EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
kbands

12 K-BANDS PARA VOCÊ CONHECER, 1 PARA CADA MÊS DO ANO!

Indo direto ao ponto, se você é uma daquelas pessoas viciadas em kdramas ou em grupos de kpop, mas ainda não experiênciou o mundo das kbands… Seja bem vindo! Separamos uma música de 12 kbands diferentes, para todos os estilos. Que tal se propor a conhecer algo novo hoje?

2z – Doctor

A primeira k-band que iremos indicar neste artigo é o 2z. Confesso que pessoalmente eu não conhecia, mas de primeira já me encantei. Ainda mais com essa música! E o clipe então? Nem se fala!

A música, de primeira impressão, me lembrou as ‘endings’ dos primeiros arcos de um dos meus animes favoritos (vulgo Boku No Hero), até porque parece algo que o protagonista ouviria. Talvez não agrade tanto os fãs que gostam de uma música mais puxada para o melancolismo ou o rock emo, mas ainda assim vale a pena pelo menos testar. Já virou uma das minhas favs! 2Z passou em 2022 pelo Brasil e com certeza já conquistou um grupo de fãs novo que experimentou o talento da banda ao vivo. De acordo com quem esteve presente, é indescritível.

Cnblue – Then, Now and Forever

Com um estilo mais calmo característico da identidade da banda, mas não tão melancólico quanto, CNBLUE traz uma canção cheia de sentimentalismo e com um clipe bem condizente com a proposta, as imagens minimalistas em diversos planos detalhe e a paleta de cores da direção de arte, fazem o público lembrar de uma decepção recente, mas sem tocar em temas como a raiva em particular, como outras canções do grupo. É boa para ouvir no ônibus num dia calmo de chuva daqueles em que não se tem pressa para os compromissos, quando ja se está indo para casa descansar e o transporte não está lotado como uma lata de sardinha.

DAY6 – You were beautiful

Nostalgia melancólica ou melancolia nostálgica? A banda dona de músicas lendárias como ‘Congratulations’ fez questão de nos contar uma história ao longo dos anos. Neste clipe, DAY6 mostra a história de uma moça que, aparentemente, apenas está (sendo explorada) ficando até tarde no trabalho. Ela então começa a ver momentos felizes com seu ex namorado, e o clipe é genial o bastante para intercalar as cenas com imagens da banda. Aqui é trabalhada muito bem a identidade musical e visual da banda com a melodia mais calma e suave, mas que ainda carrega elementos de rock, principalmente pela guitarra e na paleta das imagens. DAY6 nunca falhou em transmitir emoção, e You Were Beautiful é perfeita para sofrer pós fim de relacionamento.

RECOMENDAÇÃO EXTRA DA CHEFIA: Ouça também “Sweet Chaos”

FTisland – Unthinkable

Sendo mais uma banda que carrega a melancolia, calma e até mesmo drama em suas músicas, FTisland traz em “Unthinkable” uma história que cativa. A direção de arte que, ao mesmo tempo que foi minimalista, conseguiu trazer uma identidade que é característica da banda, e, que ainda assim, não cai nas narrativas dos clipes mais antigos. Ou seja, inovando dentro do universo do grupo, agradando aos fãs da banda enquanto buscam novos ares mais refrescantes diante de tudo que já foi lançado anteriormente.

A música soa como uma OST de um kdrama e é completamente oposta a outros lançamentos do FTISLAND, como ‘PRAY’, por exemplo. Os vocais dourados são a cereja do bolo.

Lucy – I Got U

Com um grupo de membros que lindos, e com um videoclipe que lembra o mais jovial dos sons feitos na era MADE do BIGBANG, LUCY nos proporciona uma imersão audiovisual completa! Um clipe visualmente lindo, uma música que serve tanto para os dias mais animados quanto para os dias mais depressivos, e uma técnica musical que traz como combo o uso do violino. LUCY tem uma pegada jovem, animada e refrescante. É fisicamente e humanamente IMPOSSÍVEL não querer ser fã do LUCY após ouvir o trabalho da banda.

NFlying – Oh Really

Com uma identidade musical e visual que eu poderia exemplificar como divertida, única e healing, o N.Flying, banda que é conhecida até por quem não é do meio de k-bands graças ao hit ‘Rooftop’, nos mostra que da sim para ser versátil e ser exepcional ao mesmo tempo. A banda consegue atrair todos os públicos possíveis quando se faz um material tão carismático quanto esse, e agrada de uma forma tão confortável que você fica até… meio que viciado mesmo.

RECOMENDAÇÃO EXTRA DA CHEFIA: Bônus de vídeo: “Therapy”

ONEWE – AuRoRa

Uma banda que cativa facilmente: esta é o ONEWE! Com uma pegada característica da quarta geração atuais, eles usam dos artifícios artísticos disponíveis nessa linguagem jovem, tanto no visual quanto no quesito musical, para trazer inovação e, ao mesmo tempo, nostalgia. ONEWE foca majoritariamente na harmonia musical dos membros, trazendo dois vocalistas e um rapper, todos de tons e cores vocais extremamente distintos. O clipe é relativamente simples, usa de imagens fixas da banda tocando em um lugar ao ar livre e bonito, também usa da iluminação ao seu favor, e da mesma forma também traz imagens em plano detalhe dos integrantes que mostram mais do estilo fashion que eles carregam. É outro grupo que é realmente fácil de gostar, e eu, particularmente, irei ouvir bastente. A música é animada e tem uma pegada mais “emo” na medida certa, mas também pelo visual agradável e reconfortante que nos traz aos dias atuais que te faz esquecer dos estresses da vida do jovem adulto.

