Tudo começou com o depoimento de Lee Hain. A ex participante do Produce 101 e do Idol School fala em seu instagram e no programa PD Notes sobre a manipulação e as condições absurdas dos survival shows. Desde o depoimento de Haein, outras participantes resolveram falar sobre o ocorrido, como Jessica Lee e Cho Yubin, além de outras em anonimato. Um dos depoimentos é o suficiente para compreender a profundidade do problema:
Nós ainda estamos crescendo então precisavamos comer. Haviam até meninas de uns doze anos de idade. Elas até começaram a chorar por que, nessa idade, você chora se não é alimentada. Todo mundo chorava e era uma baita bagunça. – Trainee Anonima.
No programa foi revelado que por causa do estresse e da condição em que elas estavam vivendo, a menstruação de algumas garotas parou, enquanto uma delas menstruou e teve cólicas por dois meses seguidos.
Elas eram, literalmente, trancadas em um quarto, e somente comiam e dormiam quando os staff permitiam que acontecesse. Aparentemente, uma garota quebrou uma janela para fugir dessas condições de exaustão e cansaço, além é claro da fome, o peso abaixo da média e os problemas de saúde.
As vezes as filmagens começavam 4 da manhã e só termnavam de noite, elas eram presas lá dentro mesmo se fossem garotas menores de idade, o que, segundo uma das participantes, causou sérios danos físicos e psicológicos para as meninas.
Jessica Lee (Lee Seul) compartilhou em seu canal do Youtube que ela aceitou participar do programa por acreditar que seria um Reality Show, e por isso seu pai lhe deu permissão para participar. Contudo, muitos dos acontecidos não foram explicados quando ela foi chamada, como por exemplo:
- Apenas por volta de 4 garotas fizeram audição para o programa.
- Algumas garotas haviam assinado contratos antes do programa e durante também. (O que não coloca o fromis_9 em posição de culpa, ja que algumas trainees que assinaram o contrato nunca debutaram.)
- Que os celulares seriam confiscados e colocados em uma sacola lacrada, mesmo quando a emissora havia afirmado que ela poderia ter contato com o mundo de fora.
- As entrevistas eram longas e levavam uma, duas, ou até cinco horas. Jessica afirmou que sentia como se os Staff e Entrevistadores estivessem forçando que ela falasse algo dramático. Uma das entrevistadoras disse após sua eliminação que “Do começo até o fim, você está me frustrando”, pois em todas as entrevistas Jessica só dizia a verdade.
Eles nos deram uma lista de coisas que não podiamos falar sobre.
Nós não tinhamos permissão para dizer, ‘Isso foi manipulado’, ‘Ela é desqualificada’, ‘Estamos presas’, ‘Nós filmamos noite adentro desde o primeiro dia’, e afins. – Trainee Anônima. - Que elas ficariam trancadas.
Eles chamavam isso de Reality Show, por que não chamavam esse programa de um drama/novela? – Jessica Lee
A youtuber conta que elas deveriam ser garotas bonitas por dentro e por fora, que buscavam o mesmo sonho e que isso já deveria ser interessante o suficiente. Não havia necessidade de drama. O que é interessante, pois a música tema do programa se chama “Eu sou linda”.
Jessica aponta também que quando os staff notaram o aumento de peso de algumas meninas, começaram a chegar os corpos das garotas que iam para a escola. Elas estavam comprando comida escondidas para si mesmas e para suas colegas. A partir desse ponto, começaram a usar balança para conferir o peso delas semanalmente. Se perdessem um quilo, podiam ir para a cidade comprar algum lanche. Se ganhassem um quilo, teriam que comer SOMENTE UM pedaço de comida. Jessica dá o exemplo: Um pedaço de batata frita, ou um pedaço de carne.
Jessica compartilhou que a regra foi cancelada quando ela reclamou para os staff que haviam muitas meninas menores de idade ficando doentes e com peso abaixo do saudável.
Apesar do fato de que no PD Notes afirmam que a line up final estava pronta desde o começo, Jessica diz que não se sabe se os votos eram manipulados ou não, e que chegou a um ponto de implorar para que a eliminassem do programa, Haein também disse que se tiveram manipulações ou não ela não tem certeza, e não sabe se isso seria importante na sua vida.
Eu acredito que se tiveram manipulações ou não é algo que eu não saberia e eu não sei se isso seria importante na minha vida ou não. Por muito tempo, eu aprendi que a vida não é justa pra todo mundo, e apesar dessa situação eu acredito que tive sorte por que eu fui capaz de conhecer fãs que me apoiaram nas minhas várias atividades curtas, e assim como minha sorte estava ao meu lado por isso, eu apenas vivi a vida pensando que eu não fui capaz de agarrar a oportunidade chamada ‘Idol School’ quando foi dada a mim. – Lee Haein em discurso no se instagram.
Foi exposto também que o local que viviam era muito novo e havia poeira e cheiro forte de tinta, algumas garotas chegaram a ter erupções cutâneas.
