Quero começar falando que talvez você tenha aberto esse artigo com 5 pedras na mão pra dizer que grupo x foi mais influente ou qualquer coisa do tipo. Deixo claro que eu reconheço, muitos grupos tiveram uma visibilidade enorme e um sucesso avassalador. Contudo, uma junção de fatores fará você compreender o porquê de WINNER ter dominado o ano de 2017, e a primeira delas, é claro, é o sucesso estrondoso de ‘Really Really’. Deixo claro também que boa parte das coisas eu escavei no Inner Circle’s Da Depressão, meu xodó ?
A canção foi a primeira lançada pelo grupo após a saída de Nam Taehyun, o antigo vocalista principal, que atualmente está ativo na banda South Club. WINNER não estava passando por uma boa situação e o público coreano afirmava que WINNER nunca superaria o sucesso de ‘Empty’, sua música de estréia que tem, hoje, mais de 1,5 milhões de downloads nas plataformas coreanas. Contudo, Really Really se mostrou um sucesso inegável. A música foi louvada recentemente por críticos influentes na Coréia, como o IZM:
REALLY REALLY” é uma música “mainstream” suave e sofisticada. A música contém o 2017 e a atual geração jovem. (…) É a jóia mais bem polida de todas as pedras preciosas de músicas que fizeram o cenário musical de 2017 brilhar (Trad: Inner Circle’s da Depressão)
Além de fazer o grupo levar 5 troféus para casa com os programas semanais, é também a música de boygroup com mais streams na Gaon, somatizando mais de 95,136,491 streams, na frente de grupos como BIGBANG. A marca de 1,5 milhões de downloads foi batida facilmente e está prestes a ultrapassar Empty, o debut do grupo. Really Really também é um dos 20 MVs com mais views no ano de 2017, somatizando 50 milhões de visualizações e também batendo o recorde de views anterior do grupo com o debut.
Em um artigo do OSEN, escrito por Sung Mi Kyung, Really Really foi citada como uma das músicas mais memoráveis do ano junto à Nayana do Produce 101, Red Flavor do Red Velvet, Signal do Twice e Ko Ko Bop do EXO.
É a música título do WINNER em seu primeiro comeback (após a saída de Taehyun), e ela recebeu muito amor com alto vício. Não apenas em transmissões musicais, mas esse é um Winner que têm sido amado e que ficou marcado nos charts. É digno de nota que é uma música que vale mais de 100 milhões de streams.
Really Really é também a música de um boygroup mais vendida os últimos tempos, tendo vendido mais esse ano que canções icônicas como Energetic do Wanna one e Spring Day do BTS, ambas aclamadas pelo público e pela crítica.
Ainda em 2017, o rapper principal do grupo, Mino, foi consagrado como um dos deuses dos programas de variedade coreanos, sendo o segundo colocado na lista do Famous Listing (cr: OnlyLookAtMino). Além de ter se tornado ainda mais popular, (o que é comprovado com o anuncio de sua presença como juiz em um dos episódios do Mix Nine), ficou conhecido como “Song Finger”. Durante um dos episódios do “New Jorney To The West”, Mino teve que girar 15 vezes e depois apontar para seu objetivo em um painel na parede. Dessa forma, o rapper conseguiu um dos maiores sonhos do Winner: Uma temporada no programa Youth Over Flowers.
Programa esse que foi um sucesso, sendo esperado pelos fãs chineses e coreanos e rendendo 3.4% na avaliação do primeiro episódio, o que é um valor muito bom em uma terça feira e se comparado à realitys como The Unit, que segue essa média de avaliação e o Mix Nine (também da YG, assim como o Winner, e também passando pela tvN) que tem uma variável de 0% à 1%. A China havia começado a ceder em relação à aparições de idols coreanos, e por isso o grupo saiu até no jornal!
Durante a exibição do programa, uma hashtag em apoio ficou nos trending topics da Coréia, além de várias palavras estarem nos assuntos mais comentados do Naver, como Youth Over Flowers, Song Mino, Kang Seungyoon, WINNER, Kim Jinwoo, Kang’s Kitchen, Wise Prison Life, Lee Seunghoon.
1. [+4430; -108] (O show)se saiu muito bem. Considerando o tempo e o dia (da transmissão), foi realmente excelente Parabéns Parabéns
6. [+1034; -17] Eles trabalharam muito duro até mesmo suas reações eram boas (durante a câmera escondida) Eles são muito positivos e entusiasmados como pessoas exatamente nos seus 20 anos em férias, desejam que não tenha terminado muito cedo, foi divertido kkk WINNER são crianças surpreendentemente bonitas
Winner está tão relevante na Coréia, que quando a line up do MMA (Melon Music Awards) foi anunciada, 78 dos 100 principais comentários eram sobre a presença do grupo na premiação.
https://www.facebook.com/inclesdadepressao/videos/320420511699041/
5 [+ 1576,- 197] WINNER em uma cerimônia de prêmios ?????
Mudando o foco para os dotes de Kang Seungyoon, o líder do grupo se tornou um tópico quente. Além de ser reconhecido como um bom líder, vocal e produtor, o idol agora fez sua estréia no mundo dos doramas e está sendo louvado pela sua atuação em “Prison Playbook”.
