Eu quero falar aqui hoje sobre algo que poderia também ser consideram fandom war (brigas entre fandoms), mas que levando em conta como esses conflitos acontecem, alcançam um patamar muito perigoso, em que assuntos sensíveis na sociedade são usados para causar conflitos entre fandoms ou dentro de um fandom, e receber clout.

Clout (n.) – atenção nas redes sociais.
Ex.: “Fulano nem gosta desse grupo, mas ele postou fancam daquela idol dançando só pra ganhar clout.”

Vocês podem estar se perguntando especificamente sobre quais assuntos sensíveis eu estou falando. Bem… todos eles.

A questão é que qualquer assunto sensível que definitivamente não deveria ser usado para coisas (vocês vão ter que me desculpar) fúteis, quando postas em perspectiva.

Vou desenhar um exemplo pra vocês para deixar mais claro, porque não quero dar um exemplo real e acabar trazendo à tona uma treta dessas que já tenha sido amenizada e causar mais caos.

Suponham que um grupo bem famoso vai fazer comeback. Como sempre, esse grupo tem antis (o termo atual que se usa pra haters). Suponham também que o grupo que esses antis são fãs vai ter um comeback próximo ao desse grupo mais famoso. Indo pela lógica, essa que nem sempre é regra, o grupo mais famoso teria mais wins em music shows, como o Idol Champion, Inkigayo, etc. Então os fãs desse grupo que são antis desse outro e não querem de jeito nenhum que eles ganhem (que eu preciso adicionar, são sempre uma minoria das pessoas do fandom), tentam causar uma polêmica pra sujar a imagem desse grupo e impedir eles de ter um bom desempenho no comeback.

Ainda em suposição, digamos que pra causar polêmica, esse pequeno grupo de pessoas pega alguma coisa fora de contexto como um vídeo, uma foto, algo que esse(a) idol disse, e acusa esse(a) idol de estar atacando ou dizendo algo ofensivo contra um grupo marginalizado. Esse grupo marginalizado poderia ser pessoas de cor, mulheres, a comunidade LGBTQ+, pessoas com deficiências, etc. Ou até subgrupos mais marginalizados ainda dentro desses grupos, como por exemplo vítimas de assédio sexual.

Aí eu já estou chegando no ponto que eu queria chegar. É obvio o porquê de essas sabotagens serem algo ruim. Mas muitas vezes nós pensamos da forma que a sociedade nos ensinou a pensar. Muitas vezes nós descobrimos que foi sabotagem, ficamos do lado do(a) nosso(a) idol, e ficamos na defensiva contra quem vem alegar contra ele(a), porque afinal, não queremos vê-lo(a) passar por isso sem que tenha feito algo pra merecer.

Mas aí vem o problema que foi o que me inspirou a escrever esse artigo. Muitas vezes o fandom fica do lado do grupo/idol, e ignora esse grupos marginalizados que foram afetados. Principalmente nessa situação hipotética em que foi descoberto que foi tudo armado pra sabotar o comeback desse grupo, porque aí qualquer pessoa que esteja nesse grupo de minoria e tenha se sentido afetado por essa falsa acusação, é atacada. Muitas vezes essas pessoas que já estão se sentindo atacadas por aquele(a) idol ou grupo de quem ele(a) é fã, são chamados(as) de fãs falsos, de ignorantes, de problemáticos, etc.

Falhamos a perceber que o problema principal é o uso desses assuntos tão delicados que afetam vida de muitas pessoas e marcam elas pra sempre, mas principalmente a resposta dos fandoms quando alguém se sente atacado. Muitas vezes essas pessoas que se sentiram atingidas ficam vulneráveis, porque imagina só você viver a sua vida toda sofrendo um preconceito, e aí alguém acusa aquela pessoa que você tem como exemplo de fazer uma coisa dessas. Você se sentiria derrotado, não? E você quer explicações, porque quer a gente queira ou não, acabamos confiando nessas pessoas de quem somos fãs. E em seguida, quando é explicado que tudo foi sabotagem, as pessoas se viram pra você e te acusam de ser uma pessoa horrível por ter duvidado do seu ídolo por sequer algumas horas.

Muitas vezes os fandoms em conjunto falham a perceber que as pessoas que se sentem atingidas por essas falsas alegações, têm sofrido com esse tópico que foi muito mal usado, uma boa porção da vida delas, ou até mesmo sua vida inteira.

Retomando aquele momento em que eu não sei quantos de vocês quiseram me crucificar por chamar nossos assuntos de kpop “fúteis”, eu queria que entendessem que isso tudo é em perspectiva. Para muitos, quando isso acontece, é uma ameaça ao grupo ou idol que staneamos e à imagem dele, que, sim, pode tornar tudo muito grave se não for esclarecido logo, mas para essas pessoas que convivem com esse assunto polêmico, se torna pessoal. Porque é um ataque às dificuldades que elas passam todos os dias.

E além disso, o uso de um assunto tão polêmico de uma forma tão descuidada e desnecessária faz com que o assunto não seja levado a sério em uma ocasião em que as alegações são reais. Se você vê um idol sendo chamado de homofóbico todo dia pelas pessoas que não gostam dele, mesmo sem nenhuma prova sequer de que ele seja homofóbico, no dia em que acontecer algo que comprove que ele seja, e as alegações são verdadeiras, vai ser difícil de acreditar, porque as pessoas estiveram brincando com esse assunto sério já tem um tempo. E aí, ninguém mais leva a sério quando acontece de verdade.

O propósito desse artigo é chamar a atenção pra isso o que acontece. Todos nós amamos os idols que staneamos, mas temos que respeitar uns aos outros, principalmente as pessoas, sejam dos fandoms ou não, que são vítimas e que podem estar sendo injustiçadas. Vamos levar isso no coração e lembrar que da próxima vez que algo assim acontecer, tem gente bem inocente que está sendo afetada por uma “brincadeira” de mal gosto.

Um beijo e um queijo <3

Compartilhe esse post

Veja mais