EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
Xinyu do tripleS no centro. À esquerda estão os nomes das subunits do grupo.

Mais uma subunit? Entenda a formação do tripleS

O supergrupo tripleS voltou essa semana com o lançamento de mais uma subunit, a Visionary Vision, com a title “Hit the Floor” do novo álbum “Performante”. Você caiu de paraquedas no mundinho WAV e quer saber mais como o grupo funciona, como as units são formadas e quais já existem? Então dá o play em Hit the Floor e vem ler um resumo do que é o tripleS. 

Rumores sobre um novo supergrupo já circulavam a internet no início de 2022, mas a confirmação veio em 4 de abril, quando a Modhaus lançou um vídeo de 40 segundos no canal oficial do tripleS. No vídeo o grupo é anunciado e também é apresentado o conceito do S, SocialSonyoSeoul, esse é o “S triplo”. Sonyo, palavra coreana para garotas; Seoul, a capital  da Coreia do Sul; portanto, tripleS significa algo como “as garotas sociais que vivem em Seul”. 

No dia 1° de maio a primeira integrante do tripleS é anunciada. Yoon Seoyeon, sul-coreana nascida em 2003, iniciaria um processo de formação do grupo que viria a durar quase dois anos. No vídeo que a introduz é também anunciado o Signal, programa do grupo no YouTube que acompanha a vida das membros durante os dias desde 9 de maio de 2022. As garotas, como a gente, só saberiam quem seriam as próximas integrantes pelos vídeos de introdução, e só se conheceriam pessoalmente no dia marcado de entrada delas na Haus. A Haus, outra parte da dinâmica do tripleS, foi a primeira casa das meninas, quando haviam membros demais para morarem só em um lugar outras Haus foram criadas. Tiveram até mesmo duas Haus em Tóquio! Atualmente há 3 Haus: a MODU Haus, em que 7 integrantes vivem; a Cookie Haus, onde mais 7 vivem; a MOD Forest Haus, com 4 moradoras; e, após o grupo ser completo, as membros que quisessem poderiam viver por si mesmas, então as 4 que sobraram moram fora das Haus. 

Como aqui a intenção é um resumo, não irei falar sobre cada vídeo ou cada evento, e sim resumir partes que considero mais importantes. Por exemplo, o grupo tem um conceito de ser aberto para os fãs realizarem decisões, como qual vai ser a faixa título de um álbum baseado em prévias do instrumental das faixas disponíveis, ou quais integrantes farão parte de qual unit. Porém não explicarei cada cada decisão feita e como foi feita, a intenção é falar apenas sobre a formação das units. 

Entre o dia 21 e 25 de setembro de 2022, cerca de dez dias após a chegada da oitava integrante do tripleS, acontece o primeiro Grand Gravity, o Atom01. A formação das duas primeiras subunits do grupo é então decidida pelos fãs por meio do aplicativo Cosmo. A cada duas membros, Seoyeon e Nakyoung, Hyerin e Soomin, Chaeyeon e Yubin, e Jiwoo e Yooyeon, era preciso escolher uma para entrar no primeiro grupo.  As ganhadoras foram Nakyoung (irmã mais nova da solista BIBI), Hyerin, Yubin e Yooyeon, que debutaram no Acid Angel from Asia (AAA) um mês depois, no dia 28 de outubro, com o álbum “Acess” e a title “Generation”. 

Entre o debut do AAA e do segundo grupo formado no Atom01, o +(KR)ystal Eyes (KRE), acontece o debut oficial do tripleS, em fevereiro de 2023, com apenas 10 integrantes. No dia 13 de fevereiro é lançada a title “Rising” e o álbum “Assemble”. Seoyeon, Hyerin, Jiwoo, Chaeyeon, Yooyeon, Soomin, Nakyoung, Yubin, Kaede e Dahyun foram as membros participantes. A data utilizada como aniversário de debut é esta, mas o fandom também comemora os aniversários de revelação de cada membro.

