EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Debuts do primeiro trimestre de 2020

Acompanhar novos lançamentos é uma tarefa árdua e ao longo desse primeiro trimestre do ano muita coisa aconteceu (coisas boas e ruins). Algo que se tornou recorrente na segunda metade do século passado são os debuts, se compararmos com o começo da terceira geração, a quantidade de grupos e solistas novos que surgem no pop coreano triplicou, é tanto act que aparece por aí que é muito fácil perder as contas. E para 2020 não poderia ser diferente, por causa disso, o NPOMV selecionou alguns grupos que surgiram até agora e que provavelmente passaram despercebidos por muitos fãs de k-pop.
É importante deixar claro que essa lista é referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, e que esses não foram os únicos grupos que debutaram, provavelmente há muito mais, no entanto, é muito complicado acompanhar todas as estreias. Na medida que mais artistas (conjuntos e solistas) fizerem aparições na indústria, iremos deixar você informado.
CRAXY – Aria

Anteriormente conhecidas como Wish Girls, um pre-debut project, da empresa S.A ITAINMENT, o CRAXY foi introduzido ao público no “estilo LOONA”, cada integrante conseguiu mostrar suas habilidades através de trabalhos solos e em units até o dia da estreia do grupo. Enfim, depois de uns dois anos, as cinco garotas, que agora compõem a line-up oficial, debutaram no dia 3 de março, com um álbum de estúdio (investimento alto para quem acabou de chegar na indústria), My Universe, e o MV da title track Aria. Atualmente, o vídeo possui mais de 2,7 milhões de visualizações.
A qualidade do álbum e da músico ficou muito boa, mas nada estelar. Meninas lindas, um clipe exuberante, coreografia acessível e um conceito que mescla o chic e o crush, com toda certeza agrada o público internacional. Existe potencial nesse grupo e é possível que os futuros lançamentos sejam superiores à Aria ou que pelo menos bons quanto.
cignature – Nun Nu Nan Na

cignature é um girl group composto por sete membros e gerenciado pelo J9 Entertainment, subsidiária da C9 Entertainment, que, por sua vez, gerencia o popular rookie CIX. O grupo é uma reformulação do GoodDay, lançado em 2018 pela C9, e que agora conta somente com Chaesol, Jee won, Ye Ah, Sunn, Seline, Belle e Semi. Com uma faceta menos fofa da apresentada há dois anos, o septeto debutou no dia três de fevereiro, com o single Nun Nu Nan Na.
Musicalmente, o cignature chegou com algo um pouco similar com outras faixas lançadas ao longo do ano, mas em relação ao conceito e produção, Nun Nu Nan Na se mostrou bem criativo e interessante. Recentemente o grupo retornou com outro single, ASSA, que em diversos aspectos se mostrou tão ambicioso quanto a primeira música lançada.
DKB – Sorry Mama

Depois do Brave Girls, Big Star e Samuel Kim, a Brave Entertainment debutou mais um boy group. DKB (Dark Brown Eyes) está dando continuidade a pegada hip-hop que é meio que a assinatura dessa empresa, porém Sorry Mama, apesar de ser um estilo de apelo internacional e produzida pelo Brave Brothers, é uma música que pode ser considerada datada. A parte boa é que, pelo menos, algumas passagens dela são um pouquinho chiclete, o rap está bem equilibrado e os poucos vocais que aparecem são agradáveis.
Com uma line-up composta por nove garotos, o debut aconteceu no dia 3 de fevereiro, com o EP Youth. O MV está lindo, muito bem produzido a partir de uma pegada futurista e com uma paleta de cores cuidadosamente selecionada para criar uma estética na mesma sintonia do conceito proposto, mas infelizmente o clipe ainda não chegou na marca de 1 milhão de visualizações.
Episode – Open My Door

