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ATEEZ: Qual é o papel de um visual?

É quase impossível deixar que todos brilhem em uma única canção. Isso nos faz questionar: qual o papel de um visual dentro do ATEEZ?

O boygroup da KQ Ent lançado oficialmente em 2018 tem ocupado um espaço significativo dentro do núcleo do Kpop. Com um conceito que, apesar dentro da zona de conforto de um boygroup, demonstra versatilidade e originalidade, não é de se surpreender que ATEEZ tenha conquistado tantos objetivos de sucesso no último ano e meio.
Um dos principais aspectos que cativam a atenção do público geral e do próprio fandom do grupo é o fato de que, diferente de muitos grupos fortemente marketados pelas empresas de grande nome, ATEEZ carrega em cada integrante uma energia distinta nos palcos que não destoa a performance. Pelo contrário. Desde os tempos de pre debut que o boygroup se qualifica como um grupo performer, encantando até mesmo no pré-single do primeiro álbum de comeback, Hala Hala, onde os integrantes escondem seus rostos durante a canção e apostam em lhe conquistar com vocais e performance.
No entanto, o que isso tudo significa?
Simples. ATEEZ tem, em sua essência, oito membros com diferentes personalidades e também estilos e energias muito diferentes no palco. Algo muito similar acontece com ITZY, em que cada integrante possui um nível e/ou técnica de dança distinto, e certos passos funcionam mais com uma que para outras. O ponto chave é que, muito embora um integrante vá se destacar, nenhum, supostamente, ficaria para trás ou é escondido nas sombras do center.
Contudo, desde que o grupo deu um salto com o lançamento de Say My Name e realizou a turnê de sucesso ‘The Expedition’, ATEEZ tem apresentado um padrão que pode não ser tão visível para você, mas acontece. Deixo claro que é um comportamento comum: Um ou no máximo três integrantes irão adquirir mais admiração do público. Isso aconteceu especificamente com San, por sua performance feroz em ‘Hala Hala’ e performance excepcional; Seonghwa por uma fancam viral que lhe gerou bastante buzz positivo e Hongjoong, o líder e rapper que naturalmente é o center do grupo.
Graças ao esforços dos integrantes e seus charmes característicos ATEEZ ganhou ainda mais visibilidade, sendo capaz de conquistar duas wins em 2019 com o single de verão ‘Wave’, além de bater várias metas que envolvem números gigantes no youtube e em redes sociais. Entretanto, o nosso objetivo aqui não é somente enaltecer o camilho de sucesso que o boygroup tem trilhado.
Cinco dos oito membros recebem figurinos que, apesar de bonitos e bem pensados pela equipe, não chamam a atenção e muitas vezes cobrem seus corpos, como é o caso de Mingi, o lead rapper de 99 que sempre é vestido com longos casacos. Mingi já chegou a usar três casacos por cima de sua blusa, o que, apesar de cair dentro dos gostos do integrante, é completamente imprático para um grupo com performances tão vívidas e já se tornou repetitivo.

A KQ, empresa do ATEEZ, costuma ver as demandas do ATINY e transforma nossos pedidos em realidade. Quando pedimos pelos membros usando ternos vermelhos de veludo, o ATEEZ usou em Wonderland. Quando a edição de Seonghwa com o filtro de halloween viralizou, a KQ usou uma maquiagem muito similar no stage da data comemorativa no integrante. ATEEZ nos ouve não somente para decidir quais singles promover, mas também toma cuidado com os desejos do fandom.


E é justamente por que o ATINY é um fandom tão mimado que devemos abrir um local de conversa para aberturas de oportunidade para integrantes não tão populares. Apesar de Mingi, Jongho e Yunho não serem tão populares, os três integrantes recebem muitos elogios naturalmente de dentro e de fora do grupo de fãs por serem, respectivamente, rapper, vocalista principal e dançarino principal do grupo.
O grande foco do artigo cai justamente sobre Yeosang e Wooyoung, os visuais do grupo junto a Seonghwa. O fato de Wooyoung ter entrado para a visual line depois do debut e San ter se tornado dancer igualmente depois da estréia só mostra como ATEEZ e a KQ são capazes de evoluir e nos entregar um grupo bem formulado e all-rounded. Wooyoung e Yunho eram originalmente os únicos dançarinos principais do grupo, sendo seguidos pela posição de dançarinos líder/de apoio por Yeosang e Mingi.
ATEEZ como um todo não falha no aspecto dança, não é novidade, mas quem está dentro do fandom sabe que Wooyoung e Yeosang não ganham tantos elogios com facilidade. O caso de Wooyoung é um pouco mais ameno, menos abrasivo: possui mais “killing parts” que lhe dão mais destaque se comparado a Yeosang. No entanto, são partes muito curtas, que muitas vezes fazem com que a câmera sequer foque no rosto do artista.
Wooyoung mostra uma performance vocal excelente em ‘Mist’ e em ‘Answer’, alcançando notas mais altas e muito mais desafiadoras que qualquer outra linha nas demais faixar do ATEEZ. Hongjoong já confessou que Wooyoung só teve mais linhas em ‘Aurora’ por pedido seu, pois elogiou a voz do cantor e dançarino para os produtores. Desde o debut Wooyoung conta com participações curtíssimas nas canções, tendo muitas vezes só dez ou oito segundos cantando ao todo em faixas que ultrapassam os três minutos.
É difícil associal a razão pela qual o main dancer e vocalista é reduzido somente a ‘killing parts’ curtas, feitas especificamente para grudarem a cabeça ou chamar a atenção. São poucas as performances do ATEEZ em que Wooyoung carrega o peso do cargo de dançarino principal e é presente na canção. Say My Name é um exemplo, e, embora em Hala Hala ele cante consideravelmente menos, Wooyoung tem muito destaque na coreografia e no clipe da canção.