Três meses depois, no dia 4 de maio, o +(KR)ystal Eyes finalmente debuta, com uma diferença de meio ano entre o debut da outra subunit. O tripleS já tinha 14 integrantes e outras duas subunits formadas, mas apenas as 4 membros escolhidas em setembro de 2022 debutaram nesse momento. Na época acabou acontecendo uma confusão, o debut do grupo aparentemente deveria ter acontecido antes mas por problemas internos não ocorreu. A MODHAUS, empresa do grupo, lançou uma nota alegando tentativas de boicote da subunit, e o KRE não pode participar de vários stages devido a isso. O fandom especulou que “Cherry Talk”, o nome da title do álbum “Aesthetic”, seria um aplicativo do grupo que não pôde vir à tona devido a esta situação. É possível perceber no MV que as meninas realmente utilizam um aplicativo inexistente que seria o Cherry Talk.

No dia 27 de junho é lançada uma nova versão de “Touch”, beside do álbum “Aesthetic”, em que a décima quarta membro, Sohyun, participa cantando um trecho extra. O nome dessa versão é “Touch+” e ela teve um MV.

Entre 21 de abril e 1° de maio acontece o Grand Gravity: Two big WAVes, quando o grupo tinha 14 integrantes, mas a votação já contou com as duas próximas na inclusão nas duas subunits que formariam. A decisão, assim como no primeiro, colocou duas membros e pediu que escolhessem qual debutaria no primeiro grupo que tinha um conceito descrito como “comum, pop e amável”, enquanto o outro seria “dança high-tech, extraordinário e estiloso”. Yubin, Seoyeon, Kaede, Dahyun, Sohyun, Hyerin e Nien foram escolhidas para o LOVElution. Entre as não reveladas S15 e S16 o público escolheu a que seria a S16 para ser membro do LOVElution, porém, devido ao pouco tempo até o debut a empresa decidiu que a S15, Xinyu, iria primeiro. No dia 17 de agosto o LOVElution debuta com o álbum “ↀ” (Muhan) e a title “Girls’ Capitalism”. 

Dois meses depois, no dia 11 de outubro, o EVOLution debuta com Yooyeon, Chaeyeon, Nakyoung, Jiwoo, Kotone, Soomin, Yeonji e a S16, Mayu, com o álbum “⟡” (Mujuk) e a title “Invincible”. Entre o debut das duas subunits nenhuma adição de integrantes acontece e ele permanece com 16 integrantes até final de dezembro. 

De 22 a 24 de novembro o Grand Gravity: Ballad Dimension acontece para criar uma subunit vocal do tripleS. Dahyun já estava determinada como membro, então foram decididas as outras 4. Dessa vez a votação aconteceu em grupos pré-formados de 4 membros, então o que ganhasse já decidiria as 4 de uma só vez. O ganhador foi a combinação D com Jiwoo, Chaeyeon, Kaede e Nien. Elas debutaram no Aria só no outro ano, em 15 de janeiro de 2024, com o álbum “Structure of Sadness” e a title “Door”.

No dia 31 de outubro foi anunciado que as próximas 4 integrantes que seriam reveladas formariam a subunit NXT. Do dia 21 ao dia 24 de dezembro Lynn, Joobin, Hayeon e Shio foram anunciadas como membros do tripleS e, entre a revelação da Joobin e da Hayeon, a subunit debutou com o single “Just do it”.

No dia 14 de fevereiro de 2024 é anunciado o debut OT24 do triples, as últimas 4 integrantes, Chaewon, Sullin, Soah e Jiyeon são reveladas entre 1° e 4 de abril e o primeiro lançamento com o grupo completo acontece 1 mês depois, no dia 8 de maio de 2024. O tripleS, após 2 anos de revelação, finalmente debuta com sua formação completa, com o álbum “Assemble24” e o title “Girls Never Die”. 

