EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
download (1)

O que é ‘Ending Fairy’, finalmente?

Há muitos anos tenho me acostumado com o termo ‘fada’ dentro do diálogo de fãs coreanos de Kpop, quando passei a assistir o ‘One Fine Day’ do SEVENTEEN em 2015, e muitas vezes os próprios membros do grupo usavam a palavra para se descrever. Woozi, por exemplo, era a ‘Fada de atrair fãs’, devido a sua vibe fofa e ao mesmo tempo personalidade forte e talentosa. Foi apenas um ano depois que o Produce 101, reality show da Mnet, foi ao ar pela primeira vez. Com ele, surgiu um fenômeno que permanece até hoje e muitos confundem como evento exclusivo da quarta geração do Kpop.
No final da performance de ‘Into The New World’ do SNSD, Chaeyeon, membro do DIA e consequentemente do I.O.I após sua vitória no programa, cativou os olhos de seus fãs com seus visuais inocentes e puros em sua fancam individual. Desde então, a cena passou a ser chamada de ‘Ending Fairy’, ou seja, a fada do encerramento da apresentação.

Chaeyeon em seu primeiro ending fairy.

Ainda em 2016 tivemos os primeiros Ending Fairy resultados de Music Shows, surfando na onda do sucesso do fenômeno, e assim pudemos ver shots em close up no rosto de idols ao longo dos últimos anos, como Jungkook do BTS em Boy With Luv, Taeyeon do SNSD em Holiday e também Irene em Peek-A-Boo e Russian Roulette.

A Mnet percebeu a popularização do termo e obviamente passou a incluir momentos similares no fim de apresentações lendárias, como a música tema das seguintes temporadas do programa, Produce 101 (S02) e Produce 48.

Park Jihoon, encerrando a a performance de Nayana com uma piscada de olho que ficou tão famosa que virou sua marca registrada.
Miyawaki Sakura encerrando a performance de Nekkoya.

Acontece que com o passar do tempo, a ferramenta ficou mais e mais popular e agora é praticamente uma obrigação a ser cumprida no final de casa Stage. Em 2020 e 2021, devido a pandemia, os fãs não poderiam estar presentes nas gravações de music shows, por isso, muitos idols resolveram voltar-se a criatividade quando a câmera focava neles. Tivemos mensagens em papel, língua de sinais, idols quebrando frutas ao meio, trabalhadas e até beijo. Confiram alguns dos melhores Ending Fairy feitos durante a época da pandemia:

Heechul do Super Junior viralizou por seu ending fairy, por parecer completamente envergonhado.

Jongho do ATEEZ partindo uma maçã ao meio com as mãos e a comendo depois.
Seungyoon do WINNER se esquecendo que tinha preparado um papel para o Ending Fairy, se atrapalhando e imediatamente sendo cortado por outra performance.
Nine dando um beijinho em Love do OnlyOneOf.

Han Kyuong Cheon, o diretor do Music Bank, revelou em entrevista que a equipe tem acesso a música por volta de uma semana antes para que o membro escolhido seja adicionado ao storyboard das filmagens do dia. Os aspectos discutidos são não somente o membro mais popular, mas também aquele que está mais favorável diante da movimentação das câmeras e da coreografia.

Compartilhe esse post

Veja mais