EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O que é “First Win”?

Para muitos kpoppers novos ou apenas admiradores da cultura coreana, o conceito de “First Win” passa batido e muitas vezes cai no desconhecimento, por mais incrível que possa parecer para qualquer outro Kpopper com mais de um mês de aprofundamento. O termo em inglês nada mais é do que a primeira vitória de um grupo em um dos programas musicais apresentados semanalmente (Music Bank, Inkigayo, Show Champion, The Show, M!Countdown).
Este artigo visa esclarecer de uma vez por todas o porquê de alguns grupos não alcançarem esse feito sendo eles tão imensamente populares no Brasil e fora da Coréia. Devemos começar analisando que os critérios para cada music show/programa semanal é diferente, mas todos, sem exceção, têm a maior porcentagem de pontos vindas das vendas digitais, ou seja, a quantidade de downloads feitas na música em questão. A partir desse tópico é perceptível a razão pela qual grupos que recebem/receberam uma grande quantidade de views ou vendas de álbuns não conseguem o tão almejado troféu.

First Win do SEVENTEEN (2016, Pretty U)

Um exemplo bastante cabível e que eu gosto bastante de usar, foi em abril desse ano (2017) quando as Monbebes, fãs do Monsta X, se juntaram em massa para votarem no grupo no aplicativo do Show Champion durante as promoções de Beautiful. Claro, tendo uma fanbase firme internacionalmente não foi surpresa que o grupo alcançasse o 1 lugar nas votações no aplicativo, contudo, naquele dia, quem levou o troféu foi o Girl’s Day, que ressurgiu das cinzas após um longo hiatus recheado de doramas e programas de variedades para as integrantes individualmente. Mesmo Monsta X tendo hoje quase 200,000 cópias vendidas no The Clan Pt. 2.5: The Final Chapter, o single não passou dos 15,000 downloads, enquanto Girl’s Day tem hoje mais de 400,000 com um álbum que vendeu suas 12 ou 13 mil cópias.
Girl’s Day durante a vitória com I’ll Be Yours

Porém, a venda de singles nem sempre é fator exclusivo para a vitória. Lovelyz conseguiu incríveis 1,000,000 de downloads em Ah-Choo, o maior hit do grupo, a cada semana subindo em sua média de 100,000 downloads (já ouviu que de grão em grão a galinha enche o papo?). O single se tornou viral no programa ‘My little television’ e tocou em vários outros programas de grandes emissoras, como o We Got Married da MBC. Contudo, na época em que o grupo promovia, haviam grupos e artistas de peso como Taeyeon com I, Red Velvet com Dumb Dumb, GOT7 com If You Do e CNBlue com Cinderella, além é claro da icônica Ailee com Mind Your Own Business.
First Win do Lovelyz (2017, Now, We)

Foi esse mesmo Lovelyz que passou dois anos sem celulares, pois só os conseguiriam quando alcançassem a vitória, que veio no primeiro semestre de 2017 com seus singelos 140,000 downloads e pouco mais de 3,5 milhões de views em “Now, We.”
O papel do fã internacional já não se limita à compra de álbuns, votações e visualizações em MVs e lives. Agora existem aplicativos e eventos que te fazem capaz de fazer stream nas grandes plataformas como o Melon. Contudo, é de suma importância que os fãs coreanos façam sua parte gastando seus Wons preciosos não somente nos álbuns que são objeto de cobiça de qualquer colecionador astuto, mas também com a compra digital para estimular o crescimento dos artistas.

 

Compartilhe esse post

Veja mais

A passagem do 2Z pelo Brasil

A noite do show do 2Z em São Paulo foi inesquecível tanto para os fãs, chamados de “From A”, quanto para os artistas e a

Tudo sobre o Sana 2024 parte1

O sana 2024 realizado nos dias 26,27 e 28 de janeiro foi novamente uma experiência imersiva para os fãs da cultura geek e asiática do