A expansão mundial do K-pop trouxe consigo mudanças radicais na indústria e forçou empresas a mudarem suas abordagens para se adequarem ao novo patamar que a indústria coreana foi colocada mundialmente.
A mudança do sistema mais elaborada após o aumento estrondoso do interesse por conteúdo sul-coreano é a “JYP 2.0”, anunciada pelo CEO Park Jinyoung em evento promovido pela Spark Labs em junho de 2018. O novo sistema de administração em 4 estratégias principais, são eles: o “Company in a Company (empresa em uma empresa); “Globalization by localization” (Globalização por localização); “JYP music fator”; e “Creativity from happiness” (Criatividade por felicidade)
No primeiro ponto abordado no evento, Park Jinyoung conversou sobre como vão mudar a forma que a empresa é administrada, onde há um departamento que cuida de uma certa área, como marketing e gerenciamento, para diferentes que cuidam de um único artista. Ele explicou que dois anos atrás, ele testou esse novo formato de força tarefa com o TWICE, e achou que as coisas foram rápidas e a comunicação foi melhor entre a equipe, artista e público.
No entanto, JYP será de agora em diante 4 diferentes empresas sob o nome de JYP Entertainment, e todos os artistas sob a JYP serão designados para uma força tarefa específica. A segunda estratégia que o Park Jin Young discutiu foi a “Globalização por localização”. Ele falou em como trazer o Nichkhun para ser um membro do 2PM ajudou o grupo a se tornar um grupo global e conectado com mais fãs ao redor do mundo.
Park Jin Young explicou como JYP continua a treinar talentos estrangeiros para ser parte dos grupos da JYP, e eles vão continuar a expandir e debutar dentro de seu sistema membros não coreanos.
A empresa debutou um grupo chinês (boy story) e estão planejando debutar um girlgroup japonês no futuro. A terceira estratégia foi criar “JYP Music Factory” (fábrica de música da JYP), um espaço enorme que irá ajudar a manter a qualidade enquanto aumentam a quantidade de músicas dos artistas. As novas facilidades incluem: 9 estúdios de dança, 18 salas de canto, 7 salas de produção, 11 cabines de gravação e duas salas de mixagem para dar aos artistas estabelecidos e trainees mais recursos para criarem música.
Park Jinyoung falou sobre “Criatividade por felicidade”, na qual discutiu a criação de bom ambiente de trabalho para os funcionários da JYP. Ele falou sobre a nova lei que o governo coreano estabeleceu em que todos os trabalhadores devem trabalhar menos que 52 horas por semana, causando a redução do número máximo de horas que cada pessoa trabalha na JYP Entertainment e do desejo de contratar mais pessoas para assegurar que um equilíbrio saudável na vida do trabalhador seja mantido. Park Jinyoung também falou sobre servir comida orgânica de alta qualidade na tentativa de assegurar que os artistas e funcionários possam manter um estilo de vida saudável.
Por fim, ele enfatizou a importância da saúde mental e afirmou que possuem um grupo de psicólogos escolhidos a dedo que regularmente irão interagir com funcionários e artistas. No final de 2019, mais de 1 ano depois do anuncio da “JYP 2.0”, o que mudou?
As duas confirmações sobre o avanço desse plano é a mudança do prédio da sede da JYP entretainment e mesmo com grupo rookie que a empresa está focada é o ITZY (debutado em 10/2/19), entretanto foi dito na conferência de imprensa “NIZI Project” (ocorrida em 7/2/12) que a partir de julho de 2019 a empresa sediaria audições em 10 cidades (8 japonesas e 2 nos EUA) e recrutariam 20 trainees para esse projeto do grupo japonês, inclusive criando um reality show mostrando todo o processo que deveria ter ido ao ar em outubro de 2019. Rumores indicam que o grupo poderia debutar em novembro de 2020.
2024: O ano do LE SSERAFIM
O ano de 2024 ficou marcado por diversos momentos. Entre tantos lançamentos, hits e acontecimentos, o grupo LE SSERAFIM, que completou dois anos ainda em