O grupo da JYP, NMIXX, virá ao Brasil em 2025, e aproveitando a deixa, por que não aprender um pouco sobre a discografia e história do grupo?
NMIXX change up, let’s go!
O grupo feminino da quarta geração debutou em fevereiro de 2022 com o mini-álbum “Ad Mare” e a title “O.O”. Na época, a curiosidade do mundo do K-pop sobre o novo grupo da grande empresa acabou atraindo atenção às duas músicas lançadas, trazendo consigo diversas críticas. O NMIXX, como fiz o nome, é um projeto de um “novo mix” uma “nova mistura”, e demonstrou isso com a sua música de debut, que já possuía o famoso mixx pop. Quem já escutou as músicas do NMIXX sabe que elas gostam de trocar a linha da música enquanto cantam “NMIXX change up, let’s go”.
Porém, querendo ou não, as críticas ao rookie em 2022 acabaram atraindo ainda mais atenção à Kyujin, Jinni, Haewon, Lily, Sullyoon, Jiwoo e Bae. Logo no início de Março, no showcase de debut, o nome do fandom foi revelado como NSWER (lido como a palavra “answer” em inglês).
O primeiro ano e a perda de uma membro
Cerca de 3 meses após o debut, o NMIXX lança duas OSTs para o desenho animado da DreamWorks “Hey Gabby!”. As músicas receberam até mesmo clipes no canal da Vlending com um conceito fofo relacionado ao desenho infantil.
Dois meses depois, em julho, o grupo lança um single de verão, “Kiss”, como parte de um projeto da Warner Music Korea, enquanto os fãs ainda esperam o tão desejado comeback que só sairia 7 meses após o debut.
Em setembro, NMIXX lança então seu segundo mini álbum, “ENTWURF” com a title “DICE”. Com um MV completamente maravilhoso, uma sonoridade única, coreografia impecável, o grupo nos traz a música que renderia um viral nas premiações de final de ano devido a um erro que acabou virando um acerto.
Durante o MBC Music Festival de 2022, Haewon acaba adiantando o tempo que deveria começar seu hight note, mas ela e Lily lidam com isso perfeitamente:
Ainda nesse ano as meninas lançam um single natalino, “Funky Glitter Christmas”, no final de novembro. E enquanto se preparam para o próximo comeback no começo de 2023, é anunciado que a membro Jinni estava deixando o grupo por motivos pessoais.
Que o mixx continue!
Em março de 2023 “Young, Dumb, Stupid” é lançado como pre-release para o mini álbum “expérgo”. A música recebeu críticas novamente pelo mixx e pelo conceito, porém a sample de “Frère Jacques”, ou para nós “Os dedinhos”, foi uma boa música tanto quanto os lançamentos que ainda viriam no álbum uma semana depois. “Love me like this” para alguns que viveram o lançamento da title não possui mixx pop, o que causou certa preocupação do grupo perder sua identidade.
Seguindo a nova tradição do grupo de pre-releases, em julho elas lançam “Roller Coaster” como prévia de “A Midsummer NMIXX’s Dream”. Um álbum calmo com conceito diferente do que o NMIXX já havia feito, com ótimos vocais e um visual único em “Party O’clock”.
Nos preparando para o primeiro full album, as meninas lançam “Soñar (Breaker)”, um mixx de um estilizado latino hip hop. Um pouco depois “DASH” é lançada no álbum “Fe304: BREAK” novamente mostrando a versatilidade e diversidade conceitual do grupo, investindo em um hip hop com sua pitada do mixx pop.
Para inovar ainda mais, NMIXX reaparece em menos de dois meses, indicando o lançamento do single “FEIFEI”. Enquanto alguns grupos fazem lançamentos japoneses, o grupo da JYP resolve lançar um cover oficial de uma música em cantonês.
O último comeback do grupo ocorre em agosto, sem um pre-release, com o mini “Fe304: STICK OUT” e a title “별별별 (See that?)” elas continuaram apostando no hip hop, com pitadas do country para completar a famosa mistura.
Em setembro elas lançaram um single em colaboração com Dimitri Vegas & Like Mine, “Come on”. Em outubro, para agradar nós latinos, NMIXX lança uma versão em espanhol da latina “Soñar (Breaker)”.
Atualmente o grupo está em tour, o “Nmixx change up: Mixx Lab”, e passará por São Paulo no dia 28 de fevereiro, seis dias após completar o terceiro ano desde o debut. Que as meninas sejam recebidas com muito carinho e animação no Vibra São Paulo!