EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
BANNER FRAGMENTOS DO HORROR_NPOMV

Resenha – Fragmentos do Horror, Junji Ito (+16)

Se você é fã de mangás, terror e muito gore, então não pode deixar de ler Fragmentos do Horror, uma coletânea de contos escritos por Junji Ito. Apesar de ser composto por histórias curtas, que muitas vezes não chamam muita atenção por certo preconceito dos leitores, não se engane, o autor não decepcionou em nenhum momento e todas as narrativas presentes no livro farão você ficar boquiaberto.

Alerta de pequenos spoilers e conteúdo não recomendado para menores de 16 anos!

Repleto de surpresas, Junji Ito é capaz de explorar a ironia, a crueldade, a fantasia, o perturbador, o erótico, a agonia, o cômico, o medonho, um toque de sobrenatural e muito mais, Fragmentos do Horror explora tudo isso em apenas 224 páginas e 8 contos, cada um com suas nuances e individualidades e que buscam inspiração nos medos do subconsciente humano. Todas as narrativas possuem uma introdução, desenvolvimento, clímax e resolução bem apresentados, que não te deixam perdido no que está acontecendo e rapidamente conseguimos nos sentir situados e entender a perspectiva dos personagens.

Sua escrita é simples e acessível, envolvente e objetiva, as ilustrações também não deixam a desejar e são realmente imersivas, além de apresentarem um traço mais realista. Ver seus personagens chegando aos seus limites extremos, seja fisicamente ou psicologicamente, deixará você perturbado e instigado, uma ótima combinação para quem é fã do gênero.

Uma característica fascinante que está presente de forma ativa nas histórias de Fragmentos do Horror é a criação de personagens humanizados, com defeitos e qualidades nitidamente presentes (porém mais defeitos, como a humanidade realmente é), nem totalmente bons nem totalmente ruins. Junji Ito explora a natureza humana de forma impecável e realista. Às vezes você irá torcer para um personagem que, mais à frente, descobrirá outro lado de sua moral e passará a se questionar se deverá continuar torcendo a seu favor ou não. Nesses casos, nem sempre há uma resposta certa. Metáforas e dilemas morais e éticos são frequentemente abordados na obra, fazendo com que o leitor tenha questionamentos internos ao longo dela enquanto realiza a leitura.

Fragmentos do Horror é uma ótima introdução aos trabalhos de Junji Ito e aos mangás de horror e gore, caso tenha curiosidade e queira ler mais de seus trabalhos ou outros livros do gênero. O autor é bastante detalhista e é possível ver o quanto se preocupa com a qualidade de suas obras. A leitura é fluida e quando você termina facilmente quer lê-lo de novo.

Sinopse: Mestre do terror em quadrinhos, Junji Ito combina o surrealismo e o escatológico em suas histórias. O resultado é sempre bizarro, mas ainda assim — ou quem sabe até por isso mesmo — belo. Se você tem coragem (e estômago), não pode perder Fragmentos do Horror, primeiro livro de mangá publicado pela DarkSide Books. Fragmentos do Horror é uma coleção de histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que essa mente tão delirante é capaz de produzir. Itosan oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido. Cada quadrinho pode ser fatal, cuidado! Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror. Fragmentos do Horror faz parte da nova coleção DarkSide Graphic Novel Tokyo Terror e, como todos os títulos da Caveirinha, vem numa caprichosa edição em capa dura. A tradução foi feita diretamente do japonês e a publicação segue a orientação original, da direita para a esquerda — como tem que ser.

Imagens: (1), (2), (3)

Compartilhe esse post

Veja mais