Sabemos que o Kpop bebe de diversas fontes para construir histórias criativas e conceitos inovadores. A mitologia e a cultura grega não fogem do campo de inspirações da indústria. A inspiração está nos nomes artísticos, nas experiências visuais completas em clipes e homenagens explícitas em álbuns de estúdio. Confira aqui algumas das inspirações mais marcantes!
1. Seline do Cignature
De nome de nascença Yeonjung, a vocalista do novo girlgroup da C9/J9 tem seu nome artístico inspirado na deusa grega Selene. Filha de titãs, Selene é a deusa da lua e considerada a própria personificação dela. É irmã de Hélio, o deus do sol, e apaixonou-se pelo belo mortal Endimião. Por desejo seu, Zeus concedeu um desejo para seu amado. No entanto, Endimião resolveu pedir sono eterno para que fosse belo para sempre, e por isso Selene descia do olimpo para estar com o amado.
2. Lea do Secret Number
Nascida como Ogawa Mizuki, a vocalista provável líder do SN revelou que escolheu seu stage name por causa de uma deusa grega. Anteriormente, no Skarf, seu nome artistico era Hana, e no Mix Nine Lea participou com seu nome de nascença. Não se sabe ao certo em qual deusa a idol de Tóquio se inspirou, mas há suspeitas que seja de Leda, uma das paixões de Zeus.
3. VIXX
O boygroup da Jellyfish ousou em 2016 com três lançamentos seguidos que referenciam a mitologia grega. Zelos, Hades e Kratos são os álbuns nomeados a partir das divindades. Dynamite é uma canção que retrata se sentir enciumado ao ver a parceira com outra pessoa e pertence ao álbum Zelos, o deus da rivalidade e da inveja.
Em Fantasy o conceito é bem mais obscuro para se remeter ao deus do submundo, Hades. A arquitetura da referência é muito mais visual do que presente na canção nesse caso.
Por fim, em The Closer o grupo fala sobre controle para referenciar Kratos, o deus da autoridade. Os três álbuns se encontram disponíveis no Youtube e no Spotify.
4. Gugudan
O girlgroup, também da Jellyfish, seguiu os passos de seus sunbaes. Em A Girl Like me Gugudan retrata o mito de Narciso. O single está contido no álbum Act.2 Narcissus e disponível no Spotify e Youtube. No clipe há diversas referências a “encarar a si mesmo”, na coreografia o ato de segurar um espelho é incluso.
Filho de uma ninfa e do deus rio, Narciso deveria ter uma vida longa contanto que jamais admirasse sua própria figura, como dito pelo vidente Tirésias. Narciso era tão belo que as ninfas se apaixonavam por ele, incluindo Eco, uma oréade que protegia as montanhas e os campos. Por ter menosprezado as ninfas, Afrodite resolveu lhe dar uma lição.
Narciso se viu no rio após beber um pouco de água e passou a admirar seu reflexo. Ele então atirou-se nas águas para tentar alcançar a si mesmo. Afrodite acabou o transformando em uma flor, o narciso.
5. SF9
Também referenciando a Narciso, SF9 referencia o mito em Enough, single do álbum NARCISSUS, disponível no Spotify e Youtube. O clipe mostra muito a questão de ver a si próprio usando água, espelhos e edição.
Se você ouviu a palavra narcisista, ela surgiu justamente das muitas versões da história de Narciso. Na versão que Amínias é rejeitado por ele e pede aos deuses para que punam Narciso antes de cometer suicídio, Narciso se atirou na água por saber que jamais teria seu objeto de desejo (ele próprio).
6. SHINee
No hinário atemporal The Misconceptions Of Us o boygroup da SM não falhou em nos dar não só uma, mas três menções a mitologia grega. A primeira, na ordem, é Selene 6.23. A deusa da lua já mencionada no inicio do artigo é referenciada juntamente ao dia 06/06/2013, dia em que houve o que é chamado de super lua.
As duas menções seguintes são nas canções SHINe (Medusa I) e Dangerous (Medusa II).
Eles dizem que ninguém te viu ainda. No momento em que nossos olhos se encontrarem, é o fim. — Dangerous (Medusa II).
Você pode ouvir as três músicas aqui:
7. B.I.G
Em Aphrodite o boygroup fala de Afrodite, a deusa do amor e da fertilidade. Com diversas histórias que contam seu surgimento, Afrodite é conhecida por sua beleza e por punir aqueles que ficavam em seu caminho. O grupo fala sobre se apaixonar por uma mulher bonita tal qual uma deusa.
8. Sunmi
Em Siren a cantora expressa elementos da cultura grega, como por exemplo mais explicito o próprio nome da canção. Os gregos, assim como diversos outros povos antigos que viviam de pesca e de grandes navegações, criaram mitos semelhantes a criaturas que seduziam os tripulantes das embarcações. Há uma diferença entre sereias e sirenas, sendo as últimas realmente a denominação original de Siren.
Sirenas são mulheres pássaro, no entanto, com o passar dos anos, se tornaram mulheres-peixe culturalmente. As nereidas, filhas de Nereu e Doris, eram realmente mulheres metade humano, metade peixe, e originalmente não eram as sereias quem cantavam e seduziam os homens aos mares, mas sim as Sirenas.
Apesar do “correto” ser afirmar que Sirens são Sirenas e Sereias as nereidas, ou mulheres peixe, devido as mudanças do mundo atual hoje em dia o nome Siren acaba sendo a denominação de ambos.
O clipe de Sunmi não é infeliz nesse aspecto, pois retrata Sunmi enjaulada como um pássaro e também remete muito ao aspecto literal de sereia com cauda.
9. BTS
Blood, Sweat & Tears, canção do álbum Wings, não é somente uma esplêndida obra visual, mas também um conteúdo profundo e detalhado repleto de simbologias e obras de arte.
Primeiramente, temos Perseu. Perseu resolveu enfrentar Medusa, a górgona que transformava qualquer um que lhe olhasse nos olhos em pedra. No entanto, as versões pela razão pela qual ele resolveu enfrentá-la são muitas. Uma delas conta que foi um presente para Polidecto. Após matá-la a decapitando com seu escudo, Perseu ofereceu a cabeça de Medusa para Atena, aquela quem o ajudou e que originalmente havia punido Medusa por inveja.
Em seguida temos duas obras de arte que mencionam Ícaro. O filho de Dédalo ficou preso no labirinto construído para o Minotauro, a pedido do Rei Minos. Por isso, Dédalo criou asas para ele e para o filho usando cera de mel de abelha e penas de pássaro e avisou que não poderiam voar muito perto do sol. Muito embelezado pela dádiva do voo, Ícaro não ouviu seu pai e caiu no mar Egeu, se afogando.
10. 9muses
As nove musas do Olimpo eram filhas de Mnemósine e capazes de incitar criatividade artística. Seu templo originou o termo museu, onde são exibidas diversas artes. O nome do grupo e o conceito original de nove membros se origina desse mito.
Lembre-se de ajudar o movimento Black Lives Matter. Você pode contribuir com doações, mesmo se não tiver dinheiro, e ajudar a criar conscientização sobre o tema; além de assinar petições e contribuir com informações válidas para a proteção de manifestantes. Saiba como ajudar e fazer isso e muito mais aqui: https://vidasnegrasimportam.carrd.co/