O quarto rosa que você vê no show havia sido construído a pouco tempo então fedia a tinta muito forte. Não era ventilado também, então se alguém movia um lençol havia poeira pra todo lado. Trainees com pele sensível tinham erupções cutâneas por todo o corpo.
Durante minha preparação para Mr. Mr, assim como as batalhas de posição do Produce 101, nós estavamos nos preparando para a competicão que escolheria o primeiro lugar do time, mas do nada, no dia da batalha, eles mudaram as regras dizendo que não era uma batalha entre o time, mas sim um time contra o outro no topo do palco.
O time de Catallena, o time que competia conosco em performance de dança ao vivo, continuou com a competição dublando. No fim, durante nossa missão de nova canção, que era ao vivo, eu fui excluida durante as audições para a nova canção, e logo depois da minha exclusão, eu escutei que aqueles que haviam decidido me excluir eram os staff que eram contra mim e me disseram que sentiam muito.
Além disso, eu também filmei coisas como se fosse um drama como dizer que a música era boa enquanto dançando sendo que não havia nenhuma música, e de apenas olhar para algo e sorrir. – Lee Haein
Elas não eram liberadas para sair, nem por um dia sequer. Os celulares eram escondidos e não era nada como o Produce 101 em que elas dormiam no dormitório e saiam, e por que eram 41 meninas sem empresa alguma, elas não tinham nenhuma proteção.
Uma vez por mês se fazia compras, e fora do tempo que haviam para comer, não podiam comer em outro momento. Quem estivesse exausta e dormisse ou perdesse a hora de comer tinha que passar fome.
Jessica Lee e Lee Hain ambas constataram que estavam vivendo com seus direitos humanos feridos.
As integrantes do fromis_9, grupo formado pelo Reality, também expuseram suas opiniões no passado.
Em Yangpyung, sério… No começo eu sempre chorava até dormir… Mas tinha tantas bebês, então tipo… Eu realmente não podia dizer “Eu quero ir pra casa”, “Que saudades da minha mãe”. Por que era vergonhoso derramar uma lágrima, já que havia tantas meninas novas. Eu pensei que não haveria um dia que nós iriamos sair dali. – Lee Saerom, membro do fromis_9
E também:
Eu ficava tipo “Quando isso tudo vai acabar?” – Lee Nakyung, membro do fromis_9
Cho Yubin, membro do PinkFantasy, também expôs seu lado da história, mas não foram encontradas traduções na internet até o momento.
https://www.youtube.com/watch?v=5fhcqyL4ZlA&t=19s
Ambas Yubin e Jessica se desculparam publicamente por não terem feito a audição para o programa, pois não sabiam que havia uma a princípio e ambas constataram que se sentem culpadas por isso.
Todas as 40 alunas sofreram tanto quanto eu e confiaram muito uma no outro. – Cho Yubin
Por favor, se lembre que eu não tenho intenções de diminuir as meninas do fromis_9. Eu as conheço muito bem pessoalmente e estou realmente feliz pelo debut delas, não importa o que houve. – Jessica Lee
Nós da NPOMV gostariamos de lembrar que assim como o fromis_9, a Lee Haein, a Cho Yubin e a Lee Seul, várias outras idols passaram pela mesma situação. Eunsuh e Natty, que participaram também do Sixteen na JYP, Haru do Ho1iday, Jo Yuri do Iz*one, Onda do Everglow, a youtuber Snowbaby, a artista de covers Never Dahee, a ex membro do Tiny-G Myungji, a participante do Finding Momoland Shin Sia, além das outras meninas que participaram do Produce48 junto de Yuri e Gyuri, Bae Eunyoung e Lee Sian, e claro consequentemente todas as outras meninas que não debutaram ainda ou que sumiram da mídia.
É o caso de Seo Herin, que foi mencionada em um artigo recentemente aqui. Assim que saiu do programa, Herin disse em seu twitter:
https://twitter.com/HerinSeo/status/1038121745880961024?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1038121745880961024&ref_url=https%3A%2F%2Fnpomv.com%2Fsexualizacao-de-idolos-menores-de-idade%2F
Eu nunca irei apoiar um sistema que é tão sexista, gordofóbico, lavador cerebral e que destrói crianças ou até um adulto crescido. — Seo Herin, ex trainee da SM e participante do reality show Idol School.
Particularmente chamamos atenção também para como fizeram as garotas treinarem por dias uma formação complicadíssima que mal apareceu no clipe/chamada do programa, e para o fato de que uma das trainees desistiu do programa nos primeiros momentos. (Mais tarde foi descoberto que essa trainee, Son Hyein, era também uma bully fora do programa, o que não exclui que na época a garota passava por transtornos alimentares e precisou sair do programa por conta própria).
Esperamos honestamente que os culpados sejam punidos, não somente pelo o que ocorreu no Idol School, mas também por tudo que acontece todos os dias e nós, fãs, ficamos sem saber de nada enquanto observamos os artistas sorridentes.
Quem sabe se você sorrir o público vai gostar de você – Staff do Idol School para Jessica Lee.