EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
ADE NPOMV

NPOMV indica – 5 Artistas para conferir na CCXP22

O épico está de volta!

Falta pouco menos de uma semana para que o maior evento de cultura pop do mundo receba fãs de todos os cantos.

Após dois anos sem realizar uma edição presencial, a CCXP22 volta ao São Paulo Expo com as mais diversas atrações como shows, palestras, concursos de cosplay, painéis com artistas brasileiros e estrangeiros além, é claro, daquele espaço tido como o coração do evento: o Artist’s Alley.

O Artist’s Alley, que pode ser traduzido para beco dos artistas, é o local em que os artistas podem expor e vender seus trabalhos enquanto interagem com o público.

Como são muitos, é comum que não dê tempo de ver ou conhecer todos os artistas. Por esse motivo nós, da NPOMV, decidimos fazer uma lista com alguns artistas que estarão no Artist’s Alley.

Fila de entrada da edição de 2019 (Foto por Marcelo Paixão – Reprodução/Divulgação)

#1 MONGE HAN – Quadrinista
Mesa B42

Monge Han é um artista Amarelo-Brasileiro, descendente de Coreanos. Em suas obras aborda temas autobiográficos ligados à sua identidade racializada, além de questões existênciais, humor e webcomics ficionais (como Mondolís). Monge trabalha principalmente com quadrinhos e ilustrações, mas também é streamer parceiro da Twitch, aonde divide espaço com uma comunidade maravilhosa que se apoia em lives de trabalho conjunto.

#2 ING LEE – Desenhista, editora
Mesa B36

Ing Lee é artista coreano-brasileira e surda oralizada. Bacharel em Artes Visuais pela UFMG, trabalha com publicações independentes desde 2016. É co-fundadora do selo editorial O Quiabo. Gosta de criar intuitivamente contrastes em justaposições de cores vibrantes e incorporar narrativas contidas nos detalhes. Foi uma das artista convidadas do FIQ (2022), do festival romeno UNFINISHED (2021) e Faísca Festival Internacional de Risografia (2020). Também foi finalista 3 vezes do Prêmio Dente de Ouro (edições 2018 e 2019). Paralelamente, integra o programa Amigos da Embaixada da Coreia, como promotora da cultura coreana no Brasil, e faz parte do Mitchossó, coletivo da diáspora coreana da Casa do Povo.

#3 FRAN MATSUMOTO – Roteirista, escritora, desenhista
Mesa F25

Fran Matsumoto é uma artista nipo-brasileira do Vale do Paraíba, São Paulo. Formou-se em Biologia pela USP em 2019, mas trabalha como ilustradora freelancer desde então. Em 2020, seu primeiro livro “Tatá” recebeu o Selo Distinção Cátedra 10, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Hoje foca em ilustração de livros para a infância e histórias em quadrinho, aproveitando qualquer oportunidade para experimentar novas técnicas tradicionais e misturas de mídia.

#4 PEDRO OKUYAMA – Roteirista, escritor, desenhista
Mesa C17

Professor na HQ em Foco, curso de desenho, ilustração e quadrinhos. Publica suas HQs no site Histórias Lacônicas, tendo foco em histórias curtas, cotidianas e introspectivas. Pela editora Zapata Edições, desenhou: Histórias Lacônicas, Sobre o Tempo em que Estive Morta, Zémurai 02, Pelota 02 e Hacking Wave. Pela editora Ciranda Cultural: Lupin, o Ladrão de Casacas, Contos Novos de Mario de Andrade e Frankenstein. Pela editora Skript: Dossiê Bizarro – Demoníaco. Produz também zines: Café, As Ideias, As Baratas e A Balada de Jurandir.

#5 YOSHI ITICE – Roteirista, escritor, quadrinista
Mesa A28

Yoshi Itice é de Curitiba/PR e trabalha com quadrinhos desde 2010. Seu primeiro lançamento impresso foi “Last RPG Fantasy”, vencedor do Troféu Angelo Agostini como melhor publicação independente de 2012. Foi o autor da minissérie “Minecomics” lançado pela editora Tambor e colorista do quadrinho “Bobarella” lançado pela editora Guará. Em 2017 começou a produzir sua série autoral “Eventos Semiapocalípticos” que chega ao seu último volume neste ano de 2022. Além de quadrinista, Yoshi também atua como ilustrador freelancer.

Caso você tenha a oportunidade de ir, não deixe de fazer uma visita às mesas destes artistas.

Por enquanto, a venda dos ingressos está sendo feita apenas pela internet. Para consultar valores e as datas disponíveis, acesse o site.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5).

Compartilhe esse post

Veja mais