EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

즈, a partícula que tem ditado o futuro dos boygroups

Ateez (에이티즈), Stray Kids (스트레이 키즈) e The Boyz (더보이즈), além do “jeu” em comum no fim de seus nomes, os três boygroups carregam consigo um grande peso nas costas. Os grupos, debutados em 2017 e 2018, eram rookies até o ano passado. No entanto, o que chama a atenção são seus incríveis feitos em território internacional em comparação ao sucesso doméstico, que é mais tímido no caso dos três grupos.

the boyz gif | Tumblr

Em um post num fórum do theqoo os internautas coreanos estavam discutindo sobre grupos de empresas pequenas que são mais populares fora da Coréia. Os grupos em questão foram Everglow e, entrando no assunto do artigo, o ATEEZ. 2020 foi um ano glorioso para os três, no entanto. Para grupos que a fanbase é muito mais sólida em solo internacional, estrear em charts importantes da Coreia do Sul é um grande feito, ainda mais com canções que foram igualmente bem recebidas aqui fora.

1. Charts

  • The Boyz

O grupo estreou oficialmente em 2017, e com a canção de debut, ‘Boy’, The Boyz fez sua primeira aparição no Melon Chart. Com peak de 95 na mais importante plataforma de música coreana, o grupo estabeleceu uma fanbase fiel em território coreano; no entanto, foi somente em 2020 que a curiosidade do público despontou sob o grupo da Cre.Ker Ent. Após a participação no reality show ‘Road To Kingdom’ o grupo alcançou um peak ainda mais alto na plataforma com a canção ‘Checkmate’, lançada para a fase final do survival.

The Boyz fez uma campanha com performances cheias de acrobacias e props, deixando o queixo daqueles que assistiam caídos.O grupo venceu o programa pelo empenho do fandom nas votações e pela Coreia ter, finalmente, aberto os olhos para a coreografia sincronizada e criativa do The Boyz.

#61 Melon, #5 Bugs, #4 Genie 

  • ATEEZ

A entrada mais recente na lista, Ateez, por enquanto, só aparece no Genie chart. Com o empenho do público internacional em 2019 eles foram capazes de completar turnês e ganhar a primeira vitória em um show musical com ‘Wave’. Nenhum single havia ‘chartado’, no entanto. Inception e Thanxx foram as primeiras a alcançarem o feito para o boygroup da KQ Ent, revelando não somente grande empenho do Atiny internacional em fazer streams, mas também no fato de que a Coreia está, finalmente, percebendo a música sólida do grupo.

No mesmo artigo citado anteriormente os Knetz comentam sobre como conheceram Ateez por seu grandioso sucesso internacional e por fãs de fora. É a primeira vez que Ateez aparece em um chart coreano, além de em apenas um dia terem quebrado os recordes de primeira semanas de vendas com o álbum ‘Zero: FEVER pt. 1’.

Imagem

#9 Genie Real Time Chart; #84 Daily Chart

  • Stray Kids

O grupo é o único de uma grande empresa entre os três, no entanto, também precisou batalhar muito para ganhar reconhecimento doméstico. Num geral, é muito mais fácil que girlgroups lancem canções que apareçam e até permaneçam por várias semanas nos charts importantes. Boygroups, por outro lado, são grandes vendedores de álbuns, pois o público internacional os compra como forma de demonstração de apoio, já que são incapazes de manter constante apoio em plataformas como Melon ou Genie.

Em 2020 o grupo finalmente fez sua estréia em vários charts: Soribada, Bugs e Genie. Com God’s Menu Stray Kids reforça a originalidade artística de suas canções e impressiona por ter aparecido nas plataformas justamente com o manifesto que ressalta seu talento, como se o público concordasse com a letra afiada.

#1 Soribada, #18 Bugs, #35 Genie

Para os comebacks de The Stealer e Back Door, The Boyz e Stray Kids também ocuparam espaço nos charts musicais.

2. Álbuns

The Boyz sempre teve boas vendas físicas para um boygroup, no entanto, com o mais recente lançamento ‘Reveal’, alcançaram a incrível marca de 103,727 cópias vendidas, ainda ficando atrás de ‘Bloom Bloom’, que vendeu 131,650 cópias. Ateez vendeu 347,207 cópias do novíssimo ‘Zero: Fever pt.1’ com menos de uma semana de lançamento. Stray Kids vendeu 313,402 cópias do recente ‘GO LIVE’, provando seu grande impacto internacional mais uma vez.

Ambos Stray Kids e The Boyz estão tendo um ótimo desempenho com os álbuns mais recentes também, tendo suas melhores semanas de vendas. No entanto, aguardamos o comunicado oficial da Gaon para analisar os números no futuro.

3. Streams

Stray Kids tem como carta na manga o fato de ser de uma grande empresa, no entanto, seus clipes são muito bem produzidos e não recebem visualizações somente do esforço do fandom ou de anúncios do youtube. O público geral se interessa pelos lançamentos pelos conceitos variados que são explorados pelo grupo, e é justamente por isso que três dos mais vistos são God’s Menu, My Pace e MIROH; MVs que cativam pela excelente produção visual. Recentemente, God’s Menu se tornou o primeiro MV do grupo a alcançar 100 milhões de views.

The Boyz, por outro lado, experimenta com conceitos que variam entre sensual, fofo, juvenil e alguns que beiram até o estranho e curioso. Cada proposta é diferenciada, e é justamente por isso que seus clipes tem elementos muito distintos uns dos outros e acabam recebendo vários clipes: não se sabe o que esperar. Seus clipes ainda beiram dos 10 aos 20 milhões, mas seu crescimento e estabilidade são adimiráveis. O último comeback, The Stealer, é o MV mais visto do grupo no Youtube.

ATEEZ é um grupo que se baseia no conceito pirata, portanto, seus clipes tem histórias que se conectam, apesar das diferenças entre seus conceitos e canções. Quando você começa, já não consegue mais parar, encantado pela forma como as histórias são contadas e os clipes são bem produzidos. Os MVs do grupo variam em número de visualizações, mas o trabalho mais famoso, Wonderland, tem mais de 60 milhões de views em um único canal.

Conclusão

Por serem grupos que trabalham pessoalmente com a produção e composição de suas faixas, os três são capazes de ajudar nos novos moldes do Kpop e na forma que ele é vendido. Com a vontade de falar sobre coisas sérias e se colocando como exemplos enquanto ídolos, mas também humanos aptos a falhar, os três boygroups tem muito mais em comum do que você imagina. Além de uma amizade forte entre alguns integrantes e falando de música, temos resultados similares com seus públicos, apesar das diferentes abordagens.

 

 

 

Compartilhe esse post

Veja mais