EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Promessas para 2020

 

Em 2019 houveram mais de 16 artistas que alcançaram o desejado sonho de ser premiado em um show musical semanal. Contudo, infelizmente, nem todos os que demonstraram esforço contínuo, seja da parte do ídolo ou do fandom, alcançaram o resultado esperado do primeiro lugar.

Embora tenham havido boicotes e perdas do primeiro lugar para uma canção mais bem sucedida, diversos grupos demonstraram um crescimento notável no tocante ao número de fãs e visualizações.

Com a ajuda das fancams do twitter, tópico peculiar e sensível; da mudança drástica de gênero e de muita persistência, muitos artistas ganharam atenção em 2019. Tais grupos mostram que, sob administração adequada, terão um 2020 glorioso.

1- ONF 

Em 2019 o grupo da WM Ent sofreu com a saída de um dos integrantes e ONF enfrentava um processo de estagnação nas vendas de seus álbuns, tendo uma considerável decaída entre o You Complete Me de 2018 e o We Must Love de 2019.

No entanto, o grupo conseguiu dar um passo adiante com o single ‘Why’. O álbum teve um aumento quase mínimo, mas significante se comparado ao também notável ganho no número de fãs e de visualizações entre comebacks. Devemos esperar que em 2020 ONF traga mais um trabalho surpreendente e que continue crescendo.

2- fromis_9

fromis_9 passou por altos e baixos e continua passando. O grupo foi formado pelo Idol School que está sob investigação de manipulação de votos, semelhante a outros realitys no modelo survival da Mnet, o que explica a inatividade do grupo no momento.

No entanto, fromis_9 debutou com pouco apesar de serem “filhas” de uma grande emissora e serem debutadas e treinadas por empresas de prestígio: 20 mil cópias do álbum de debut e baixíssimo desempenho digital com o single.

Desde Love Bomb o público voltou sua atenção para o grupo, quando chartaram pela primeira vez no Melon. Com Fun! o pico no chart importantíssimo foi ainda mais alto e o grupo conseguiu triplicar o número de vendas físicas de seus álbuns comparado ao de debut.

Em 2020, com adimnistração correta, fromis_9 poderá dar mais alguns passos na direção de se tornar um girlgroup consagrado para o kpop.

3- Golden Child

Depois de dois anos de debut Golden Child adquiriu sua primeira vitória em um programa musical com Wannabe. O single em estilo de Reboot (que também nomeia o álbum) revelou um lado mais maduro e que, aos olhos do público, combinou mais com o grupo.

Golden Child tem ganhado destaque e aparições individuais em programas desde o lançamento. Para 2020, é de se esperar que o próximo lançamento seja ainda maior, como aconteceu anteriormente com outros grupos da Woollim (e que provavelmente acontecerá com Rocket Punch também).

4- Dreamcatcher

DC lançou uma campanha maravilhosa em 2019 e adquiriu muita atenção de não-insomnias. O grupo se mostrou versátil dentro da própria roupagem ao trazer diversas variações de como representar o conceito terror escolhido para as integrantes.

Após polêmicas de manipulação de votos, os fãs ficaram indignados ao acreditar que o grupo havia sido boicotado em algumas premiações, já que o crescimento do Dreamcatcher em 2019 foi perceptível. 

Após Piri e Deja Vu, e embora Handong se afaste temporariamente para participar do Produce chinês, neste ano é de se aguardar que a primeira vitória em um programa musical do girlgroup finalmente aconteça.

5- SF9

SF9 acabou de ganhar na loteria. Em 2019 o grupo não teve uma campanha tão marcante quanto em 2018, com os icônicos “Mamma Mia”, “Now Or Never” e “O Sole Mio”, sendo o último de 2017. Os lançamentos de “Enough” e “RPM” foram fracos se vamos falar de números de visualizações, mas apresentaram grande crescimento nas vendas físicas. Com Enough o grupo entrou pela primeira vez no Top 100 de diversos Charts importantes coreanos.

O que significa? Que o fandom do grupo cresceu, mas o interesse do público de fora não.

No entanto, com Good Guy e após os esforços em atividades individuais dos integrantes, a canção de comeback de 2020 do grupo alcançou posições ainda mais altas nos Charts musicais e apresentou um trabalho excelente (assim como todos os outros trabalhos anteriores) que chamou atenção do público geral. SF9 está a poucos passos de vencer seu primeiro troféu neste ano.

6- CLC

O primeiro golpe certeiro da CUBE com o CLC em anos: Permitir as promoções individuais. Em 2019 o fandom Cheshire sofreu algumas rasteiras aqui e ali com a ausência de uma divulgação apropriada das promoções do grupo, sem contar com o descaso com as tentativas de trabalhos solo das integrantes.

Elkie, Seungyeon, Seunghee e Yeeun já tiveram atividades sozinhas, mas que foram divulgadas de forma pobre pela própria empresa. Como o grupo tem ganhado imensa popularidade mundo afora, principalmente nos EUA, Brasil e Tailândia, essa cartada foi inteligentíssima para alavancar o CLC de uma vez por todas no ano de seu quinto aniversário como grupo.

Com promoções individuais, as integrantes poderão chamar a atenção do público coreano e voltar a mídia para os lançamentos do CLC como um todo. Sabemos que esse efeito aconteceu no passado com EXID, Girl’s Day e Astro, e acontece hoje em dia com SF9 e outros grupos.

Espera-se que a empresa revele um lightstick e um full álbum para o grupo durante o ano, para que se consolide a proposta de divulgação em território coreano com laços que agradem as demandas do fandom internacional.

7- Oneus

No seu ano de debut Oneus nos entregou três singles coreanos que se diferenciam um do outro mostrando diferentes tonalidades de uma mesma cor. O grupo da RBW tem uma line up que parece se aperfeiçoar mais e mais a cada lançamento, com uma funcionalidade e integração entre membros que torna cada performance prazerosa de assistir.

Nesse novo ano, Oneus muito provavelmente irá conquistar ainda mais fãs com seu estilo de performance e com os ad-libs que o grupo adota em suas apresentações, que também é marca registrada do Mamamoo, grupo senior dos integrantes.

8- KARD

O grupo misto ressurgiu das cinzas em 2019 após um 2018 morno se comparado aos lançamentos de debut e pré-debut. Com ‘Bomb Bomb’ e ‘Dumb Litty’ KARD não se desvencilhou da proposta musical e artística que os integrantes apresentam, mas se renovou ao apresentar seus trabalhos mais criativos.

Bomb Bomb acumula 30 milhões de visualizações e Dumb Litty demonstrou melhor desempenho que Ride On The Wind, de 2018. Por mais que não tenha como comparar a vendagem física do grupo, já que seus dois últimos projetos foram lançamentos digitais, KARD tem demonstrado potencial dos fãs em votações de programas musicais.

É de se esperar que nesse ano KARD adquira sua primeira win.

9- BVNDIT

O girlgroup rookie de mesma empresa que Chungha entra na lista não pelo crescimento em relação aos números, mas sim pelo grande potencial que o grupo carrega. Com performances encantadoras e coreografias inovadoras, BVNDIT explora conceitos mais “elegantes” e “chiques”. 

Com uma roupagem muito diferente do que é apresentado por outros girlgroups, a aposta pessoal da equipe da NPOMV para 2020 é que BVNDIT tenha um futuro brilhante.

 

Compartilhe esse post

Veja mais