EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Momentos incríveis para a maquiagem no kpop em 2019

O Kpop sempre foi uma fábrica de tendências, seja dentro da própria indústria ou do nicho que consume o estilo da indústria musical. No entanto, observamos que desde 2016, com a explosão definitiva das músicas e clipes do gênero, vários tópicos de tendência tem surgido. Glitter; tons de batom; iluminador; sombras e afins, todos contribuíram para uma drástica mudança do visual dos artistas no começo da década para o fim dela.
Enquanto lá para 2010 os idols promoviam com delineado e lápis de olho pesados, agora as sombras rosadas e em tons de pêssego marcam maior presença. Os lábios também escaparam de um rosa pink blush e viajam para corais, rouges e avermelhados.

Confira os melhores momentos de 2019:

1. Chungha

Em 2019 a idol solista e membro do I.O.I ousou bastante nas escolhas de caracterização para os figurinos de seus lançamentos. Enquanto em Gotta Go Chungha tinha uma maquiagem com sombras mais leves e batom pesado, o visual de Snapping se destaca pelas sombras mais escuras e pelas pérolas em seu rosto.
Desde o lançamento de Very Very Very do próprio I.O.I (e de Russian Roulette do Red Velvet, ambos de 2016) que a tendência de acessórios no rosto como jóias ou adesivos se tornou presente. No entanto, a delicadeza e a elegância das pérolas junto da escolha de maquiagem, da lente azul, o cabelo loiro e as joias em suas roupas e acessórios faz com que Chungha pareça um ser mágico no seu último lançamento.
Imagem relacionada
Imagem relacionada

2. Momoland

O grupo que em 2020 tem experienciado sua maior mudança em termos de escolha de figurino desde o hit Bboom Bboom demonstrou também um visual marcante em 2019. Com Pinky Love, single japonês e por isso não muito propagado entre o público geral do Kpop, Momoland ressucita a tendência anteriormente citada.
Contudo, contando com o visual “bêbado” de bochechas e nariz rosado, cada integrante possui seu próprio set de acessórios fofos. Algumas tem bolinhas, outras tem frutas, flores, e Jooe tem granulado colorido!

Ainda sobre Momoland, com o single I’m So Hot o grupo recebeu diversar opiniões que não concordavam entre si. Um dos tópicos que gerou certo tipo de debate foi o iluminador de Yeonwoo, agora ex membro do grupo. A agora atriz usava um iluminador cintilante, completado com uma camada de glitter que a destacava em toda performance.

Momoland não tem medo de ousar quando o assunto é maquiagem: Durante a KCon a maknae Nancy usou um iluminador de arco-íris, tendência antiga entre as gurus de beleza no youtube, mas que raramente ou nunca foi vista entre as artistas de Kpop. Nancy aparenta ter um gosto particular por arco-íris, já que também pintou suas unhas nas suas cores durante o mês da visibilidade LGBT.

3. Red Velvet

Seguindo o caminho do arco-íris, Yeri, maknae do Red Velvet, demonstrou muita autonomia na escolha de suas maquiagens durante as promoções de Zimzalabim e Umpah Umpah. A idol chegou até mesmo a usar os cílios com máscara nas cores do arco-íris, dando um charme único para a performance. Yeri ganhou bastante atenção no último ano por seu charme mais maduro e por compartilhar seus experimentos em seu visual.

Mas o grupo não parou por ai, e Red Velvet foi longe com Psycho. Com maquiagens pesadas, que ainda assim são muito distintas daquelas que iniciaram a década, o grupo ousou com batons em tons marsala e vinho. Junto de um jogo de contraste entre sombras claras e escuras bem esfumadas, o grupo com certeza impactou 2019 aos 45 do segundo tempo.

Para completar tudo que já foi citado até aqui, nem só se escuridão vive Psycho. Glitter também foi parte da criatividade da equipe que caracterizou o grupo. O MV também carrega muitas joias finas de Damiani, Jewel County, Romangshu, Venicate, Alessandra Rich, Zara e Dolce & Gabanna. 

Um dos pontos mais altos é a maquiagem bagunçada de Wendy, como a de alguém após uma ressaca ou um momento ruim, que é exatamente o que o clipe tenta nos passar. Com o olhar pesado da idol, a cena é ainda mais eletrizante.

4. EXO

Continuando na SM, em 2019 o comeback do EXO ‘Obsession’ foi um grande lembrete do quão incrível a produção do grupo pode ser. Os membros foram caraterizados de maneiras muito distintas para criar um visual antagonista para os “clones” do grupo. Apesar da forma caricata, a maquiagem consegue ser atraente e chama atenção por ser extremamente artística, assim como o álbum que carrega o single.

5. ATEEZ

A equipe que direciona o estilo e caracterização do grupo da KQ merece ser muito mais valorizada. ATEEZ tem demonstrado variedade não somente no estilo musical, mas também na forma como são apresentados ao público de acordo com a sonoridade da cancão promovida. Em Hala Hala os membros não mostram seus rostos no clipe, forçando o espectador a prestar atenção na performance e na canção.
No entanto, nas performances ao vivo, ATEEZ ousou para capturar o gosto do público. Seonghwa pediu pessoalmente para que quem estava o maquiando fizesse algo especial no goodbye stage da canção.


E não diretamente focando na maquiagem, mas o líder Hongjoong apresentou uma variedade de formas pequeninas de chamar atenção usando sua sobrancelha. Com um risquinho diferente dos costumeiros dois tracinhos, durante Wonderland o rapper enfeitou a região com glitter, pedras e jóias. Enquanto que durante Say My Name usou maquiagem para criar um efeito cruzado.

Não podemos ter mencionado ATEEZ e a icônica ‘Hala Hala’ sem mencionar o ‘lipstick smudge’ de Wooyoung. Fechando a era como uma das mais marcantes para o visual e main dancer do grupo, Wooyoung revela seu rosto no final do clipe após os outros membros cairem no chão. Em seu rosto há uma mancha vermelha.
Claro, foi combustível para diversas teorias dentro do fandom, e não necessáriamente é um look de se sair na rua, mas a caracterização de maquiagem forte com pretos e marrons nos olhos faz uma conexão com o vermelho na sua boca.

6. Seventeen

Absolutamente o momento mais icônico em um clipe em 2019. Tão marcante quanto o corte de cabelo de Yeeun do CLC no hit entre os fãs internacionais ‘Black Dress’, esse ‘lipstick smudge’ não poderia ser esquecido. Em um clipe intenso com letra que fala sobre o medo em um relacionamento, Jeonghan capturou os olhares do público ao aparecer em um fundo branco, com cabelos loiros e lentes azuis.
No entanto, quebrando a construção feita para representar pureza, a cena da mancha de batom representa Jeonghan sendo corrompido e foi gravada em apenas um take.

Compartilhe esse post

Veja mais