RECOMENDAÇÃO EXTRA DA CHEFIA: Ouça também “End Of Spring”.

Rolling Quartz – Blaze

Minha reação ouvindo essa música pela primeira vez, foi, literalmente: ‘MEU DEUS O QUE FOI QUE ACABEI DE OUVIR? Eu estou completamente impactada por elas!’ ELAS!!! Foi minha primeira experiência ouvindo uma Kband feminina, e a forma como elas conseguem mesclar o conceito girl crush com o rock n’ roll é de encantar, além claro de toda a técnica empregada de forma impecavelmente maravilhosa e com maestria pela equipe do audiovisual. Apesar da música delas também lembrar um pouco Opening de anime (dessa vez algo mais puxado para Tokyo Ghoul ou Death Note) e o nome me remeter a Steven Universe, elas conseguem trazer um som completamente oposto da ideia inicial. Nunca julgue um livro pela capa, nem a kband pelo nome. Com toda a certeza é a minha favorita dessa lista e agradeço DEMAIS a chefia por me indicar ela.

Surl – DEADMAN

Com um som que se faz inevitável não lembrar do Arctic Monkeys e 1975, SURL nos proporciona uma imersão na sua arte de forma tão leve que é até bem difícil de se encontrar em grupos populares hoje em dia. E o video clipe então? Nem se fala! Um estilo visual que nos dá a sensação de que podemos fazer igual, coisa que estimula e MUITO a vontade de fazer material audiovisual e influencia ainda mais o consumo desse tipo de mídia. A música também me lembrou a banda brasileira Terno Rei, principalmente no álbum “Violeta”. Vale a pena DEMAIS ouvi-los. Mais uma que já virei fã demais.

The Rose – CHILDHOOD

Com um clipe mais conceitual e que nos traz bastante diversidade, principalmente se formos comparar com o padrão da sociedade sul-coreana, The Rose nos mostra que é fácil fazer música boa e de forma simples e inclusiva para caramba. Com toda certeza você pode acabar se lembrando do COLDPLAY, nesse lançamento em particular, mas The Rose é versátil e combina duas vozes como mel e chocolate. A música é linda e a letra nos dá arrepios, trazendo auto reflexão e introspecção, talvez o título já faça isso sozinho. Apesar de não ser um grupo novo, conseguiu se renovar de uma forma bem gostosa de se ver e ouvir, tanto para quem já está no fandom quanto para quem é novo.

The Volunteers – Summer

Outra banda que eu REALMENTE não sei como não conheci antes (apesar de já conhecer a Yerin) pois estou COMPLETAMENTE APAIXONADA!!!! Eles trazem tudo o que eu particularmente amo em um produto audiovisual: trilha sonora gostosa e um videoclipe que parece simples pelo estilo escolhido (foundfootage), mas que ainda assim conta uma historia com começo-meio-fim sem ser maçante! É uma obra que faz com que a gente se sinta como um adolescente alternativo dos anos 90, e, sério, isso é PERFEITO! Eu não tenho palavras para o quanto essa banda é incrível, só peço encarecidamente que vocês escutem pelo menos essa música! Mais uma vez: MUITO OBRIGADA CHEFINHA POR MANDAR ESSA BANDA PRA LISTA!

XDINARY HEROES – Test Me

Mais uma banda que que não cansa de jogar a cara a tapa e inovar. XDINARY HEROES nos mostra que dá sim pra ser uma banda mais jovem, com inspirações concretas nas que pavimentaram a estrada do ramo, sem necessariamente depender do mesmo público. Eles debutaram em 2022, então são a banda mais jovem desta lista, e mesmo assim, parece que estão a anos já na indústria. “Jovem com sabedoria de ancião” (ou algo assim), já diria o SUPERCOMBO, não é mesmo?

RECOMENDAÇÃO EXTRA DA CHEFIA: Bônus de vídeo: “Strawberry Cake”

POIS BEM, aqui estão 12 bandas sul-coreanas para você ouvir, uma para cada mês do ano ou uma para cada casa do zodíaco, você quem escolhe, mas todas apresentadas em ordem alfabética. Confesso que a maioria não conhecia, e as poucas que conhecia, por já serem mais antigas, eu nunca havia parado para escutar de verdade, mas, apesar de >particularmente< preferir as que tem um som mais rock n roll/indie alternativo como 2Z e Rolling Quartz ou The volunteers e SURL, eu gostei de todas as indicadas pela chefinha, e tenho certeza que vocês vão gostar de pelo menos 1, já que todas tem músicas para todos os estilos.

Fico feliz por estar voltando com um assunto tão legal e espero continuar por muito tempo falando de audiovisual asiatico com vocês por aqui!

Até a próxima!


Compartilhe esse post

Veja mais