Quando pensamos em SHINee lembramos sempre das coreografias difíceis e bem sincronizadas, vocais impecáveis dentro e fora do estúdio, o carisma e talento para fazer mil e uma coisas como atuar, dançar, modelar, compor e etc. Mas o que poucos sabem é como esse grupo começou e por que eles são considerandos os príncipes do KPOP até hoje.
Início da Carreira (2008)
SHINee é um grupo formado pela S.M. Entertainment que teve seu debut no dia 25 de maio de 2008. O grupo é composto por Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin. O grupo começou com o R&B contemporâneo mas com o tempo foi mostrando um grupo experimental que se arrisca em todos os gêneros existentes no mundo. De uma imagem fofa e sentimental em “Replay”(2008) a uma totalmente “raivosa” e mostrando as habilidades vocais mais maduras dos membros em “Lúcifer”(2010). “Lucifer” foi nomeada para o Best Dance Performance Award no Mnet Asian Music Awards em 2010 por sua coreografia excepcional.
O grupo ganhou atenção por iniciar uma tendência de moda entre os alunos, que a mídia chamou de “Shinee Trend“. O grupo não parou de crescer desde o seu debut, eles são considerados como um dos melhores vocalistas ao vivo no K-pop e são conhecidos por suas rotinas de dança altamente sincronizadas e complexas.
Imagem, vocais, dança e estilo musical
SHINee é conhecido por seu estilo de moda, criado pelo designer Ha Sang-baek (???), que conta com tênis de cano alto, jeans skinny e blusas coloridas.
Nos primeiros anos de sua carreira, o grupo passava uma imagem de “garotos inocentes”. O conceito “encanto infantil” foi um fator importante para o SHINee ganhar fãs. Em 2009 com o lançamento de Romeo o conceito usado foi uma releitura futurística do clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta, com cores porém em tons mais suaves e com alguns detalhes metálicos, já o brilho ficou por conta das pedrarias e acessórios. Com o lançamento de 2009, Year of Us o estilo do grupo tornou-se mais maduro, com cores sóbrias e muito vermelho, embora ainda tenham continuado com a imagem única do SHINee.
Eles são conhecidos por sua abordagem inovadora para a música e coreografia incomparável e são considerados como um dos melhores vocalistas ao vivo e dançarinos no kpop. Em 15 de outubro de 2013, a Billboard fez uma declaração em seu site oficial sobre “Everybody“. No mesmo dia o colunista Jeff Benjamin, responsável por vários artigos de K-Pop na revista americana Billboard, publicou no site da mesma uma matéria falando sobre a coreografia do grupo em Everybody:
Os garotos estão em constante estado de girar, pular e levantar uns aos outros no videoclipe que o acompanha. Nos primeiros 45 segundos, assista SHINee ir ao chão para fazer intensos passos de dança full-blown. O único momento que parece que os garotos conseguem respirar é enquanto estão agindo em câmera lenta fazendo as sequências.”
“Um destaque vem durante a ponte (3:30) quando os garotos se juntam ao redor do integrante Taemin para simular estarem dirigindo um avião humano. O movimento é uma reminiscência de quando TVXQ junta seus braços com os dos dançarinos para criar a ilusão de um braço gigante, durante as performances de Catch Me.
Quanto mais o tempo passa, SHINee se reinventa, mais e mais. Seus vocais são impecáveis, dando-lhes o apelido de CDNee pelos seu ótimo desempenho gravado e ao vivo. Mesmo com coreografias estonteantes e elétricas, SHINee mantém seu vocal ao vivo impecável, seja em grupo ou na apresentação de seus solos.
A amizade entre eles e outros grupos
SHINee é o tipo de grupo que você torce para ter interatividade com o seu grupo (seja ultimate ou não) pois, sempre que podem, abraços e brincadeiras não faltam. Há um tempo atrás, eles ficaram próximos do grupo BTS por culpa da amizade do integrante Minho com o V e Taemin com Jimin. Além disso, Taemin é um dos melhores amigos de Kai do grupo EXO e tem um grupo de amigos que incluem Kai, Jimin do BTS, Ha Sung Woon de Wanna One e o Timoteo do HOTSHOT.
Minho e V (BTS) são amigos íntimos. Minho em uma entrevista, disse que sem dúvida Taehyung era o maknae mais fofo e cheio de aegyo do que poderiam imaginar, disse que a verdadeira face do garoto era a fofura.
Depois da interação no dorama Hwarang: The Beginning, percebemos a frequência do contanto deles dois, seja em premiações ou em programas musicais, aonde Minho sempre faz questão de ir abraçar seu maknae.
Outras interações do SHINee:
Hoshi (Seventeen) e SHINee
No programa de variedades “Star Show 360“, Hoshi, o Shawol representante do grupo, falou sobre seu amor por SHINee.
“Eu sempre gostei de SHINee,” diz Hoshi. Ele adiciona que seu pai é conhecido do tio de Taemin, então ele recebeu um de seus álbuns como presente.