Em março, antes da chegada das últimas 4 membros e do “Assemble24”, foi anunciado que essas últimas integrantes formariam a subunit Glow. Chaewon, Sullin, Soah e Jiyeon debutam na subunit em 21 de junho com o single “Inner Dance”. A música não teve MV, apenas uma compilação de reels e uma performance oficial. 

Entre 14 e 18 de junho o Grande Gravity: Vision@ry Vision acontece para que os fãs escolhessem as 12 integrantes que formariam parte de uma subunit de dança. Yubin e Lynn já estavam pré-selecionadas, e a decisão das outras 10 seguiram as seguintes regras: dia 14 – escolher a líder do VV; dia 15 – escolher 4 membros; dia 16 – regra secreta; dia 17 – escolher outras 4 membros. No primeiro dia, Hyerin foi selecionada para participar da unit e ser a líder dessa. No segundo dia, Kaede, Sohyun, Yeonji e Kotone foram escolhidas. No terceiro dia a regra secreta foi revelada, a membro seria escolhida pela líder, Hyerin escolheu Nakyoung. No último dia, Yooyeon, Nien, Xinyu e Jiyeon foram escolhidas. O Visionary Vision debutou hoje, 23 de outubro de 2024, com o álbum “Performante” e a title “Hit the Floor”.

No dia 20 de julho o tripleS lança um single japonês, ### (Hash), com todas as membros. A música não tem MV e foi lançada durante eventos do grupo no Japão. 

Em agosto deste ano o último Grande Gravity aconteceu, o Japan Dimension. Esse gravity decidiu a primeira subunit japonesa do tripleS, o ∞! (Hachi!). A formação foi realizada em três partes, primeiramente 2 foram escolhidas pela empresa, 2 no site japonês do tripleS e 4 pelo aplicativo Cosmo. Na primeira parte a MODHAUS escolheu a Shion e a Mayu, na segunda foram selecionadas Yooyeon e Kotone, e por fim Jiwoo, Chaeyeon, Soomin e Chaewon completaram a formação. Infelizmente muitas pessoas no fandom WAV questionaram a composição da unit, já que por ser japonesa era esperado que todas as integrantes japonesas do tripleS tivessem a oportunidade de participar, no entanto Kaede e Lynn que são japonesas não entraram na formação. A previsão de debut é novembro, com a title “Untitled”.

Além dos lançamentos já descritos, o tripleS lançou em 6 de julho de 2023 o “Cherry Gene”, álbum com 3 remix de “Cherry Talk” com “Generation”, músicas do Acid Angel from Asia e do +(KR)ystal Eyes), e essa junção de subunits foi chamada de Acid Eyes. Elas também lançaram um álbum instrumental, com os instrumentais de músicas já lançadas na época, no dia 2 de fevereiro de 2024, o “4study4work4inst Vol.1”.

Muitas pessoas da comunidade kpopper se questionavam, desde o anúncio do tripleS, se um grupo de 24 pessoas seria uma boa ideia, se todas teriam oportunidades e linhas em músicas. Porém acredito que com um grupo tão grande e com uma dinâmica tão detalhada todas as 24 terão seus momentos, assim como vimos que a MODHAUS fez questão de criar subunits para as últimas 4 integrantes para não serem as únicas sem uma. Na minha opinião, o tripleS como é gera diversas oportunidades de formação, de atividades, de conteúdo, que outros grupos não teriam. Com a criação constante de novas units sempre haverá o momento para alguém! E as units não são fixas, a maioria até mesmo já disbandou e não terá mais atividades. A abertura do tripleS também possibilita aos membros a terem atividades solos e participarem de outros eventos, como a participação da Seoyeon e da Jiwoo no Queendom Puzzle, da Dahyun do Masked Singer coreano, entre outras que ainda virão. Escute o comeback do tripleS com “Hit the Floor”!

Compartilhe esse post

Veja mais

2024: O Grande Ano do aespa

O ano de 2024 consolidou o aespa como um dos maiores fenômenos da música global, marcando uma era de grandes conquistas e projetos ambiciosos. Desde