EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
capa g idle

A presença do (G)I-DLE na indústria e a mente brilhante de Jeon Soyeon

Que o (G)I-DLE é um dos maiores grupos da quarta geração e simplesmente indispensável para a indústria do k-pop, você provavelmente já sabe. Mas, e a história por trás do sucesso e reconhecimento do grupo?

Fonte da imagem: G-Idle conquista Perfect All Kill – Suco de Mangá %

Tendo sua estreia em 2 de maio de 2018, (G)I-DLE conta com atualmente cinco integrantes, sendo elas Miyeon, Minnie, Soyeon, Yuqi e Shuhua, e está sob o gerenciamento da CUBE Entertainment. O grupo surgiu já fazendo bastante sucesso com seu debut LATATA, e seus próximos lançamentos também tiveram grande reconhecimento.

Porém, em meados de 2021, sua ex-integrante, Soojin, sofreu acusações de bullying (as quais foram provadas serem falsas) e, perante motivos internos, foi informado que ela estaria deixando o (G)I-DLE e que as atividades do grupo continuariam com cinco integrantes. O período das acusações contra Soojin e de sua saída foi extremamente difícil, tanto para o grupo quanto para o fandom. Além disso, uma questão deixava certo medo em nós, fãs, pois como sabemos, a Coreia não é o melhor lugar no quesito acolhimento de pessoas estrangeiras, e após a saída de Soojin, restaram três integrantes estrangeiras e apenas duas coreanas. Mas nem a presente xenofobia do país foi capaz de parar o renascimento do grupo em 2022.

Fonte da imagem: Conheça os membros do (G)I-dle! – PurePop

Suas primeiras promoções como grupo neste ano foram para o seu primeiro álbum I Never Die, tendo Tomboy como sua música título, essa que teve uma das maiores quantidades de PAK’s ( Perfect All Kill) de toda a história do kpop e a maior entre grupos da quarta geração.

Mais tarde, retornaram com o mini-álbum I Love, tendo Nxde como sua faixa título, que também foi, ou melhor, está sendo um tremendo sucesso. Sua letra e conceito ousado e crítico conquistaram tanto o público coreano quanto o internacional.

Há teorias de que ambas as músicas, Tomboy e Nxde, têm algumas partes em homenagem a Soojin. O próprio conceito do clipe de Nxde é baseado em Marilyn Monroe, figura histórica a qual a ex-integrante já falou mais de uma vez que admira bastante.

Mas, qual o diferencial do (G)I-DLE? E por que o sucesso desse grupo em específico é tão importante?

Fonte da imagem: Jeon Soyeon de (G)I-DLE comparte: “Tengo mucha confianza en mi música” | Soompi

Bom, podemos começar falando de sua líder, Jeon Soyeon, ativa na indústria desde 2016 na primeira temporada do Produce 101, onde teve sua primeira aparição como figura pública. Soyeon não debutou no I.O.I (grupo formado pelo reality), porém deixou uma grande impressão em muitos telespectadores. Mais tarde, em 2017, participou da terceira temporada do reality show Unpretty Rapstar, que reunia várias rappers femininas. Ela terminou em 3º lugar no programa.

Jeon tem uma mente brilhante e é tida como a “CL da quarta geração” — apelido dado desde sua época de trainee. Lutou (na verdade, ainda luta) bastante pela independência que tem hoje, pela liberdade de suas criações e pela identidade única do (G)I-DLE. Ela é quem cria e organiza, juntamente com o apoio e aprovação das outras integrantes, praticamente toda a parte artística do grupo, desde composição e arranjo das músicas até os conceitos de apresentações e videoclipes. E, embora algumas pessoas da staff da CUBE ainda tentem barrá-la e impor barreiras à sua criatividade (como contou a própria Soyeon), falham na maioria das vezes e tanto o nome de Soyeon quanto do (G)I-DLE estão cada vez mais consolidados na indústria.

Miyeon, Minnie, Yuqi e Shuhua também passaram a estarem mais ativas no processo criativo de várias músicas, mostrando seus talentos e habilidades para o público. O grupo inteiro é repleto de carisma e de diversos charmes que te cativam desde o primeiro momento. A indústria do k-pop definitivamente não seria a mesma sem elas. No começo, os fãs estavam preocupados com as épocas de seus comebacks serem ao mesmo tempo que outros grupos e, por consequência, não serem tão bem sucedidos. Hoje, fandoms de outros grupos temem que seus idols façam comebacks na mesma época em que o (G)I-DLE. Seu diferencial já abriu muitas portas e as proporcionou muitas vitórias, falando não só em vitórias de shows musicais coreanos.

Fonte da imagem: (G)I-DLE botou mais do que um cropped e reagiu pra caralho em Tomboy – AYO GG!

Grupos autoproduzidos já existiam antes, é claro, mas não com tanta presença e muito menos entre idols femininas. (G)I-DLE abriu grandes portas tanto para si mesmas quanto para seus juniors, e esperamos que continuem nessa jornada por um longo tempo. A marca que deixaram (e ainda estão deixando) na história do k-pop é única, rica e extremamente necessária.

Referências: 1, 2, 3

Compartilhe esse post

Veja mais

A passagem do 2Z pelo Brasil

A noite do show do 2Z em São Paulo foi inesquecível tanto para os fãs, chamados de “From A”, quanto para os artistas e a