EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

A lenta ascensão do HOTSHOT

Caso você não conheça, HOTSHOT debutou em 2014 em uma empresa que sabe lá Deus de onde veio (Star Crew), com ‘Take a Shot’, um MV mais brisado que Ko Ko Bop e Bae Bae juntos e com um orçamento mais baixo que Fire do Wassup. O ponto que salvou o debut – além do fato de um cara chamado Kid Monster não ser o main rapper e isso me surpreender até hoje, podem culpar o Rap Monster por isso – foi a música, que também não era forte, mas parecia ser promissora. Na verdade, se você ouvir o I’m a HOTSHOT você vai perceber que o grupo tem uma pegada leve de hip hop com kpop raiz que deixa o som mais gostosinho de ouvir. Aliás, se você era army em 2014, provavelmente você viu o debut do grupo por ai.

Gif de uma das cenas de ‘Take a Shot’

“Tá, mas qual o propósito do texto?”
Se você não esteve em um bueiro nos últimos meses, você provavelmente sabe que esse foi o ano da segunda temporada do Produce 101, programa que formou o I.O.I. Nesse ano o programa já começou com maiores atenções pela presença de idols veteranos buscando uma última chance de alcançar o sucesso, e vai na lista membros do Nu’est, que ressurgiu como uma fênix nos charts por isso, JJCC, Topp Dogg e claro, HOTSHOT.
As primeiras apresentações não deixaram uma marca forte dos pontos altos dos participantes ao meu ver, exceto, claro, os dois membros do HOTSHOT que estavam lá: Ha Sungwoon e Noh Taehyun (o famigerado Kid Monster que não é main rapper). Os dois não demonstraram uma performance vocal excelente, mas ali havia uma coisa que pouquíssimos grupos se dão permissão de fazer: originalidade. Em uma versão curtinha de Very Good deixaram os mentores e os participantes de queixo caído, e não era pra menos. Durante o programa Sungwoon ficou famoso pelo vocal e pelo visual, enquanto Taehyun era amado pelas habilidades de dança (krumping sendo o ponto chave), liderança e por ser meme uma hora ou outra.
Performance de ‘Very Good’ do Block B no primeiro episódio do Produce 101 que já tem mais de 1,7 milhões de views

HOTSHOT, sendo um grupo minimamente conhecido e recebendo apoio quase nulo da empresa, se mostram capazes de produzir as próprias músicas, criar coreografias e de sobra ainda jogam uma bomba de carisma no seu colo. Sungwoon foi escolhido pelos coreanos para fazer parte do grupo da temporada, o Wanna One, que já deve ter mais wins do que eu tenho sapatos.
O comeback sem Sungwoon e com Taehyun foi o mais rápido do grupo a ter 1,000,000 de views e é também o que tem mais corações no Melon. Contudo, o grupo ainda é morno em termos de popularidade, quase frio. Taehyun está prestes a debutar em seu próprio grupo temporário dia 18/10, o JBJ, formado pelas fãs do programa enquanto Timoteo e Hojung foram confirmados em outro reality: The Unit – Junhyeok e o San devem estar sentados comendo bolacha e coçando a barriguinha.
Trecho de ‘Jelly’, último comeback do grupo ainda sem Sungwoon

Agora se imagine nessa situação: Treinar na SM por um longo período, quase ter debutado no EXO e ainda por cima ter tido um debut esquecido enquanto seus amigos fazem o maior sucesso. Esse é o Timoteo. E pra piorar o Taemin do SHINee será mentor do programa, um dos amigos do dito cujo (Parte do grupinho Kai/Taemin/Sungwoon/Timoteo/Jimin/Ravi). Se a experiência de passar por um reality pra ressucitar seu grupo já deveria ser constrangedora, tendo seu melhor amigo bem sucedido te avaliando deve ser pior ainda.
Timoteo e Taemin juntos.

Em resumo, agora que vocês entendem a situação do grupo e os nível baixíssimos de vendas e de feedback que o grupo recebe, entendam também que a empresa deles está com dívidas até o pescoço e funcionários de menos. JBJ vai debutar com reality show e photoshoot pra revistas famosas, assim como Wanna One e o Rainz (outro grupo formado pelos não vencedores), e não vou me surpreender se vender melhor do que os álbuns do Samuel e do LONGGUO&SHIHYUN (LONGGUO que por acaso também estará no JBJ como Yongguk, seu nome coreano), também participantes do programa. Se o Timo e o Hojung vão se sair bem no The Unit é com eles e a sorte, mas ao menos meu papel de conscientizar foi mais do que executado.
Quando o Sungwoon voltar pro grupo, claro, depois do Wanna One tiver mais uns 3 comebacks só pra acumularem troféu até nos banheiros, não se esqueçam do grupo em si. HOTSHOT não é um grupo de uma agência grande que por um acaso não deu certo, e nem um grupo que recebe atenção por lembrar fulanos e ciclanos. Como dito no meu artigo sobre first wins, não podemos fazer muito senão views no youtube, votar e quem sabe comprar um álbum ou dois, contudo, a ajuda já seria de grande importância.

 

Compartilhe esse post

Veja mais

A passagem do 2Z pelo Brasil

A noite do show do 2Z em São Paulo foi inesquecível tanto para os fãs, chamados de “From A”, quanto para os artistas e a

Tudo sobre o Sana 2024 parte1

O sana 2024 realizado nos dias 26,27 e 28 de janeiro foi novamente uma experiência imersiva para os fãs da cultura geek e asiática do