EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
CAPA IVY

Origem do “Death Games” e o sucesso mundial

Death Games na tradução livre “Jogos Mortais” é um subgênero de terror criado no Japão, com um objetivo simples: Batalhar para sobreviver. O background do gênero é repleto de camadas e detalhes incríveis criando seu próprio universo. Faz parte da fórmula do gênero adotar os jogos mortais para explorar a narrativa sem limites e tecer críticas sociais, especialmente contra o capitalismo.

O gênero teve origem no Japão, como diz o crítico e editor da Revista Planets, Uno Tsunehiro em seu livro de 2008 “Imagination of Millennials” e a origem do Death Game, ou “Sabaibukei”, como ele chama, é o romance de 1999 “Battle Royale” de Takami Koshun. O livro se tornou um best-seller no Japão, foi adaptado para um mangá e posteriormente para um filme.

O enredo de Battle Royale trata-se:

“50 alunos do ensino médio que são obrigados a matar um ao outro pela sua sobrevivência. Ao longo do livro, descobre-se que a matança faz parte de um programa de um governo totalitário e fascista que busca instaurar medo na população a fim de evitar uma revolução.”

Imagem de divulgação/Por Amazon.com

É extremamente atrativo a forma que essas obras criticam as estruturas capitalistas de seus países com uma abordagem ampla e original, as suas histórias raramente se repetem já que cada personagem tem sua a própria trajetória de perdas e as motivações para entrar no jogo são sempre diferentes. O sucesso vem porque o espectador se conecta com a desigualdade social apresentada, ela é palpavél para a realidade de muitos. 

A atenção internacional vem em resposta dos lançamentos de sucesso “Alice in the Borderland” (2020) e “Squid Game” (2021) ambos da Netflix. Atraindo o público ocidental para consumir o gênero de origem de obras já feitas principalmente na América do Norte, como a saga “Saw” de James Wan, ou “Hunger Games”, que são Death Games também.

E agora seguimos algumas  recomendações para os que ficaram apaixonados por essas séries!

Kiznaiver (2016)

(Imagem de divulgação)

O cenário do anime é uma cidade japonesa fictícia chamada Sugomori City. Um dia, Noriko Sonosaki disse a sua colega de classe Katsuhira Agata: “Você foi escolhida para ser uma Kiznaiver.” O método de Kizuna, que permite que Katsuhira compartilhe suas feridas, conecta-o com colegas cujas vidas e personalidades são muito diferentes das suas. O método Kizuna é um método incompleto para implementar a paz mundial que une as pessoas por meio de feridas. Todas as pessoas conectadas a este sistema são chamadas de Kiznaivers. Quando um Kiznaiver é ferido, o sistema se divide e transfere a lesão para outros Kiznaiver. A cidade de Sugomori foi construída em terras recuperadas, mas ao longo dos anos a população da cidade diminuiu. A história se passa nesta cidade onde Katsuhira e outros vivem.

Danganronpa: The Animation (2013)

(Imagem de divulgação)

Sendo um estudante comum sem talento, Makoto Naegi ganha na loteria para frequentar a prestigiosa Hope’s Peak Academy, onde apenas os melhores profissionais frequentam. No entanto, em vez de ser o início de uma vida maravilhosa no ensino médio, é um ingresso para a depressão, pois a única maneira de se formar na Hope’s Peak Academy é matar um de seus colegas ou ser morto por eles. Além do anime, “Danganronpa: Trigger Happy Havoc” é um jogo de aventura e visual romance desenvolvido e publicado pela Spike como o primeiro jogo da série Danganronpa. O jogo foi originalmente lançado no Japão para o PlayStation Portable em novembro de 2010.

Mirai Nikki (Diário do Futuro)

Mirai Nikki é um mangá shōnen escrito e ilustrado por Sakae Esuno. A primeira edição do mangá foi lançada pela Shōnen Ace em 26 de janeiro de 2006, e  finalizada em dezembro de 2010 no Japão. Uma adaptação de anime foi produzida pelo estúdio Asread. O Yukiteru é um garoto de 14 anos, com problemas para fazer amigos, sua vida é apenas um grande reality show, já que ele é um cinéfilo. Tudo o que vê, resolve escrever no celular para fazer seu diário. O estranho ainda é o personagem do menino, que tem como amigo um deus pensante que controla o tempo e o espaço, chamado Deus Ex-Machina, e seu assistente, Muru-Muru. No entanto, não é bem uma ideia. Porém, mais tarde descobre-se que existe um outro lado do presente: Yukiteru deve usar seus poderes para sobreviver em um jogo envolvendo assassinos e fantasmas, cada um com um registro especial do futuro em suas mãos, e debate que sucederá Deus Ex-Machina em seu trono.

Liar Game 

(Imagem de divulgação)

Liar Game é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Shinobu Kaitani. Foi serializado na revista de mangá seinen Shueisha Weekly Young Jump de fevereiro de 2005 a janeiro de 2015. Foi adaptado para uma série de televisão japonesa em 2007 e finalizada em 2010. Nao Kanzaki, uma estudante extremamente honesta, um dia recebe um pacote contendo 100 milhões de ienes e uma carta. Ela então descobre que faz parte do seleto grupo de 1 em cada 100.000 pessoas que foram escolhidas para participar de um jogo que pode resultar em extrema riqueza ou na desgraça total.

fonte: (1) (2) (3)

Compartilhe esse post

Veja mais