[+2351,-89] Kang Seungyoon se tornará um idol de atuação. Nunca pensei que ele seria tão bom, eu estou surpreso. Penso que a partir de agora ele receberá chamadas de elenco de vários locais.
[+1195,-60] Ele está trabalhando firmemente no canto e na atuação. Suba e voe alto bacharel da província de Gyeongsang, Seungyoon-ah- (* Busan é parte da ???/província de Gyeongsang) (Artigos: 1 | 2 | 3)
Seungyoon e Seunghoon foram escalados como DJ’s especiais da rádio ‘Kiss The Radio’, comandada pelo Lee Hongki do FTIsland. O idol disse que se fosse preciso, enviaria todas as solicitações necessárias para a empresa para que os dois pudessem participar do programa. Eles foram ao ar dia 07 de dezembro.
Winner lançou também ‘Love Me Love Me’, single principal, e ‘Island’, que não tiveram tanto impacto quanto Really Really e ‘Fool’, mas ajudaram o grupo a garantir a estadia nos principais charts coreanos. Agora, enquanto eu escrevo esse artigo, 8 meses após o lançamento, RR continua firme no Melon (80), Bugs (85), Genie (76), Soribada (66) e Mnet (60). Durante a primeira transmissão do YOF, Island subiu 182 posições no Melon Rise Charts, chegando ao #1.
A revista Dazed listou as 20 melhores músicas de 2017 e Love Me Love Me faz parte da escolha, junto de canções incríveis como Gashina da Sunmi e Move do Taemin.
(…) e WINNER entrega isso (Love Me Love Me) de uma forma tão leve, discreta e genuína que você não consegue fazer nada além de se entregar ao frenesi da novidade.
Voltando ao Mino, que talvez você conheça pela participação no Show Me The Money e pelos mega hits ‘Okey Dokey’ e principalmente ‘Fear’, o rapper viralizou esse ano o “Wolf Cut”, além de ter sido um dos principais exemplos de idols com o temido Mullet.
ELLESSE, uma marca de roupas esportivas, teve um aumento em suas vendar na Coreia depois que usaram WINNER como seus garotos propaganda para a linha Heritage. O gerente da filial do Ellesse do AK Plaza Suwon, disse:
Os bens que são de boa qualidade, preço razoável e design moderno estão se vendendo bem. Em particular, uma vez que temos a estrela idol WINNER como a musa, parece que chegamos a um ponto decisivo de forma a atrair extensivamente jovens clientes em seus 10-20 anos. (Cr: greenikkie, Trad: ICDD)
Mino foi chamado também para participar do Master Key ao lado de artistas como membros do Wanna One, Key do SHINee, Yerin do Gfriend, Wendy do Red Velvet, Hongbin do VIXX, Jung Sewoon e Eunkwang do BTOB. O artista foi novamente reconhecido pois Hyunwoo, membro do programa, foi mencionar todos os grupos presentes e ignorou o fato de que Mino era do Winner. O rapper tomou a frente e disse que Winner deveria ser mencionado também, mostrando seu amor ao grupo, e não apenas sua busca por popularidade solo.
Não vamos esquecer que Jinwoo brilhou ao ficar com a “killing part” de um dos principais lançamentos do ano, mostrando que os quatro membros receberam atenção nesse ano, embora o fandom Inner Circle espere que Seunghoon ganhe mais oportunidades pare demonstrar seu potencial com as variedades e consequentemente trazer bons frutos para o grupo. Ainda sobre Jinwoo, o hyung do grupo se tornou membro fixo do programa de viagens ‘Wizard of Nowhere’, surpreendentemente se tornando o Maknae e ganhando os corações das noonas.
Winner voltou ao Weekly idol após 3 anos além de participar de outros vários programas como ‘Animal Farm’. O grupo fez photoshoots para a InStyle, Vogue, High Cut, W Magazine, Céci e outros.
Idols que já fizeram cover de/cantaram Really Really:
https://www.youtube.com/watch?v=Lp0hkJr0akQ
https://www.youtube.com/watch?v=m0_QQy2G9aI
Alguns dos vídeos virais do WINNER em 2017:
Nebula Ocean no iME KPOP FANTIVAL na Tailândia, que teve Halo, KNK, Kard e B1A4 além do WINNER (embora apenas b1a4 tenha lightstick oficial, é surpreendente quantas pessoas foram ver o winner)
A verdade é que o grupo tem conquistado um público que vai além do próprio fandom. A prova disso é que, por mais que seus álbuns não vendam tanto quanto gigantes das vendas físicas como BTS, EXO, Seventeen e afins, seus singles são estáveis e marcam os anos em que são lançados, não estando nas paradas musicais apenas pelo poder das Inner Circles. Não vamos esquecer que Empty foi um sucesso em 2014, além de Color Ring e Don’t Flirt terem marcado os lançamentos do grupo. 2015 foi o ano de Mino brilhar, lançando a canção mais popular de todas as temporadas do Show Me The Money, Fear. Em 2016 WINNER não teve um all kill pois sua própria canção o impediu de fazer esse feito (Sentimental e Baby Baby).
WINNER é um grupo que agrada qualquer um, com músicas espertas e composições originais.