EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O melhor do conceito dark

Sempre que pensamos em conceito dark, há alguns grupos que vem a nossa mente. Esse tipo de abordagem se baseia em causar algum tipo de desconforto, mascarado por embelezamentos artísticos e sempre suportados pelos pilares de uma história envolvente. Esse conceito era muito popular nas mãos do VIXX, mas hoje toma uma roupagem diferente ao ser abordado principalmente por girlgroups, cada um tonalizando o propósito do dark com suas próprias cores.

1. PIXY – Wings


O girlgroup estreante marcou seu debut com um conceito de arrepiar. Não somente pelo porte mais “obscuro” do Music Video, mas também pelo rap inicial ser sussurrado, quase como que em oração. A obra é finalizada por uma coreografia original e interessante, muito bem executado pelas, vale ressaltar, apenas rookies.

2. Purple Kiss – Can We Talk Again


Enquanto outros grupos na lista sigam uma vibe mais voltada para terror ou cenas sangrentas, o novo grupo da RBW escolhe representar o conceito dark em sua música e interpretações nas performances. De uma forma sutíl e madura, o grupo ressalta como uma formação pre debut, quando bem feita, pode causar um grande impacto. A palavra chave para o Purple Kiss é emoção.

3. Dreamcatcher – Piri


Talvez um dos mais assustadores do grupo, perdendo somente para os dois primeiros lançamentos do grupo. Piri retrata diversos dos nossos maiores medos, com uma atmosfera sombria, mas encantadora. Um dos maiores trunfos do Dreamcatcher é conseguir contar histórias macabras e/ou obscuras enquanto capazes de manter uma postura intocável, se provando rainhas da performance.

4. VIXX – Voodoo Doll


VD é um dos clipes que se você nunca viu, precisa ver. Um marco na história do Kpop, foi censurado pelas emissoras de TV pela coreografia considerada “violenta”, além de mostrar de forma mais explicitas cenas de tortura, subimissão e afins.

5. Pink Fantasy – Fantasy


Uma abordagem diferente do lançamento mais recente do grupo. Fantasy se assemelha ao som de bandas emo que eram populares em 2009, com um toque pop reproduzido através das coreografias e instrumentos escolhidos.

6. Nature – Girls


Assistir ao clipe é como assistir um pesadelo, ou um jogo indie de terror. Há muito acontecendo, mas sem jamais perder a essência artística. A música em si já tem uma sonoridade misteriosa, assim como certos trechos de Jungle de CIX, o que acontece pelo excelente trabalho da equipe de produção e mixagem da música. Girls é considerado por muitos o hino moral dos girlgroups de 2020 e o renascimento do Nature.

7. Ladie’s Code – Hate You


Um dos primeiros conceitos dark na história dos girlgroups, o clipe acompanhado da música são eficazes em causar arrepios pelas cenas com bonecas e, no geral, de situações assustadoras.

8. Rainbow – Black Swan


Em um dark mais “refinado” e elegante, Rainbow entrega tudo e mais um pouco com Black Swan. A faixa é diretamente inspirada no ballet dramático de Tchaikovski, acompanhada de elementos relacionados a cultura dos séculos XVI até XIX.

Bônus:

Purple Kiss – Ponzona

Compartilhe esse post

Veja mais