“Eu costumava ouvir suas músicas todas as noites antes de dormir,” ele diz. “Suas músicas são tão boas.”
Os anfitriões dão outra chance para Hoshi falar sobre SHINee, e então ele diz, “Eles me fizeram sonhar em ser um cantor.” Como eles começam a brincar fingindo que estão falando dele novamente, Hoshi adiciona que ele achou o álbum tão bonito que ele sentiu como se precisasse comprar uma cópia também.
“Qual seu membro favorito?” pergunta Tak Jae Hoon, e Hoshi hesita. Leeteuk fica receoso antes de Hoshi dizer, “Eu gostava de todos!”
Entrevista com Gabriela Brandalise
Youtuber, escritora e SHAWOL. Em seu canal, Gaby fala sobre ‘texto, criação de histórias, sobre o processo de escrever um livro, histórias que podem ser suas também, e falo das coisas que eu mais gosto.’
1 – Por que você escolheu o SHINee como seu grupo ultimate?
R= Porque, se você conhece o SHINee, você não tem como não escolhê-lo. Você nunca vai ver o SHINee sendo óbvio ou previsível. É um grupo que tem oxigênio, é original, é um grupo que experimenta, cria tendências, tem consistência musical, maturidade, os vocais são excelentes, as músicas muito bem produzidas. O SHINee tem presença de palco, os membros são carismáticos quando estão se apresentando, as coreografias do grupo são criativas e o SHINee as executa perfeitamente. Além disso, a música do SHINee têm uma complexidade. O que quer dizer que o SHINee não entrega músicas mastigadinhas, aquele “mais do mesmo”, nem álbuns clichês e fáceis de você digerir. O trabalho deles exige de você, exige que você faça a sua parte, que você preste atenção, que você pegue as referências. Porque é um trabalho com muita informação.
2 – O que mais te chama atenção no grupo?
R= São muitas coisas, mas eu diria que as perfomances ao vivo. O SHINee ao vivo é um acontecimento. É quase um fenômeno. Além dos vocais serem impecáveis, e não é à toa que eles são chamados de CDNee, a produção dos shows é linda e a presença de palco dos membros emociona. É uma mistura de competência artística com muito carisma, o que torna o grupo apaixonante. Você chora até em música animada assistindo ao SHINee. Porque há verdade no que eles fazem. O SHINee enche qualquer palco, não importa que tamanho tenha. É deslumbrante vê-los ao vivo.
3 – Como foi o primeiro contato com o SHINee?
R = O primeiro contato foi com o MV de Sherlock e eu me apaixonei imediatamente. A música me chamou muito a atenção, pela qualidade da produção e dos vocais. Além disso, o visual do grupo deu um nó no meu cérebro. Aquele conceito meio hippie fashion, meio steampunk, me deixou fascinada. Eu nunca tinha visto algo parecido na vida. Era tão criativo que eu sentia que precisava ver várias vezes para absorver tudo. Lembro de ver o MV repetidamente por dias. Deslumbrada.
4. Qual o seu bias e por quê?
R = Eu não sei se a palavra “bias” faz justiça à maneira como eu enxergo o Taemin. Porque hoje ele é o artista que eu mais admiro. Primeiro, pela carga artística que o Taemin tem. Tudo o que ele faz trasmite emoção. Dançando ou cantando, o Taemin inquieta, perturba, hipnotiza, emociona. Ele tem bom gosto e refinamento, e demonstra ter uma preocupação em ser original, em trazer algo novo para o mercado fonográfico, em criar trabalhos realmente inovadores. É quase como se ele se sentisse confortável arriscando. Além disso, a sensualidade dele não é gráfica e óbvia, mas sim evocativa e, por isso, muito bonita e artística. Não é anormal o Taemin ser sexy e quase poético, ao mesmo tempo. Na dança, os movimentos do Taemin são limpos, fluidos, feitos não sob uma ponta grossa de um giz de cera, mas sob a ponta fina de um lápis. É refinado. Ao mesmo tempo, é artístico, livre de rótulos de gênero. O Taemin conversa com você enquanto dança. Também o admiro porque ele é estudioso. Fica sempre evidente o quanto ele se prepara para cada comeback. Ele estuda, busca referências, aprimora sua técnica. Sempre que o vejo, tenho a impressão de que ele tensionou um pouco mais a corda de sua habilidade. E quando você acha que ele já chegou ao limite, ele te surpreende com outro trabalho oxigenado, livre de clichês.
5. O que mais mudou na sua vida após ter conhecido o cenário Hallyu?
R = O trabalho dos artistas coreanos me deixou mais criativa. A riqueza de referências, produção, conceitos, me ajudou com as minhas próprias criações. Foi como se a criatividade dos coreanos tivesse aguçado a minha própria. A maneira da Coreia de fazer arte me inspira muito.
Alguns vídeos da Gaby sobre o SHINee:
SHINee é o típico grupo que você olha e pensa: uau. Sim, só isso. Não há palavras para descrever o quão incrível eles são.