Triste. A música, infelizmente, tem inúmeras falhas.
Open My Door é um combo de erros muito provavelmente cometidos por algum iniciante. Parece que não houve uma preocupação real com os mínimos detalhes da faixa, como mixagem de voz, estrutura da música, e instrumental. Todo o dinheiro que foi gasto com o figurino e clipe poderia ter sido investido em algum produtor minimamente esforçado. Um debut precisa ser ambicioso e nenhum quesito pode ser negligenciado, principalmente quando se trata de um conjunto de empresas do rank F da industria de entretenimento coreano.
Episode (um nome terrível para um grupo novato, já que dificulta as pesquisas) é, na verdade, um redebut do originalmente conhecido Vitamin Angel. Agora com cinco integrantes, é gerenciado pela Pops Entertainment.
UNVS – Timeless

O esforço desse debut é inegavel. UNVS (UNIVERSE) fugiu das tendências usadas pelos grupos masculinos em alta no pop coreano. Timeless não é tão prazerosa quanto poderia ser, no entanto, foi feito um uso legal dos vocais dos cinco integrantes e de um instrumental que lembra bandas rock. Não há muita coreografia no vídeo, mas a pouca que é mostrada não parece tão decepcionante. Por ser mais “realista”, o produto final do MV tem um charme singular.
Gerenciado pela FD Entertainment, o UNVS já batia pernas por aí antes de chegar na Coreia do Sul e se lançar como um act de k-pop, no dia 22 de fevereiro. De acordo com fãs em fóruns da internet, o grupo havia estreado originalmente no dia 21 de dezembro de 2016, em Taiwan. O NPOMV pesquisou a discografia taiwanesa do conjunto, mas não foi encontrado nenhum outro som deles, o que é estranho. No Spotify só está disponível o Digital Single.
MCND – Ice Age

Enquanto a TOP MEDIA não decide o que fazer com UP10TION, Jinhyuk e Wooseok, eles resolveram debutar mais um grupo masculino.
Antes de chegar oficialmente na indústria, o MCND (Music Creates New Dream) entregou um pre-debut single, TOP GANG, com forte influência do trap. Ice Ace não é muito diferente de TOP GANG, apesar de um clipe conceitual, muito bonito, a música, que é o que realmente importa, bebeu da mesma fonte do trabalho anterior, a única diferença é que o debut é mais melódico e tenta ser mais viciante. Se a intenção é investir na imagem de rappers, esse parece ser o caminho certo.
No momento, o MV conta com mais de 15 milhões de visualizações e muitos portais e fãs de k-pop consideram o MCND um grupo internacional.
BLDP – Think of You

O BLDP (um acrônimo para BUILD UP), debutou no final do ano passado, como apenas três integrantes, e no comeback que aconteceu no dia 20 de fevereiro, foram adicionados três novos membros, completando o que deve ser a formação definitiva da line-up. O sexteto é gerenciado pela INAKIST Entertainment, empresa do ARKAY (Jung Dongsoo), aquele vocalista top35 da segunda temporada do Produce 101.
Enfim, Think of You é uma balada digna de playlist para cafeterias. O MV é intimista, mostra cenas do grupo nos bastidores de eventos, ensaios, gravações e divulgando seu nome pelas ruas. Não é nada muito grandioso, mas tem seu charme, além de ser uma música surpreendentemente sólida. Mês passando o grupo lançou Dream Land, apontando que, mesmo desconhecidos e trabalhando com uma empresa pequena, ainda há a oportunidade de fazerem comebacks. A nova música é uma faixa tropical house, parecida com os trabalhos do Winner, e o clipe conta com uma estrutura, diferente do debut.
Conhece algum desses grupos? Acha que algum ficou fora da lista? Conte para nós!

Compartilhe esse post

Veja mais

Free Online Sports Betting Free online sports betting allows users to engage in wagering on sporting events without risking their own money.​ Typically offered as

Best Betting Promos Discover the top sportsbook bonuses and promo codes available in July 2024 from leading online betting platforms. Maximize your winnings with generous

Bookies Sign Up Offers Bookies sign up offers are bonuses and promotions offered by online sportsbooks to attract new customers.​ These offers can provide significant

Sports Betting Best Promos⁚ A Comprehensive Guide This comprehensive guide explores the best sports betting promotions, providing insights into welcome bonuses, free bets, risk-free bets,