Nos faz entender que Wooyoung é usado como o “membro sexy e brincalhão”. A empresa aposta somente em seus visuais e em sua energia para dar uma quebra de clima ou auxiliar no auge da canção, o que não é necessariamente ruim, mas reduz seu papel nas músicas e lhe oprime de conseguir linhas mais longas, que demonstrem todo o seu potencial.
O caso de Yeosang já se agrava. Apesar de ter um registro vocal interessantíssimo, alcançando notas graves e sendo dono de uma voz que pode ser ambos calmante e assustadora, o Kang tem pouquíssimas linhas, chega a ser vergonhoso para a empresa lançar uma canção como Wave. Yeosang tem como linha solo repetir a mesma palavra três vezes, e sua única outra linha é compartilhada com Jongho, o vocalista principal.
Ainda em Wave, o integrante do grupo é o que menos aparece no clipe, tendo um total de 02.04 segundos. Dois segundos! O Kang treinou por muito tempo somatizando seu tempo na Bighit e na KQ Ent, para, em um lançamento tão importante como o da first win, ter apenas dois segundos de exibição no clipe oficial e cerca de 09 segundos cantando.
No início de abril o visual e vocal do grupo publicou um cover que já acumula mais de um milhão de visualizações, provando que, sim, apesar de não ser um membro tão popular, Yeosang recebe muita admiração por sua voz e seu talento.


Em Horizon e Utopia vemos finalmente ambos Yeosang e Wooyoung brilharem. Embora em Utopia a dupla de amigos não tenha tantas linhas, ambos possuem momentos como center e se destacam na coreografia. Já em Horizon, faixa do álbum mais recente, a exposição do duo acontece tanto em linhas quanto em performance, finalmente marcando presença na canção de forma coerente. As duas são faixas amadas pelo fandom, o que mais uma vez prova que não somente Seonghwa (já que estamos falando da visual line) é capaz de nos entregar uma performance encantadora.
Então, se o elemento de interesse do grupo é justamente a versatilidade e a diferença de cada integrante, qual o motivo de comeback atrás de comeback manter dois de seus integrantes tão reprimidos? Yeosang, apesar de visual, tem pouco tempo de exibição dos clipes, e apesar de dançarino e vocal, tem poucos momentos nas canções também. Wooyoung é reduzido a momentos curtíssimos, nunca permitindo que toda sua capacidade vocal venha a tona.
No geral, os outros três membros (Yunho, Jongho e Mingi) também recebem um tratamento um pouco desigual. As maquiagens são mais simples e roupas mais “esquecíveis”.  Isso não torna San, Seonghwa e Hongjoong vilões, muito pelo contrário. Os três ocupam hoje um espaço merecido e importantíssimo para o grupo, sendo capazes de liderar performances como dificilmente vemos em grupos tão novos quanto o ATEEZ, mas não podemos deixar de considerar que seus figurinos e visuais são mais bem pensados e elaborados.

Essa não é uma reclamação sobre como devemos encaixar todos no mesmo saco de farinha. KQ demonstrou várias vezes ser uma empresa responsável que cuida do bem estar de seus artistas e que, ao mesmo tempo, protege a relação grupo-fã nos oferecendo o conteúdo que desejamos. Justamente por isso não é pedir muito que haja um processo de pensamento mais cuidadoso por trás da importância de cada integrante dentro de um lançamento.
Sabemos. É quase impossível deixar que todos brilhem em uma única canção, mas ATEEZ nunca lançou um single álbum, sempre trabalhando com pelo menos cinco faixas inéditas. Wooyoung tem mais cenas, mas seu posto de dançarino principal e vocalista é ofuscado; enquanto Yeosang tem pouquíssimas cenas e ainda menos linhas disponíveis. Isso nos faz questionar: qual o papel de um visual dentro do ATEEZ?

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