O épico está de volta!
Falta pouco menos de uma semana para que o maior evento de cultura pop do mundo receba fãs de todos os cantos.
Após dois anos sem realizar uma edição presencial, a CCXP22 volta ao São Paulo Expo com as mais diversas atrações como shows, palestras, concursos de cosplay, painéis com artistas brasileiros e estrangeiros além, é claro, daquele espaço tido como o coração do evento: o Artist’s Alley.
O Artist’s Alley, que pode ser traduzido para beco dos artistas, é o local em que os artistas podem expor e vender seus trabalhos enquanto interagem com o público.
Como são muitos, é comum que não dê tempo de ver ou conhecer todos os artistas. Por esse motivo nós, da NPOMV, decidimos fazer uma lista com alguns artistas que estarão no Artist’s Alley.
#1 MONGE HAN – Quadrinista
Mesa B42
Monge Han é um artista Amarelo-Brasileiro, descendente de Coreanos. Em suas obras aborda temas autobiográficos ligados à sua identidade racializada, além de questões existênciais, humor e webcomics ficionais (como Mondolís). Monge trabalha principalmente com quadrinhos e ilustrações, mas também é streamer parceiro da Twitch, aonde divide espaço com uma comunidade maravilhosa que se apoia em lives de trabalho conjunto.
#2 ING LEE – Desenhista, editora
Mesa B36
Ing Lee é artista coreano-brasileira e surda oralizada. Bacharel em Artes Visuais pela UFMG, trabalha com publicações independentes desde 2016. É co-fundadora do selo editorial O Quiabo. Gosta de criar intuitivamente contrastes em justaposições de cores vibrantes e incorporar narrativas contidas nos detalhes. Foi uma das artista convidadas do FIQ (2022), do festival romeno UNFINISHED (2021) e Faísca Festival Internacional de Risografia (2020). Também foi finalista 3 vezes do Prêmio Dente de Ouro (edições 2018 e 2019). Paralelamente, integra o programa Amigos da Embaixada da Coreia, como promotora da cultura coreana no Brasil, e faz parte do Mitchossó, coletivo da diáspora coreana da Casa do Povo.
#3 FRAN MATSUMOTO – Roteirista, escritora, desenhista
Mesa F25
Fran Matsumoto é uma artista nipo-brasileira do Vale do Paraíba, São Paulo. Formou-se em Biologia pela USP em 2019, mas trabalha como ilustradora freelancer desde então. Em 2020, seu primeiro livro “Tatá” recebeu o Selo Distinção Cátedra 10, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Hoje foca em ilustração de livros para a infância e histórias em quadrinho, aproveitando qualquer oportunidade para experimentar novas técnicas tradicionais e misturas de mídia.
#4 PEDRO OKUYAMA – Roteirista, escritor, desenhista
Mesa C17
Professor na HQ em Foco, curso de desenho, ilustração e quadrinhos. Publica suas HQs no site Histórias Lacônicas, tendo foco em histórias curtas, cotidianas e introspectivas. Pela editora Zapata Edições, desenhou: Histórias Lacônicas, Sobre o Tempo em que Estive Morta, Zémurai 02, Pelota 02 e Hacking Wave. Pela editora Ciranda Cultural: Lupin, o Ladrão de Casacas, Contos Novos de Mario de Andrade e Frankenstein. Pela editora Skript: Dossiê Bizarro – Demoníaco. Produz também zines: Café, As Ideias, As Baratas e A Balada de Jurandir.
#5 YOSHI ITICE – Roteirista, escritor, quadrinista
Mesa A28
Yoshi Itice é de Curitiba/PR e trabalha com quadrinhos desde 2010. Seu primeiro lançamento impresso foi “Last RPG Fantasy”, vencedor do Troféu Angelo Agostini como melhor publicação independente de 2012. Foi o autor da minissérie “Minecomics” lançado pela editora Tambor e colorista do quadrinho “Bobarella” lançado pela editora Guará. Em 2017 começou a produzir sua série autoral “Eventos Semiapocalípticos” que chega ao seu último volume neste ano de 2022. Além de quadrinista, Yoshi também atua como ilustrador freelancer.
Caso você tenha a oportunidade de ir, não deixe de fazer uma visita às mesas destes artistas.
Por enquanto, a venda dos ingressos está sendo feita apenas pela internet. Para consultar valores e as datas disponíveis, acesse o site.
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5).