Apesar da indústria fonográfica ser obcecada por números e muita das vezes deixar que estes definam o que é um sucesso ou não, há muitos casos onde essa forma de validação se tornam irrelevantes.
Assim como no resto do mundo, há diversas canções que são lembradas por anos (até mesmo por décadas) mesmo sem ter grandes posições em charts ao redor do mundo.
Na Coréia do Sul não é muito diferente, e a Nunca Pause o MV separou alguns nomes. Se prepare para se surpreender:
- ITZY – Loco
Uma das favoritas pelo fãs, Loco infelizmente não teve um bom apreço pelos coreanos, espelhado em um pico de #26 na principal parada de singles do país.
- Lisa (BLACKPINK) – Money
Sucesso global incontestável, Money infelizmente passou despercebido na Coréia. Por lá, a música não obteve nenhuma entrada no circle.
- GOT7 – Just Right
Com quase meio bilhão de visualizações no Youtube, o single de 2016 do GOT7 teve um moderado pico de #20 na Coréia. Apesar disso, a faixa é um dos clássicos da terceira geração.
Leia também: Circle: álbuns de girlgroups mais vendidos anualmente (2012-2022)
- (G)-IDLE — Lion
Apesar de não ser um single de comeback, Lion é fortemente lembrada como uma das melhores canções do grupo. Lançada em 2019 para a final de um reality show e com um pico de #19 no Circle, seu sucesso foi tão grande que a faixa ganhou um MV e uma performance ao vivo.
- Stray Kids — God’s Menu
Uma das faixas mais populares de 2020 e definitivamente uma das canções assinatura do grupo, God’s Menu nunca obteve uma entrada no chart de singles da Coréia.
- aespa — Black Mamba
Apesar do tímido pico de #49 no Circle, ninguém pode negar o impacto de um dos debuts mais visualizados da quarta geração.
- BTS — Dope
Todo kpopper já tentou dançar essa alguma vez. Dope é um daqueles sucessos atemporais que nem mesmo uma posição de #48 na Coréia pode ser motivo de questionamento.
- Outras Menções
Taemin – Move (26), Loona – Butterfly (Sem entrada), TWICE – Talk That Talk (#20), EVERGLOW – Ladila (Sem entrada), ATEEZ – Wonderland (Sem entrada)
Leia também: Circle: álbuns de boygroups mais vendidos anualmente (2012-2022)
No fim, é possível observar que sucesso vai muito além de charts. Muitas canções se tornam atemporais mesmo com posições consideradas mornas, fazendo com que a obsessão com números nem sempre seja necessária.
Siga acompanhando o site e redes sociais da Nunca Pause o MV para continuar se informando sobre K-pop e cultura sul-coreana em geral!
Referências
Gaon/Circle — Digital Chart.