Han Jisung, nascido em 14 de setembro de 2000, é de longe um dos mais admiráveis idols, não somente da quarta geração, mas do Kpop como um todo. Conhecido popularmente entre os fãs do Stray Kids como o Ace do Kpop, o apelido remete ao fato de que Jisung alcança excelência em todas as atividades que se propõe a fazer. Superficialmente analisando, Han é o rapper do boygroup da JYP, e a partir deste ponto já podemos destrinchar como ele se sobressai como um dos mais amados e elogiados de sua geração na categoria.
Han vivia na Malásia, mas quando o sonho de ser um cantor surgiu, o idol percebeu que não teria muitas oportunidades por lá. Foi então que conversou com seus pais e fez o acordo de que iria tentar a vida de trainee na Coreia do Sul, e que caso não conseguisse atingir o objetivo em um ano, voltaria para estudar na Malásia. Jisung treinou pelo período de 3 anos, mas desde antes de estrear como um membro do Stray Kids, Han já estava produzindo e vivendo música através do 3RACHA, trio composto por ele e os membros Bang Chan e Changbin. É do trio que vem seu nome de produtor, J.One, que é visto nos créditos das canções do Stray Kids desde o primeiro álbum lançado.
Han fez uma audição com um colega e então souberam que haveria uma audição também na JYP. Inicialmente o idol foi relutante e não se viu sob o nome da empresa, mas acabou sendo convencido pelo amigo, que usou o argumento de que poderiam acabar vendo uma celebridade. Jisung foi o único em seu grupo de aspirantes a trainee que fez rap. Imediatamente chamou a atenção com seu talento e foi recrutado para a segunda audição.
Jisung contou que uma das maiores dificuldades de ser um trainee era de praticar a noite inteira e só sair das salas de ensaio pela manhã. No entanto as coisas não ficaram exatamente mais fáceis após a estreia, já que Jisung relatou sobre como muitas vezes fica produzindo até tarde da noite e quando chega no dormitório os outros já estão dormindo. Nesse contexto, Han diz que a sensação que sentia era a de solidão.
Ao se descrever na entrevista para o Bugs, na época do debut, Han se descreve como ‘Han que busca a perfeição’. Jisung resolveu se tornar cantor por que queria contar sua história através do rap, a música já fluía na família pois seu pai era parte de uma banda, e foi ele quem ensinou o básico de guitarra para Jisung. O artista sempre fala sobre trabalhar duro e coloca suas palavras em prática.
Em dezembro de 2019, Han precisou entrar em um breve hiatus, e não participou de uma sequência de eventos que estavam programados para o Stray Kids. Isso se deu pois Jisung estava vivenciando sintomas de ansiedade, que no geral não afetavam os compromissos, mas que eram mais fortes quando haviam muitas pessoas em um único local. Devido a isso, Jisung não participou dos fansigns.
No passado já foi apontado pelos membros e pelo próprio Jisung que ele é um rapper muito emotivo. Suas letras transbordam esse tipo de emoção, e Jisung hoje seria capaz de afirmar que o motivo pelo qual se tornou um cantor está se concretizando: ele conta histórias em suas músicas. Através do SKZ-PLAYER, o artista já expressou suas emoções em diversas faixas produzidas e escritas por ele, como ‘Close’, ‘I GOT IT’, ‘HaPpY’, ‘Wish You Back’ e ‘Alien’.
Caindo, eu sou um alien na terra
Eu não pareço pertencer em lugar nenhum
Não importa o quanto eu sorria, eu me sinto só
Como aliens tentando se misturar com terráqueos
Ninguém pode me ouvir quando eu tento dizer algo
Ele continua provando sua alta capacidade em criar obras agridoces, que nos remetem a juventude, dor, alegria, culpa, arrependimentos, etc. Sua faixa ‘Wish You Back’ foi inclusive elogiada por Makoto Shinkai, escritor do romance ‘Your Name’ que foi a inspiração para a faixa. No twitter, o animador, diretor e roteirista disse em poucas palavras como podemos definir seu trabalho: lindo.
Han é o artista mais jovem em todo o top 30 do KOMCA, ocupando o vigésimo sexto lugar por ser creditado em 75 músicas, considerando somente até março de 2021. Ele é o terceiro mais creditado da quarta geração do Kpop, ficando atrás somente de Changbin e Bang Chan. Responsável pela letra de músicas do grupo como ‘Slump’, ’19’, ‘Sunshine’ e ‘Another Day’, Jisung sempre emociona os fãs com a forma como escreve, com sacadas inteligentes e que são relacionáveis aos problemas que muitos de nós enfrentamos, principalmente o público jovem.
Despi minha alma e me provei na frente da multidão, mas às vezes eu perco a confiança
Minha totalidade, ey
Todos além de mim foram adiante
Aqueles que ficavam ao meu lado foram para longe, não posso mais vê-los
Jisung é um artista extremamente competente e chamativo. Suas habilidades no rap são facilmente reconhecidas e louvadas, assim como o seu talento natural criando música. Entretanto, Han surpreende até hoje os não fãs e até outros idols e artistas da indústria da música quando canta. Desde os dias de trainee Jisung alcança notas altas e adiciona mais e mais carisma para a forma como canta. Essa, inclusive, é uma palavra chave que motiva os olhos se voltarem para Han: Carisma.
Seu nível de performance é cativante, com expressões faciais feitas com naturalidade e passos executados com confiança, Han acaba prosperando também nesses aspectos.
Estamos assistindo Jisung se conhecer cada vez mais como artista, e aperfeiçoar algo que sempre foi inato a sua personalidade: o talento de emocionar outras pessoas através da arte. Conforme os anos se passam, o fandom é capaz de se encontrar e se relacionar aos mais diversos momentos e facetas que Jisung nos apresenta. Han é, de fato, um grande ace e um tesouro para o Kpop, mas é também uma fonte de conforto e estabilidade fazendo o que mais ama.
Fontes: (1)