Você já ouviu falar de Boys’ Love, ou simplesmente ‘BL’? Esta nomenclatura é usada em países da Asia para definir obras (literatura e audiovisual) focadas no romance entre meninos/homens. Algumas dessas obras são bem populares, como a série 2gether: The Series e a série de livros The Grandmaster of Demonic Cultivation (Mo Dao Zu Shi, transliteração do título original).
O nicho tem chamado cada vez mais a atenção do público ocidental, se tornando uma indústria rentável o suficiente para produtoras coreanas começarem a produzir dramas elaborados, sendo diversos deles baseadas em webtoons já conhecidas pelo público.
E o mais interessante é que, invés de personalidades e atores estreantes ou completamente inexperientes, as produtoras estão investindo em personalidade que são (ou eram) idols de k-pop. Ou seja, para quem acha que usar as cores do arco-íris é um grande sinal de apoio à comunidade LGBTQI+, agora pode ver idols lidando diretamente, de certa forma, com personalidade que integram essa comunidade e “aprendendo” um pouco mais sobre esse grupo social – pelo menos, em teoria.
Considerando esse “efeito” que cresce a cada dia na dramaturgia coreana, listamos 5 figuras que você provavelmente já conhece, mas não sabia que participaram de produções BL. Está curioso? Confira a seguir:
Kang In Soo (MYNAME)
O ex-integrante e vocalista do grupo MYNAME debutou como ator de BL em 2020, no drama “Wish You: Your Melody In My Heart”, uma doce história de amor entre o estagiário de uma empresa de entretenimento e um trainee, que deseja levar a sua música para o coração das pessoas. Em 2021, ele retornou às telinhas em outro BL, “Nobleman Ryu’s Wedding”, onde contracenou com o ex-Produce 101, Lee Se Jin, e o queridinho dos fãs de Boys’ Love, Jang Eui Soo.
Lee Sang (IMFACT)
Lee Sang é membro do IMFACT, um grupo ainda em atividade e bastante popular em solo brasileiro. Sua estreia como ator de BL foi ao lado do Kang In Soo no drama “Wish You: Your Melody In My Heart”, como um dos personagens principais da história. Além disso, o artista também fez uma ponta em “Nobleman Ryu’s Wedding”. Será que futuramente o veremos em outra história de amor LGBTQI+?
Park Su Bin / DALsooobin (Dal☆Shabet)
“Wish You: Your Melody In My Heart” está cheia de figuras do pop coreano, e Subin é uma delas. A ex-integrante do adorado Dalshabet, além de ser uma ótima solista, topou participar como uma das coadjuvantes. Só não se engane se você pensa que o papel dela foi um empecilho para o casal principal. Sua presença no enredo é muito mais importante do que você imagina.
Hwall / HyunJun Hur (The Boyz)
O ex-The Boyz e atual solista também resolveu se aventurar na atuação. “Color Rush” foi uma das adaptações mais esperadas do ano. Ela levou os telespectadores para um universo totalmente novo, em que o relacionamento entre dois caras foi baseado na existência das cores. A recepção foi tão boa que a produtora já confirmou a segunda temporada, porém, ainda sem data de estreia. Felizmente, o webtoon, escrito por Se Sang, pode ser encontrada online.
Ryu Sujeong (Lovelyz)
Ainda sobre “Color Rush”, todavia, desta vez sem aparecer na telinha, temos a Sujeong, do Lovelyz. A cantora interpretou a OST que carrega o nome do seriado. A faixa pode ser encontrada em diversas plataformas de streaming.
Lee Keumjo (9MUSES)
Keumjo, que integrou a lineup do 9MUSES, cantou a OST do primeiro BL mainstream da Coreia, “Where Your Eyes Linger”, e fez uma participação especial como professora. Sua voz poderosa acendeu os sentimentos de todos os fãs na canção “Light”, que ainda foi divulgada como um dos seus singles oficiais.
A.C.E
Recentemente, o drama “Light On Me” ganhou a atenção dos internautas. Com uma produção e dinâmica tão boas quanto o seu similar heterossexual, “True Beauty”, os ânimos de quem assiste o drama (que está indo ao ar duas vezes por semana) vão à flor da pele. No entanto, existe outro grande atrativo nesse BL: a trilha sonora original cantada pelo popular boygroup A.C.E.
A OST não ficou reclusa ao nicho de fãs do gênero e do grupo. Ela já foi apresentada em programas de TV e, também, foi tema de entrevistas, como na recente matéria da Teen Vogue.
Nessa entrevista, o líder Jun contou porque o grupo estava tão ansioso para fazer parte do projeto. Para eles, a música significou abraçar e respeitar a todos.
Em determinada passagem da entrevista, Jun conta que todos os integrantes reconhecem e respeitam as diferentes maneiras de amar que existem no mundo. Ainda diz que espera que os expectadores e ouvintes possam aprender com a faixa, que ela ajude a acabar com qualquer preconceito e a criar um mundo em que todos possam ser tratados como iguais.
–
Gostou da lista? Você já sabia dessas participações ou acha que faltou listarmos alguma? Conte para nós!
Todos os dramas BL citados aqui podem ser encontrados no Viki ou na Netflix.